Penarol Atlético Clube

sexta-feira, 1 de janeiro de 2010 Comments

Penarol trans sem sombra

BRASÃO
Penarol Brasao

UNIFORME
penarol camisa
Fundação: 08 de agosto de 1947
Cidade: Itacoatiara
Apelido: Leão da Velha Serpa
Ranking da CBF: Não Ranqueado
Site Oficial:
www.penarol.com.br

TÍTULOS

Bi-Campeão Amazonense: 2010 e 2011

Campeão do Torneio Início: 1988


HINO
Autor, Letra e Música: Marcos Lima
Arranjos: William de Paula e Alcimar Santos

Tenho orgulho de ser Peñarol
Este time tantas vezes campeão
Suas cores guardo no coração
Feliz de quem veste a camisa azul e branca



A velha Serpa com gestou mil
Levanta o estandarte da vitória
Sai do peito um grito forte que diz
Feliz de quem veste a camisa azul e branca


Só quem traz no peito esse amor sabe bem
O que é ser Peñarol
O seu lema glorioso é vencer
Com sangue e garra lutando até morrer


Peñarol, Peñarol, Peñarol
Tens a fama de ser lutador
Nasceste forte com o brasão de vencedor
Bravo leão és rei
Lutando até morrer

MASCOTE


penarol mascote


HISTÓRIA

No dia 8 de agosto de 1947, um grupo de jovens reuniu-se na casa de Luís Calheiros Gama, na Avenida Conselheiro Rui Barbosa, 314, atrás do prédio da Prefeitura Municipal de Itacoatiara, na época de Araújo Costa, com o finalidade de fundar um clube de futebol. Presentes, Simões Sales de Souza, Antônio Costa Filho. Lourenço Souza e Sebastião Mestrinho, este último era oficial da Mesa de Renda do Município, e foi o primeiro presidente do clube.

O nome do clube foi adotado em homenagem ao Peñarol do Uruguai, que quatro anos antes, em viagem ao Brasil, passou de navio por Itacoatiara, chegando a realizar um treino no campo onde mais tarde seria construído o estádio Presidente Eurico Gaspar Dutra. À época, a população da cidade compareceu em peso no 'evento'. As cores azul e branco foram em alusão ao Nacional de Manaus, clube que tinha muitos torcedores na região.

Assim nasceu o Penarol Atlético Clube, do município de Itacoatiara. No campo “Eurico Dutra”, onde foi erguida a Casa da Cultura, o Penarol viveu sua grande fase nas décadas de 50 e 60.

O Penarol se profissionalizou em 1980, sendo o primeiro clube do interior do estado a disputar o Campeonato Amazonense. A estreia aconteceu no dia 1º.de agosto desse ano, no estádio “Floro Mendonça”, em Itacoatiara. O Penarol empatou com o Libermorro, da capital, em 1 a 1. Jogaram pelo Penarol: Ariril, Nunes, Zé Arlindo, Idário e Paulo Afonso; Carioca, Farias e Hamilton; Lôla, Índio (Marcelo) e Eraldo. Técnico: Carlos Moraes.
Em 1988, o Penarol conseguiu seu primeiro título profissional, ao ser campeão do tradicional Torneio Início, organizado pela Associação dos Cronistas e Locutores Esportivos do Amazonas.

No início da década de 90 o clube começou a passar por dificuldades, se abstendo de participar em 1990 e 1992, deixando o futebol profissional em 1994.

penarol em 2008
13 anos depois, após presenciar a bem sucedida experiência do Fast, clube de Manaus que havia se mudado para Itacoatiara em 2006, recebendo apoio da torcida e da prefeitura, o Penarol resolveu voltar ao futebol profissional, aproveitando também a volta da Segunda Divisão do Campeonato Amazonense, que seria disputada em 2007 após 45 anos.

Na volta ao futebol profissional, o clube não foi bem, conseguindo apenas a 5a colocação. Em 2008 o desempenho melhorou bastante, e o clube conseguiu o vice-campeonato, e consequentemente o acesso à primeira divisão.

DSC02258

De volta à elite, o clube repete a história da Segunda Divisão, ficando em 5o lugar no seu primeiro ano na Primeira Divisão, e fazendo ótima campanha no segundo ano, quando conseguiu o título inédito e maior do clube, vencendo os dois jogos da final contra o Fast, sagrando-se Campeão Amazonense de 2010.

Penarol Campeao (2)

No mesmo ano, em solenidade realizada na Câmara de Vereadores, o Penarol recebeu da Prefeitura de Itacoatiara o título definitivo de sua sede, localizada na avenida Antônio Serudo Martins. O terreno foi doado em 1971, pelo então prefeito Jurandir Pereira da Costa. Antes disso, a sede do clube era na Av. Solimões, nº. 889, no Centro de Itacoatiara.

Penarol 2010

Em 2011 o clube fez sua estreia em competições nacionais, pois o título estadual garantiu ao Penarol vaga na Copa do Brasil e no Campeonato Brasileiro da Série D. Na primeira, o clube enfrentou o Paysandu-PA, perdendo o primeiro jogo em casa por 3 a 2, e sendo eliminado em Belém com um empate em 2 a 2. Na Série D, o Penarol fez boa campanha na primeira fase, se classificando em segundo lugar no grupo, com 14 pontos em 8 jogos. Na segunda-fase (oitavas de finais) acabou eliminado pelo Independente-PA, vencendo em casa por 1 a 0, e perdendo no Pará por 3 a 0.

FUTEBOLAMAZONENSE.COM.BR com informações de Baú Velho e Times do Brasil
 

©Copyright 2009 Futebol Amazonense | TNB