Penarol depende de laudo para jogar Copa do Brasil em casa

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011 Faa um comentrio (0)

torcida01

    O Penarol, atual campeão estadual, tem 18 dias contando a partir desta sexta-feira para regularizar os laudos técnicos exigidos para conseguir a liberação do Estádio Floro de Mendonça, em Itacoatiara (a 176 quilômetros de Manaus), para a Copa do Brasil. Na última terça-feira (19), a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) estabeleceu os prazos para as federações dos clubes participantes da competição entregar os documentos.

Como o Leão Azul será o clube mandante na estréia, dia 23 de fevereiro, diante do Paysandu-PA, a CBF vai aceitar até  o dia 8 do referido mês os laudos do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Vigilância Sanitária e de engenharia para liberar, ou não, o local da partida. O Estádio Roberto Simonsen, em Manaus, será utilizado pelo Fast Ulbra-AM no jogo contra o Fortaleza-CE, no dia 16 de fevereiro, mas segundo a Federação Amazonense de Futebol (FAF) os laudos técnicos ficaram prontos bem antes da data limite para entregar à CBF,  dia 31 deste mês. “O Sesi (o Roberto Simonsen pertence à Federação das Indústrias do Amazonas - Fieam) está todo regularizado para receber os jogos da Copa do Brasil. Estou pedindo agora os laudos do Floro (de Mendonça) porque a CBF está me cobrando. Desde agosto do ano passado tenho falado para o Penarol enviar os laudos técnicos”, comentou o diretor da FAF, Ivan Guimarães.

A FAF liberou o Floro de Mendonça para o Campeonato Amazonense. Também estão aptos a receber jogos do Estadual os estádios de Manacapuru (Gilbertão) e Iranduba (Álvaro Maranhão). “A validade destes laudos dos estádios para o Estadual é de dois anos e só expira no final de 2011. Mas para a Copa do Brasil deste ano, a CBF já exige o novo formato”, declarou Guimarães.

Os estádios do Sesi, na capital, e o Francisco Garcia – o Chicão, em Rio Preto da Eva (a 57 quilômetros de Manaus), são os únicos que atendem a Portaria Nº 124 do Ministério do Esporte, do dia 20 de julho de 2009, que exige quatro laudos ao invés de três. Com a realização da Copa do Mundo de 2014 no Brasil, o governo federal unificou os laudos técnicos como forma de garantir mais segurança nos estádios. Em alguns casos é exigido um quinto laudo, de estabilidade estrutural. Não é o caso do estádio de Itacoatiara. “O que falta melhorar no Floro é a iluminação, mas isso está sendo resolvido. Já estou de posse dos laudos de engenharia, Corpo de Bombeiros e da Vigilância Sanitária. Falta apenas o laudo da Polícia Militar”, afirmou o secretário de Esportes da cidade, Francisco Grana.

Com 3.800 lugares sentados, conforme laudo do Corpo de Bombeiros, o Floro de Mendonça pode ter casa cheia se for liberado para a Copa do Brasil. A diretoria do Penarol planeja pôr à venda cinco mil ingressos, o que preencheria a capacidade total do estádio, ao preço único de R$ 20 cada.

Fonte: Diário do Amazonas

 

©Copyright 2009 Futebol Amazonense | TNB