HISTÓRIA
No meio do ano de 1971, o desportista Francisco Bezerra conversou com seu amigo Antônio Ribeiro da Silva e expôs a idéia de fundar um time de futebol para ser mais claro, uma vez que na cidade só havia um clube, o Manacapuru.
No dia 18 de agosto do mesmo ano, nascia o Princesa do Solimões Esporte Clube. Os primeiros meses foram difíceis, mas o clube progrediu com a ajuda de José Costa que teve participação financeira atuante.
Antiga sede do Princesa do Solimões
Está registrado como seu primeiro jogo, o confronto com o time da Estanave, com uma vitória por 3 a 0. Nesse dia o time atuou assim: Cando, Adelson, Osvaldo, Gato e Choda; Geraldo Cairára e Jararaca; Mundinho, Carlinhos e Lourival.
O técnico, também tesoureiro do clube, era Francisco Bezerra. Todos eram jogadores jovens, um lema do clube. O mais velho do jogo de estréia era o médio Choda, na época com 25 anos.
A ESTRÉIA
A estréia no campeonato profissional deu-se no dia 22 de fevereiro de 1987, em Manacapuru, perante 2.409 pagantes, contra o Rio Negro e perdeu por 3 a 2, jogo apitado por José Diniz. Se não foi uma boa estréia, pelo menos a exibição agradou aos seus torcedores. Paçoca marcou os dois do Princesa, sendo um de penal. Tonho 2 e Rildo, para o Rio Negro.
PRINCESA - time de estréia: Guinha, Dinho, Paulo, Evandro e Magela; Paçoca, Alcimar e Marquinhos (Gato); Rildo, Wellington e Tota (Betinho). Técnico: Paulo Leal.
RIO NEGRO – Luís Roberto, Paulo Verdan, Marcão, Paulo Galvão e Luís Florêncio. Kleber, Fernandinho (Tonho) e João Francisco; Curió, Jason e Rildo.
O Princesa revelou diversos jogadores como o goleiro Naílton, Zédvan; Alcimar; Paçoca; Pissuí, Tição, Cabralzinho e Marquinhos.
O Princesa foi vice-campeão amazonense em 1995 quando empatou em 0 x 0 contra o Nacional no Estádio do SESI completamente lotado. Em 1997 novamente um vice-campeonato desta vez contra o São Raimundo.
O Princsa foi campeão do Torneio Inicio, da ACLEA, duas vezes:
- 1997 – Nailton, Nonatinho, Toninho, Pedro e Mauricio; Paçoca, Ênio, Lico e Rildo; Alcimar e Piçui. Técnico: José Tavares.
- 2007 – Nailton, Tostão, Oziel, Marquinhos e Ailton; Batista, Gamarra, Fininho; Dominguinhos, Val e da Costa. Técnico: Paçoca.
Em 1989 o Princesa disputou seu único torneio nacional. Não foi bem, ficando em sexto no seu grupo mas venceu o Mixto de Mato Grosso e o Dom Bosco.
Princesa do Solimões enfrenta o Nacional em Manacapuru, pelo estadual de 2010
FUTEBOLAMAZONENSE.COM.BR com informações de Baú Velho e Times do Brasil