Nacional Fast Clube completa oito décadas

quinta-feira, 8 de julho de 2010 Comments

Campeão do Norte 1970       Vice-campeão amazonense 2010, o Fast Clube comemora hoje seu 80° aniversário. Sete vezes campeão estadual (1948, 1949, 1954, 1955, 1960, 1970 e 1971), o time foi fundado em 8 de julho de 1930 por dissidentes do Nacional Futebol Clube.

Quando o Coronel Leopoldo Mattos (Delegado Fiscal do Mato Grosso, no Amazonas) presidia o Nacional Futebol Clube, em Assembléia Geral solicitada pelo capitão do time, zagueiro Rodolpho Gonçalves, o Dr. Waldemar Pedrosa, membro do Conselho Superior do clube, propôs que fosse alterado um dispositivo estatutário que obrigava o atleta a pagar mensalidade de cinco mil reis e sem direito a voto.

fastescudo Apesar disso mantiveram o nome (Nacional Fast Clube), a cor azul como parte do conjunto, a sigla (NFC, assim como a do Leão da Vila Municipal) e a estrela como símbolo. Ao professor Carlos Mesquita, da cadeira de inglês do antigo Ginásio Amazonense, coube a tarefa de indicar a palavra com a letra inicial “F”, sendo escolhido FAST, significando lépido, ligeiro. E assim ficou: Nacional FAST Clube. O episódio também originou o título ‘Pai e Filho’ ao clássico disputado entre as duas equipes.

PRIMEIRO JOGO

O Jornal do Comércio do dia 12 de outubro de 1930 publicou o primeiro jogo do Nacional FAST Clube. Um amistoso, no Parque Amazonense, contra o time do Rio Negro e venceu por 2 a 1, ficando de posse da Taça “Silvio Franco”.

Como jogaram os times:

FASTReginaldo, Luiz Batista e Rodolpho Gonçalves; Sócrates Batista, Eduardo Cangalhas e Oger Batista; Horácio, Fausto, Valdemar Lisboa, Leonardo e Pequenino. Jogaram ainda, Leno e Luiz Gonzaga.

RIO NEGROHugo Guimarães, Almir e Vicente; Armando Barbosa, Sebastião e Firmino; Goiot, Moacir Marques, Rochinha, Vidinho e Raimundo Bandeira.
Jogaram ainda, Chico Oliveira e Luís Travassos.

O árbitro (naquele tempo referee) desse jogo foi Eurico Romariz, da Federação do Pará, devidamente convidado.

OS TÍTULOS

194819491955 19601970 e 1971

O primeiro título do Fast, em 1948, conquistado 18 anos após a sua fundação tinha esta formação:

Raul Cerqueira (Ditó), Canhão e Dedé; Waldemir Osório, Edison Souza e Nêgo; Álvaro, Pereirinha, Paulo Onety, Lafayette Vieira e Careca (Rui); Técnico: João Liberal.

Raul do Fast Lafayete album Paulo Onety recordista
Raul, Lafayette e Paulo Onety participaram do primeiro titulo do Fast.

COMEMORAÇÃO

A festa em comemoração ao aniversário está marcada para sexta-feira (09), na sede social do clube, no Boulevard Álvaro Maia. A programação terá dois ambientes, sendo um fechado, reservado ao bolero, e outro externo, conduzido por bandas de forró pé de serra e pagode.

Estarão presentes o presidente de honra, Luis Alberto Albuquerque, do Conselho Deliberativo, Luciano Mauro e do clube, Ednailson Rozenha. “Para a temporada de 2011 temos grandes panos que visam o crescimento do Fast. Seja em campo ou fora dele, o trabalho será dobrado”, ressaltou Rozenha.

Fonte: Amazonas Em Tempo / Baú Velho / FUTEBOLAMAZONENSE.BLOGSPOT.COM

 

©Copyright 2009 Futebol Amazonense | TNB