Enviado por Paulo Rogério Veiga ao FUTEBOLAMAZONENSE.BLOGSPOT.COM:
Setenta e oito anos de serviços prestados ao futebol amazonense, assim posso definir o aniversário do Sul América, neste dia 1º de maio. E não poderia ser numa data melhor, pois retrata o trabalho realizado por todos ao longo dos anos no time do bairro da Glória.
O Trem da Colina, não pode ser considerado uma equipe de elite do futebol amazonense, mas dignamente presta um trabalho com esforço, dedicação e empenho pelos seus dirigentes e principalmente pelo atual presidente, Luís Costa e de pessoas abnegadas que lutam para o desenvolvimento do clube.
O interessante das equipes consideradas medianas é que há um envolvimento dos colaboradores para conduzir às categorias básicas em competições realizadas pela Federação Amazonense de Futebol (FAF) e principalmente o profissional.
Essa mobilização em si já é um trabalho digno de respeito e admiração, pois ajuda na ocupação de crianças, adolescentes e jovens no seu tempo ocioso para a prática do futebol.
Segundo o jornalista esportivo, Carlos Zamith, em seu site http://www.bauvelho.com.br/, o Sul América iniciou com o nome de Serra Azul, sem sede, diretoria e com um time de garotos. O mesmo grupo da fundação transformou oficialmente em Sul América a partir do 1º de maio de 1932.
Em 96 anos de história do futebol amazonense, apenas duas vezes o Sulão conquistou o campeonato local. O feito aconteceu em 92/93 no bicampeonato. Alegrias que fizeram vibrar a torcida sulamericana e, que hoje ficou apenas na lembrança e na história do futebol.
Parabéns a todos os profissionais, que trabalham incansavelmente para o desenvolvimento do clube para alcançar dias melhores no cenário local e quem sabe no futebol nacional.