UNIFORMES
| Fundação: 01 de maio de 1932 TÍTULOS 2 Campeonatos Amazonenses: 1992 e 1993 HINO Letra e música: Isaac Júnior É o trem da Colina que chegou
MASCOTE
|
HISTÓRIA
O Sul América Esporte Clube começou como ‘Serra Azul’, um time de garotos, residentes no bairro do São Raimundo, sem sede e muito menos diretoria. Dele faziam parte, dentre outros, Basilio, Joca, Dogival e Junot Frederico, que fundaram o Sul América no dia 1º de maio de 1932.
Na frente da casa do comerciante José Vieira, do lado oposto ao Grupo Escolar Olavo Bilac, na Rua 5 de Setembro, onde havia uma frondosa mangueira, os rapazes, com idades de 14 a 20 anos, reuniram-se e decidiram logo pela denominação do clube. Raimundo Verçosa, que era goleiro do São Raimundo na época com 19 anos, sugeriu o nome de Sul América ao lembrar de um clube argentino ou uruguaio com o mesmo nome. O uniforme também foi decidido na mesma reunião por Valder Vieira: azul e branco. Mais tarde veio o vermelho, da bandeira do Amazonas. A primeira bandeira do clube foi feita pela Sulamericanas "Coló" e "Nena".
Sul América de 1968: Maciel, Henrique, Negão, Nezinho, Nazaré e Frederico. Agachados: João José, Nonato, Dulcio, Botica e Hamilton.
Entre 1938 e 1941, o clube foi desativado, por razões diversas, mas em 1942, o Sr. Arquiteclínio, que era cobrador de bonde da Ex-Manaus Transway reorganizou o "Trem da Colina" e pôs adiante o sonho do time Sulamericano.
Sede do Sul América, no No. 94 da rua Praça Padre Francisco, Bairro de São Raimundo.
A sede própria do Sul América foi adquirida em 1952, no bairro do São Raimundo. Em 1991, o empresário ‘sulamericano’ Mário Cortêz, done de casa corretora de câmbio e de diversas empresas em Manaus, mandou restaurar a sede, pondo refeitório, dormitórios para alojar atletas, e melhorando o salão de festas.
As Conquistas
O Sul América venceu por dois anos seguidos (1992 e 1993) o Torneio Início, competição realizada pela Associação dos Cronistas e Locutores Esportivos do Amazonas, antes do campeonato estadual. Nestes anos de bi-campeonato, o Sulão não reconheceu os adversários e foi o primeiro time de "menor" torcida a desbancar a dupla Rio-Nal dos títulos, feito este que não acontecia desde 1973, quando a extinta Rodoviária havia sido campeã.
Zamundo, à esquerda, a "mola propulsora" do 'Sulão' de 1967, ao lado de Sula, do Nacional.
Em 1977 o Sul América foi campeão da Taça Amazonas, o primeiro turno do campeonato amazonense, disputado por cinco agremiações. Sul América venceu todos os adversários: Fast, 1 a 0; América, 4 a 0; São Raimundo, 2 a 1 e Nacional, 2 a 0, marcando nove gols e sofrendo apenas um. Nesse mesmo ano, o Sul América conquistou o Torneio Inicio, formando com Walter, Heleno, Valdomiro, Mário Bacurí e Manuel; Rai, Carioca e Gilson; Zé Eduardo, Careca e Assis (Luís Alberto).
Sulão em 1970
O Bicampeonato Amazonense
1992 - Sob a direção do desportista Mário Cortez no departamento de futebol, contando com outros colaboradores como Valdeir Gondin, Luís Castelo, Raimundo Góes, Lindolfo Cardoso, José Taveira, Jandeir Cardoso e Hélio Duarte, do massagista Mundinho e do roupeiro Gaguinho, voltou a disputar a competição oficial.
1993 – Começou conquistando o Torneio Inicio. Nesta temporada, o Sul América contou ainda com mesmo grupo de co laboradores. Mas o braço forte do Trem da Colina, sem dúvida foi o empresário Mário Cortez, que lutou, gritou e batalhou para que o Sul América chegasse ao título e, também, à Copa do Brasil.
Sul América enfrenta o Cliper pelo Campeonato Amazonense de 1999
O Clássico ‘Galo Preto’
O maior rival do Sul América é o São Raimundo, vizinho do bairro de mesmo nome. Um jogo entre eles sempre movimenta muita gente, principalmente no bairro São Raimundo. O clássico ganhou o apelido de "Galo Preto", pelos tradicionais trabalhos de macumba que precediam as partidas.
Time do Sul América posa com a torcida do São Raimundo ao fundo
O primeiro Galo Preto oficial aconteceu em 1956, no Parque Amazonense, com casa cheia. O São Raimundo venceu por 2×1, gols de Beleleu, de penal, toque de Teodoro, e Chicão. Alemãozinho fez o do Sul América.
Os torcedores do Sul América sempre lembram a grande vitória de 8 a 0, de seu time contra o São Raimundo e há algum tempo atrás, a sua sede chegou a ostentar uma faixa relembrando o grande feito.
Ficha: Sul América 8 x 0 São Raimundo
Data: Junho de 1957.
Local: Parque Amazonense .
Gols: Chicão 3, Ney 2, Tota 2 e Alemãozinho.
SUL AMÉRICA: Sandoval e Almir Macarrão; Zamundo, Sula e Carrapeta; Alemãozinho, Chicão, Ney, Assis e Tota.
Curiosidades
Um jornalista da década de 50, Irisvaldo Godô foi quem apelidou o Sul América de "Trem da Colina", pela grande rapidez de seu ataque. Aos poucos, o mascote foi sendo adotado, porém antes, na década de 20, o locutor e médico Jaime Barreto chamava o Sul América de "Lobão".
Um detalhe interessante, é que o amazonense pronuncia o nome do clube aglutinando o prefixo (Sul) com o Sufixo (América), por isso é comum encontrar o nome do clube grafado na forma 'Sulamérica'.
A maior goleada registrada na história do clube foi de 16 a 0 sobre o extinto Guarani, pelo turno de classificação do campeonato oficial de 1959.
Ficha: Sul América 16 x 0 Guarani
Data: 07/06/1959
Local: Colina.
Renda: C$ 1.440,00.
Gols: Chicão (foto) 7, Milton Prudente 4, Zamundo 2, Sula, Assis e Azedo, um cada. O primeiro tempo terminou em 5×0.
SUL AMÉRICA: Wilson, Almir Macarrão e Amor; Zamundo, Sula e Carrapeta; Assis, Chicão, Milton Prudente, Evilázio Soares e Azedo.
Atualidade
Há algum tempo o Sul América sobrevive graças à colaboração do empresário Luiz Costa, que ao lado de seu filho, o advogado Alex, que também é jogador do time profissional, vai levando o “Trem da Colina”, enfrentando uma série de obstáculos, para não deixar de disputar a competição oficial, na qual vem fazendo campanhas regulares.
Sul América enfrenta o ASA pelo Campeonato Amazonense de 2010
Em 2011, o Sul América Esporte Clube sofreu o primeiro rebaixamento de sua carreira, tendo vencido apenas 2 de seus 16 jogos no Campeonato Amazonense. Em 2012, o time disputará pela primeira vez a Segunda Divisão Estadual, para tentar voltar à elite.
FUTEBOLAMAZONENSE.COM.BR com informações de Baú Velho, Wikipedia e Times do Brasil