Penarol e São Raimundo chegam à final do segundo turno do Campeonato Amazonense com campanhas diferentes. Enquanto o Penarol é o líder na classificação geral com 29 pontos, o Tufão somou apenas 19, e não fosse a recuperação no segundo turno com a chegada do técnico Luiz Carlos Winck, o clube da Colina teria sido rebaixado para a Série B de 2011.
Mas a final de hoje também tem um gostinho especial para o treinador Adinamar Abib. Isso porque ele montou o time do São Raimundo e antes da estreia no Amazonense acabou sendo demitido pela diretoria antes da primeira partida, sem receber salários. Mas logo na segunda rodada o técnico já estava empregado no Penarol e teve a estreia justamente contra o São Raimundo, que venceu por 2 a 1. “Naquele jogo posso dizer que não perdi, porque teve muitos problemas de arbitragem. Mas como ainda não sabia nem o nome dos jogadores, acabou sendo um resultado normal.
Depois conseguimos uma sequência de dez jogos sem perder”, frisou Abib.
Em se tratando de São Raimundo, Abib prefere falar do time atual e evita polêmica sobre a demissão dias antes da estreia no Amazonense. “Eu peço para não tocar nesse assunto, porque o momento não é propício. Temos que falar do bom momento que estamos vivendo no Penarol”, disse Adinamar.
Acostumado a jogar no sistema com três zagueiros, Abib teve que fazer adaptações no elenco e não requisitou a contratação de nenhum jogador depois que chegou. “Logo vi que o elenco era muito bom e versátil. Não fiz nenhuma exigência em termos de jogadores”, afirmou.
Mas o treinador que insistia em não mudar o esquema, hoje já fala em variação de sistema. “Depende do jogo. Como hoje eu tenho o Fininho, que chega bem ao ataque, acabo jogando com 3-4-3. Isso deixa o time bem ofensivo. Mas isso a gente faz com a bola rolando e de acordo com a necessidade”, frisou.
Se não gosta de falar da passagem pelo Tufão no início da temporada, Abib fala da atual situação do time, que de quase rebaixado, chegou à disputa do segundo turno. “O São Raimundo tem um nome que é muito forte. Mas temos que nos impor e buscar a vitória. Esse é um jogo que não há favorito. Com certeza esse jogo vai ser decidido nos detalhes, mas temos condições de ganhar”, comentou Abib.
Para o treinador, a torcida do Penarol será fundamental para o time chegar na decisão do Amazonense. O último título conquistado pelo técnico Adinamar Abib foi em 1996, quando dirigia o Nacional e o clube venceu o Rio Negro por 1 a 0, gol de Cisco, aos 46 minutos do segundo tempo, no Vivaldo Lima.
Mas o retrospecto do treinador contra o Tufão não é dos melhores, principalmente quando o assunto é decisão. Em 98, quando dirigiu o Rio Negro, Abib chegou na decisão contra o Tufão e jogava pelo empate. O time abriu 1 a 0, mas o tufão empatou.
Fonte: A Crítica