O objetivo era debater os efeitos da Copa do Mundo de 2014 sobre Manaus, tendo como público ouvinte – e participativo – jornalistas e dirigentes de futebol. A imprensa compareceu, em bom número, e fez a sua parte diante dos representantes da Sony, Cisco e Arena Brasil (todas empresas diretamente envolvidas com a gestão de arenas multiuso). Em compensação, nenhum dos cartolas responsáveis pelo esporte local esteve presente.
“Tanto os presidentes de time, quanto o pessoal da Federação (FAF) foram avisados. Não sei o que aconteceu”, ressaltou o titular da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), Júlio César Soares.
Segundo ele, até mesmo o diretor técnico da FAF, Ivan Guimarães, havia confirmado presença, mas acabou faltando ao encontro. “Isso é lamentável. Nem quis citar durante a apresentação dos nossos convidados, mas é algo que precisamos mudar se quisermos crescer”, criticou Júlio. De acordo com a assessoria da Secretaria de Estado de Planejamento e Desenvolvimento Econômico (Seplan), todos os clubes receberam convites formais para a palestra. “Essa foi uma grande oportunidade de os clubes estudarem alternativas de reestruturação, mas nenhum fez questão de dar as caras”, prosseguiu o secretário.
Durante a apresentação da Arena Brasil, o procurador da entidade, João Vaz, notou a ausência de gestores esportivos locais e falou sobre a necessidade de infraestrutura esportiva para um empreendimento de grande porte. “O caráter multiuso é indispensável e uma ótima alternativa de lucro. Não sei se no Brasil pode dar certo, mas é algo a se tentar. Só se pode descobrir tentando”, disse. “Agora, é preciso ter futebol. A Arena Amsterdam (Holanda) é basicamente o Ajax, pois a maior parte dos eventos realizados lá são jogos de futebol”, concluiu.
Justificativas
Pelo Manaos (América), a presidente Bruna Parente explicou que não compareceu à reunião devido a problemas particulares. “Inclusive, tinha acertado tudo com meu avô (Amadeu Teixeira), mas não pudemos ir”, complementou. Por outro lado, o presidente do Nacional, Luis Mitoso, alegou que o convite sequer chegou ao seu conhecimento. Ocupado com outra reunião (a que definiu a realização dos Campeonatos Amazonenses Infantil e Juvenil), Ivan Guimarães criticou a convocação feita na véspera. “Fui avisado ontem (quarta-feira) e não podia mais remarcar a outra”, defendeu. Segundo ele, a ausência do presidente da FAF, Dissica Valério Tomaz, e do vice, Tales Verçosa, se deu em razão de motivos profissionais. “Ambos estão fora de Manaus”.
Sistema inteligente e local para shows
Mesmo sem os dirigentes, a palestra apresentou soluções viáveis para o uso da Arena da Amazônia. Segundo Edson de Vito, representante da Cisco (empresa de componentes eletrônicos), uma inserção tecnológica indispensável é o uso de sistemas integrados de controle. Redes de internet sem fio e automatização de serviços completam a proposta. “Para ajudar nesse serviço, acrescentamos equipamentos inteligentes como câmeras com detector de movimento e monitores de LCD, exercendo o papel de instrumentos de comunicação interna”, explicou o representante da Nokia, Guilherme Campos. A idéia é finalizada pela noção de multiuso sugerida por João Vaz, da Arena Brasil, que vê no exemplo da Arena Amsterdam, o parâmetro a ser seguido pela obra amazonense.
Fonte: Amazonas Em Tempo
1 comentários:
ESPERO QUE ESSA ATITUDE DA NOSSA FEDERAÇÃO, NÃO TENHA SITO RETALIAÇÃO AOS ORGANIZADORES DO EVENTO, POIS SE FOR ESSE O MOTIVO ENTREGUEM POR FAVOR A COPA PARA OUTRO ESTADO POIS NÓS NÃO ESTAMOS PREPARADOS PARA SETIAR ALGO TÃO GRANDIOSO.
Postar um comentário
Fala torcedor! Sua opinião é muito bem vinda, mas pedimos que algumas regras sejam observadas ao fazer um comentário:
NÃO SERÃO PERMITIDOS COMENTÁRIOS QUE:
- Contenham ofensas pessoais a membros e visitantes do blog
- Contenham discriminação de Raça, Religião, Orientação Sexual, Classe Econômica e outras.
- Contenham propagandas indesejadas de sites, programas, produtos etc.
- Contenham notícias de fontes inexistentes ou duvidosas.
- Não tenham qualquer relação com a notícia/post na qual estão sendo publicadas, ou com o futebol amazonense em geral.
- Tenham autor "Anônimo"