Nacional se classifica mas deixa vantagem escapar nos acréscimos

quarta-feira, 21 de abril de 2010 Comments

 naca-fast(7)       O Nacional ficou com a vaga para a semifinal da 2ª Fase, no duelo contra o Fast Clube/Ulbra, nesta quarta-feira à noite, no estádio Roberto Simonsen, o Sesi. Mas foi castigado no final da partida, quando sofreu o gol de empate aos 47 minutos do 2º tempo, que lhe custou a liderança do Grupo 1 e lhe tirou a vantagem de jogar em Manaus (contra o Princesa) e pelo empate.

Agora o time terá o Penarol pela frente, em Itacoatiara, neste domingo (25), com o adversário jogando pelo empate. O Fast Clube/Ulbra foi eliminado das semifinais, mas, como conquistou a 1ª Fase, fica no aguardo do campeão da 2ª Fase para decidir o título de Campeão Amazonense nos dias 5 e 9 de maio.

Na partida, o Fast Clube/Ulbra começou melhor e dominou os primeiros 20 minutos de jogo. Logo aos 4 minutos, em inversão de jogada da esquerda para a direita, Peu dominou e rolou para Kitó que desperdiçou, batendo rasteiro e à esquerda de Helder.

A pressão do Tricolor seguiu e aos 10 minutos Helder fez duas grandes defesas, primeiro no chute de Weverton e no rebote na conclusão de Preto, mandando a escanteio. Aos 12 minutos Preto tentou de novo de fora da área, com perigo. Aos 15 minutos foi a vez de Marinélson levar perigo, depois de receber de Preto, girar em cima do marcador, mas bater à direita, na rede pelo lado de fora.

O Nacional chegou aos 21 minutos, com Zé Carlos cruzando da direita e Leandro Guerreiro escorando para Thiago Silva bater para grande defesa de Naylson. Aos 23 minutos, Kauê brincou no meio de campo e perdeu para Delcinei, que avançou e bateu com perigo, quando tinha Leandro Guerreiro livre pela esquerda.

A abertura do marcador foi aos 24 minutos, quando Leandro Guerreiro driblou Weverton e Fábio Gomes de dentro da área e fuzilou Naylson, que reclamou muito da "moleza" dos defensores.

Aos 32 minutos Aderbal Lana recuou de uma substituição, quando Clailson já estava pronto para entrar em campo. Preto sairia, mas a alteração foi suspensa. Dois minutos depois, aos 34, Clailson finalmente entrou, só que no lugar de Pimenta.

O gol desestabilizou o Fast Clube/Ulbra e aos 34 minutos Zé Carlos cruzou, a zaga falhou de novo e Juninho Paranoá desperdiçou, se enrolando na hora da conclusão. Em nova falha defensiva, o Nacional ampliou o marcador, aos 41 minutos. Thiago Silva bateu escanteio pelo lado direito do ataque, a bola atravessou a área, passando por Eduardo e Leandro Guerreiro, com Juninho Paranoá tocando para o fundo das redes, próximo da trave direita de Naylson.

Aos 44 minutos, Kitó arrancou desde o campo defensivo, driblou Clayton He Man e cruzou para Marinélson bater de primeira, mas fraco, em cima de Hélder. No minuto seguinte Vágner Leonardelli fez falta em Clailson e levou o segundo cartão amarelo, sendo expulso da partida.

Na segunda etapa, com o Nacional com um jogador a menos, o Fast Clube/Ulbra pressionou o tempo inteiro e a partida teve características de ataque contra defesa. Mas o gol fastiano veio tarde, apenas aos 47 minutos, o que não foi suficiente para lhe dar a vitória que asseguraria a outra vaga do Grupo 1.

Aderbal Lana queimou suas últimas substituições colocando em campo Rodrigo Maués e Maceinho, nos lugares de Preto e Peu, respectivamente. E o domínio do Fast Clube/Ulbra só não se transformou em vitória porque o time chutou pouco a gol no segundo tempo, em razão principalmente da ausência de Preto, o principal finalizador fatiano da etapa inicial.

E a pressão se transformou em gol logo aos 10 minutos. Kitó lançou Clailson que driblou seu marcador e bateu cruzado, para o corte da zaga nacionalina. No rebote Rodrigo Maués dominou no meio da área e bateu para o gol, com a bola beijando a trave direita de Helder e a defesa do Nacional trabalhando de novo, agora mandando a escanteio. a cobrança de Marinélson, Clailson tocou de letra, a bola bateu na trave e o goleiro Helder defendeu, com o seu corpo totalmente dentro do gol. Inicialmente o árbitro deixou o lance prosseguir mas logo em seguida atendeu aceno do auxiliar Gilbert Ferreira Costa, indicando que a bola havia entrado.

Daí para frente, só deu Fast Clube/Ulbra, que, apesar do domínio e das chances criadas, tocava muito a bola até chegar dentro da área, se ressentindo de um jogador que arriscasse mais os chutes de fora da área e da intermediária, como fazia Preto no primeiro tempo.

Aos 15 minutos Clailson arrancou e tocou para Marinélson, mas Gilbert Ferreira Costa marcou impedimento, de forma errada, pois o lateral-esquerdo Djalminha dava condições ao atacante fastiano. Aos 19 minutos Rodrigo Maués recebeu de Fábio Gomes e bateu para sensacional defesa de Helder.

Kitó driblou Djalminha e Wilker aos 29 minutos, batendo com perigo à esquerda, na rede pelo lado de fora. Aos 33 minutos foi a vez de Souza tabelar com Clailson e bater travado pela zaga. No rebote ele tentou de novo, agora fraco, para fácil defesa de Helder.

A pressão do Fast Clube/Ulbra foi se transformando em desespero, pela demora de sair os gols Aos 40 minutos, depois de longo domínio territorial com trocas de passes, Rodrigo Maués bateu da entrada da área, com a bola desviando na zaga e ficando amortecida para a defesa de Helder.

O Nacional só saiu do sufoco no final da partida. Aos 45 minutos Zé Carlos cruzou, Janaílson ajeitou para Leandro Guerreiro que foi prensado por Kauê na hora do chute. Na saída para o ataque, Marinélson cruzou, a zaga nacionalina tirou e Kitó, livre na meia lua, matou no peito e bateu à direita de Helder.

Com a vitória, o Nacional conquistava o primeiro lugar no Grupo 1, e teria a vantagem de jogar pelo empate contra o Princesa, segundo colocado do Grupo 2, no estádio Roberto Simonsen, no próximo domingo, dia 25. Porém, tudo mudou aos 47 minutos do 2º tempo, quando Marinélson cruzou da esquerda e Clailson desviou sutilmente, sem chances para Helder, empatando o jogo.

A partida fechou a 5ª e última rodada da 2ª Fase e o empate definiu os confrontos semifinais: Penarol x Nacional, em Itacoatiara, com o Penarol jogando pelo empate, e São Raimundo x Princesa, em Manaus (possivelmente na Colina), com o São Raimundo jogando pelo empate.

Ficha Técnica:
Nacional x Fast Clube/Ulbra
5ª Rodada da 2ª Fase do Campeonato Amazonense
Quarta Feira, 21 de abril de 2010, 19h30min
Estádio Roberto Simonsen
Árbitro: Antonio Carlos Pequeno Frutuoso
Auxiliar 1: Jander Rodrigues Lopes
Auxiliar 2: Gilbert Ferreira Costa
4º Árbitro: Reginaldo Vasconcelos Noronha
Delegado: José Roberto Moreira da Rocha
Gols: Leandro Guerreiro 24 e Juninho Paranoá 41 minutos do 1º tempo. Clailson 10 e 47 minutos do 2º tempo.
Cartões Amarelos: Kitó 5, Delcinei 11, Souza 13, Vágner Leonardelli 34 e Clayton He Man 47 minutos do 1º tempo. Fábio Gomes 2, Wilker 21, Djalminha 22, Zé Carlos 24 e Márcio Parintins 37 minutos do 2º tempo.
Expulsão: Vágner Leonardelli 45 minutos do 1º tempo.
Nacional: (1) Helder; (2) Zé Carlos, (3) Eduardo, (4) Vágner Leonardelli e (6) Djalminha; (5) Wilker, (7) Clayton He Man, (8) Delcinei (16 - Dieguinho 12/2º) e (10) Thiago Silva (17 - Janaílson 28/2º); (9) Juninho Paranoá (15 - Róbson 48/1º) e (11) Leandro Guerreiro. Técnico: João Carlos Cavalo.
Fast Clube/Ulbra: (1) Naylson; (2) Kitó, (3) Kauê e (6) Fábio Gomes; (4) Márcio Parintins, (8) Weverton, (10) Peu (15 - Macedinho no intervalo) e (9) Preto (16 - Rodrigo Maués no intervalo); (7) Marinélson e (11) Pimenta (17 - Clailson 34/1º). Técnico: Aderbal Lana.

Fonte: Blog do Teófilo

 

©Copyright 2009 Futebol Amazonense | TNB