Amazonenses pelos estaduais do Brasil

sábado, 30 de janeiro de 2010 Comments


Confira que são, e como estão os amazonenses que mostram seu talento nos campeonatos estaduais pelo Brasil afora.

Começou a temporada do futebol brasileiro, com os Campeonatos Regionais em disputa. Em 17 Estados a bola já está rolando: Alagoas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe. E uma legião de jogadores amazonenses ou com passagens pelo futebol local, já está mostrando seu talento Brasil afora em pelo menos quatro Estaduais. Alguns vão bem, obrigado; outros, ainda nem entraram em campo. Apresentamos abaixo, um resumo dos primeiros jogos de alguns desses jogadores ou treinadores já em atividade.

Clássico de Amazonenses

O Campeonato Mineiro pode ter um clássico particular de atacantes, na 9ª rodada, no dia 14 de março, no encontro entre Cruzeiro e América. Pelo lado azulino estará o atacante amazonense Soares e pelo outro lado o seu conterrâneo Fábio Bala. Em comum o fato de ambos não terem atuado profissionalmente por qualquer clube do Amazonas.

O Campeonato Mineiro teve a disputa de apenas uma rodada até agora. O Cruzeiro goleou o Uberlândia por 6x0 e o América empatou o clássico com o Atlético em 1x1. Soares e Fábio Bala não participaram dos jogos de estréia de seus clubes e sequer foram relacionados.

ARTILHEIRO DO CATARINENSE

Baiano de nascimento, mas amazonense de formação futebolística, Gleidionor Figueiredo Pinto Júnior é o artilheiro do Campeonato Catarinense, defendendo as cores do Figueirense. Ele é Júnior Negão, revelado no futsal do Fast Clube e depois transferido para as categorias de base do Nacional, de onde seguiu para Atlético (MG), Corinthians (SP), Madureira (RJ), Belenenses (Portugal), Crac (GO) e ABC (RN), quando foi o artilheiro do time potiguar na Série B 2009, com 10 gols, mesmo atuando apenas parte do segundo turno da competição. (confira a Ficha Técnica de Júnior Negão em http://bloggerdoteofilo.blogspot.com/search?updated-max=2009-09-20T17:43:00-07:00&max-results=7).

Mas a boa performance no rebaixado ABC despertou o interesse do Figueirense que o contratou para a temporada 2010. E Júnior Negão está aproveitando muito bem mais essa valorização em sua carreira. Após três rodadas, ele é o artilheiro do Campeonato Catarinense com 4 dos 5 gols marcados pelo Figueirense, apesar do seu time não estar tão bem quanto ele, colecionando uma vitória e duas derrotas, ambas em partidas fora de casa. (Notícia sobre Júnior Negão em destaque no site do Figueirense em http://www.figueirense.com.br/noticias/view.php?idNews=6547).

Detalhe interessante é que Júnior Negão é o único atacante do no esquema 4-5-1 do treinador Renê Weber (volante do Fluminense/RJ dos Anos 80) e jogou as três partidas completas, sem ser substituído.

O desempenho de Júnior Negão no Catarinense, até a terceira rodada é o seguinte:

1ª Rodada – Figueirense 3x1 CFZ Imbituba, segunda-feira, 18 de janeiro, 2 gols marcados.
2ª Rodada – Brusque 2x1 Figueirense, quinta-feira, 21 de janeiro, 1 gol marcado.
3ª Rodada – Joinville 2x1 Figueirense, domingo, 24 de janeiro, 1 gol marcado.

Cavalo leva Ceilandense à liderança

O treinador João Carlos Cavalo está fazendo sucesso no Atlético Ceilandense, a grande surpresa do Campeonato do Distrito Federal, com 10 pontos em 4 rodadas e líder absoluto da competição. Lá atua o volante Doriva, homem de confiança de Cavalo, que jogou em Manaus por São Raimundo e Nacional e tinha um acerto com o Fast Clube para a temporada 2010, não concretizado.

Os jogos do Ceilandense sob o comando de João Carlos Cavalo são os seguintes:

1ª Rodada – Ceilandense 2x1 Brasília, sábado, 16 de janeiro (Doriva substituído por Flávio).
2ª Rodada – Dom Pedro 0x2 Ceilandense, quarta-feira, 20 de janeiro (Doriva jogou a partida inteira).
3ª Rodada – Luziânia 1x1 Ceilandense, domingo, 24 de janeiro (Doriva substituído por Glauber).
4ª Rodada – Ceilandense 2x1 Brasiliense, quarta-feira, 27 de janeiro.

Outros jogadores conhecidos do público amazonense que atuam no futebol candango são Thiago Eciene, Lídio e Kabrine, todos ex-Holanda e agora no Gama;

Winck e sua legião no Cianorte

No Campeonato Paranaense o Cianorte é treinado por Luis Carlos Winck, ex-Nacional, Grêmio Coariense, São Raimundo e Manaus Compensão. Winck levou para o Cianorte uma legião de jogadores com passagem pelo futebol amazonense. O time ocupa posição intermediária na tabela, com duas vitórias (ambas em casa) e duas derrotas (ambas fora) em quatro rodadas.

Junto com Luis Carlos Winck estão no Cianorte Rascifran, Catatau, Brinner, Leandro Marangon e Joiner, talvez a maior surpresa do elenco do clube paranaense. O atacante Joiner jogou profissionalmente pelo CDC Manicoré e saiu de lá direto para o Cianorte.

O goleiro Raiscifran (Grêmio, Nacional, São Raimundo) mudou de nome futebolístico e é conhecido no Cianorte com Rai, simplesmente. Chamado em Manaus de Leandro Marangon, o meia, ex-São Raimundo, também “trocou de identidade” e virou Leandro, titular absoluto do Cianorte. O zagueiro Brinner (ex- São Raimundo) também é titular de Winck.

No caso de Catatau (ex-São Raimundo e Fast Clube), a mudança foi de posição. Autor de um dos mais belos gols do Campeonato Amazonense de 2008, ele deixou definitivamente a posição de volante e assumiu de vez a condição de lateral-direito, onde já vinha atuando no futebol amazonense.

O Cianorte tem um excelente site (www.leaodovale.com.br), onde o torcedor amazonense pode se cadastrar para recerber notícias diárias em sua caixa de correio.

Os jogos do Cianorte no Campeonato Paranaense:
1ª Rodada – Corinthians 2x1 Cianorte, sábado, 16 de janeiro.
Cianorte: Rai; Davi, Brinner, Márcio Nunes, Jean e Jonas (Amaral); Vagner Rosa, Flavinho e Leandro (Lucas); Edu Gaúcho (Catatau) e Kena.
Gol: William (contra)
Cartão Amarelo:
Leandro
2ª Rodada – Cianorte 2x0 Nacional, quarta-feira, 20 de janeiro (partida jogada em Toledo)
Gols de Márcio Nunes e Brinner. Rai saiu de campo machucado e Joiner fez sua estréia (uma boa estréia segundo notícia do site oficial do clube), mas foi expulso de campo.
3ª Rodada – Cianorte 1x0 Operário, domingo, 24 de janeiro.
Cianorte: Marcelo; Catatau, Brinner, Márcio Nunes, Jean e Claudinho (Rincón); Vagner Rosa, Flavinho e Leandro; Lucas (Tico Mineiro) e Kena (Edu Gaúcho).
Gol: Vagner Rosa 26 minutos do 2º tempo.
Cartões Amarelos: Márcio Nunes, Claudinho e Edu (do Cianorte) e Flamarion, Vinicius e Serginho Paulista (do Operário).
4ª Rodada – Coritiba 2x1 Cianorte, quarta-feira, 27 de janeiro.
Gols: Enrico e Rafinha (Coritiba) e Jean (Cianorte).

Fonte: Blog do Teófilo

 

©Copyright 2009 Futebol Amazonense | TNB