Novo América enfrenta os velhos problemas

sábado, 15 de maio de 2010 5 comentários

Amadeu Teixeira América Manaos Manaós Futebol Clube Campeonato Brasileiro Série D Quarta Divisão 4a div Mequinha Diabo mascote concurso Marketing Esportivo MKT       A proposto que envolve a mudança de nome e imagem do América, é se livrar de velhos problemas como a falta de patrocinadores. O América espera por dinheiro público e da iniciativa privada para montar o time que vai disputar a Série D do Brasileirão. Para a Série D, o Manaos apresentou um projeto de patrocínio de R$ 720 mil ao governo do Estado e Prefeitura de Manaus.

A falta de identidade do torcedor com a maioria dos clubes amazonenses, o desempenho e renda deficitária dos times no Estadual e competições nacionais e a presença do América do Rio de Janeiro, cujo brasão, mascote e cores foram adotados pelo xará amazonense na mesma competição, a Série D, foram os motivos para a remodelagem do Mequinha, que completará 71 anos em agosto. A estratégia é uma jogada de marketing para atrair patrocinadores, como admitiu o próprio fundador do clube, Amadeu Teixeira.

Justificativas para a transformação do rebatizado América não faltam aos agentes da Go! Sports MKT, Thiago Ramos e Dahn Israel, que apresentaram o projeto ontem de manhã. A Go!, empresa especializada em marketing esportivo de Recife (PE) e com filial em Manaus há quase um ano, foi a responsável pelo design do escudo, do uniforme e da escolha do novo nome. "Fizemos pesquisa de mercado. O América não tem identidade com a torcida, que são poucos. O Manaos é uma referência à cidade e à Copa (do Mundo) Verde, no Amazonas", disse Dahn Israel.

O apelo da Copa do Mundo no Brasil, utilizado pelo América para mudar de nome e imagem, é uma chance única para aproveitar um mercado de oportunidades. O presidente da Traffic Sports, J.Havilla, especialista em marketing esportivo, disse que é fundamental a fixação da marca para se manter no mercado. "Marketing é o começo, produto é o meio, e a venda é o fim. A Copa do Mundo é perfeita para realizar tudo isso", avaliou Havilla, durante o seminário 'Brasil - uma potência esportiva', ontem, em São Paulo.

Para reforçar a imagem do Manaos, a empresa de marketing Go! Sports MKT fará um vídeo sobre a nova marca e negocia a transmissão dos jogos do América na Série D, pelo canal AmazonSat, da Rede Amazônica. Até a estreia, a Go! Sports fará um concurso público para escolher o mascote da agremiação.

"Em princípio, será apenas para eleição da nova mascote, que está entre cinco bichos, um jaguar, uma oncinha, um macaco, uma arara e um tucano”, revelou Dahn Israel. “Optamos por animais bem regionais para mobilizar a população, criar uma identidade junto a eles. Se em outros estados é assim, porque aqui seria diferente”, prosseguiu Dahn. O endereço em que a votação será hospedada já foi definido (www.manaosfc.com), e deve estar disponível já na próxima semana.

Presidente entrega documento que oficializa troca de nome do América

Na manhã desta sexta-feira, a presidente do América, Bruna Parente, entregou a FAF (Federação Amazonense de Futebol) o documento que oficializa a mudança da razão social (nome-fantasia) do clube para Manaos Futebol Clube.

“Acabei de entregar o documento e o próximo passo é intensificar as reuniões e a busca por patrocínio – que foi o fator principal para as mudanças”, informou. Contudo, a dirigente garante que apesar da troca de título, o nome “América” permanecerá inalterado.

A parte que interessa

No caso do América, não basta mudar, é preciso que o agora Manaos FC seja uma marca de credibilidade para atrair patrocinadores. O novo clube tem que apresentar futebol convincente. A parte fácil já foi feita, com a mudança de identidade. Mostrar em campo que é um clube novo será o desafio do Manaos FC na série D do Brasileirão.

Para tal, o Manaos negocia uma parceria com a Moto Honda, do Pólo Industrial de Manaus. A empresa multinacional disponibilizaria um centro de treinamento, alimentação e transporte para o elenco. No Estadual, o clube tinha um gasto mensal de R$ 25 mil, em média.

Enquanto acerta condições de treinamento, o clube tem apenas dois jogadores confirmados: o zagueiro Amaral e o volante Alberone. "Há interesse em trazer jogadores de fora do Estado. Em respeito ao técnico Sério Duarte (que perdeu o irmão Jorge Duarte, falecido na última segunda-feira) iremos traçar o planejamento do elenco na próxima semana", comentou Bruna.

Fonte: Diário do Amazonas / Amazonas Em Tempo / FUTEBOLAMAZONENSE.BLOGSPOT.COM

5 comentários:

  • Marcondes Nascimento disse...

    Sou Rionegrino e estou torcendo para o américa
    subir para a série A
    nosso Estado é rico, tem condições para isso.
    Pr. Marcondes Nascimento

Postar um comentário

Fala torcedor! Sua opinião é muito bem vinda, mas pedimos que algumas regras sejam observadas ao fazer um comentário:

NÃO SERÃO PERMITIDOS COMENTÁRIOS QUE:

- Contenham ofensas pessoais a membros e visitantes do blog
- Contenham discriminação de Raça, Religião, Orientação Sexual, Classe Econômica e outras.
- Contenham propagandas indesejadas de sites, programas, produtos etc.
- Contenham notícias de fontes inexistentes ou duvidosas.
- Não tenham qualquer relação com a notícia/post na qual estão sendo publicadas, ou com o futebol amazonense em geral.
- Tenham autor "Anônimo"

 

©Copyright 2009 Futebol Amazonense | TNB