América sofre a primeira derrota

domingo, 8 de agosto de 2010 Comments

América perde a liderança do grupo, mas continua na zona de classificação

     Remo e América jogaram nesta tarde no estádio Olímpico Edgard Proença, o Mangueirão, na cidade de Belém do Pará, capital do Estado. A partida válida pela 4ª rodada do grupo A1 do Campeonato Brasileiro da Série D colocou os paraenses em situação confortável na classificação da chave, após a vitória por 1 a 0, gol de Helinton, aos 25 do segundo tempo.

As equipes entraram em campo em busca da liderança da chave. Com cinco pontos cada após três jogos, o vencedor ficaria em uma situação confortável na tabela. Com o resultado positivo, o Remo abre três de vantagem para o segundo colocado América, faltando duas rodadas para encerramento a primeira fase.

Primeiro tempo sem grandes oportunidades

Ciente da situação embolada do grupo, o time da casa partiu pra cima nos minutos iniciais. Logo aos sete, Zé Carlos caiu na área e pediu pênalti, o árbitro Leonardo Marques Fortes mandou seguir.

O Remo quase abriu o placar em uma falha da defesa amazonense. Lima cruzou da direita e Catatau quase marcou contra aos 11 minutos.

Bem fechado no campo defensivo, os visitantes só saiam à base do contra-ataque. Com 30 jogados, Charles chutou da entrada da área e quase marcou. Um minuto depois, Felipe, em outro contragolpe, também chegou perto de abrir o marcador. Mas aos 33 o Remo, que teve a maior posse de bola no primeiro tempo, chegou com perigo em cabeçada de Zé Carlos.

Quase um frangaço histórico aos 43. Fitti arriscou de longe e o Adriano por pouco não aceita. Pra sorte do goleiro, a bola não estava em direção ao gol.

Reserva decide o confronto

No segundo tempo, o técnico Giba sacou o estreante Canindé e colocou Helinton. E a substituição animou a equipe da casa que quase abriu o placar logo no segundo minuto. O ex-sãopaulino Vélber cruzou e Ênio cabeceou perto da meta amazonense.  

Aos 11, Nailson fez boa defesa em cabeçada de Zé Carlos, atacante do Leão. Quatro minutos depois a melhor chance até então. Ênio toca de cabeça para Helinton, que livre de marcação, sozinho com o goleiro, perde boa chance.

A resposta do time visitante veio em mesma intensidade. Felipe driblou o goleiro Adriano, mas, sem ângulo, não conseguiu finalizar para o fundo das redes. Cinco minutos depois, aos 24, o artilheiro amazonense na competição, Charles, carimbou a trave do Leão após o rebote dentro da área paraense.

Se por um lado o América pressionava em contragolpes, o Remo sempre teve a maior posse de bola durante o jogo. E a superioridade foi evidenciada aos 25. O experiente Vélber deu um belo passe para o garoto Helinton. O jovem girou e bateu no cantinho, sem chances para o goleiro Nailson.

A partir daí, o Leão só cadenciou o jogo, prendendo bola no campo de ataque. Com o resultado, os amazonenses se mantém com cinco pontos, três a menos que o líder Remo.

Resultado de Cametá-PA e Cristal-AP beneficia o América

Com o vitória do Cametá sobre o Cristal, o Mequinha segue na zona de classificação para a segunda fase da Série D. O time paraense venceu por 2 a 0, na cidade de Cametá. Leandro Cearense, aos 11; e Diego Silva, aos 35, marcaram para o time da casa. Ambas as equipes ficam com quatro pontos, um a menos que a time do Amazonas.

Na próxima rodada, o Diabo joga em casa contra o Cametá-PA, em Rio Preto da Eva. Já o Leão recebe o Cristal-AP, novamente no estádio Mangueirão. As duas partidas acontecem no próximo domingo, dia 15 de agosto, às 16 horas (de Manaus).

Fonte: Diário do Amazonas

 

©Copyright 2009 Futebol Amazonense | TNB