Estadual começa com mais torcida e hegemonia

terça-feira, 31 de janeiro de 2012 Comments

xdwuuagp

Média de público foi menor que em 2011, mas soma total de torcedores foi maior na abertura do Estadual deste ano, no fim de semana

Diogo Rocha, Bruno Elander e Bruno Tadeu | Portal D24AM - A primeira rodada do Campeonato Amazonense expôs a continuidade de uma hegemonia no G-5 da tabela de classificação. Os cinco clubes que lideram o início do primeiro turno - Fast, Nacional, Operário, Penarol e São Raimundo - são os mesmos que ficaram do 1º ao 5º colocado em nove dos 16 jogos do Estadual do ano passado, sem incluir semifinais e finais.

Coincidência? Nem tanto. Trata-se de uma nova ordem na disputa do Estadual. A hegemonia do G-5, formada a partir da 4ª rodada do primeiro turno da temporada anterior, passou praticamente o resto da competição sem ser incomodada. O Princesa do Solimões, de Manacapuru (a 68 quilômetros de Manaus), foi o único que quebrou a formação nas quatro rodadas iniciais do returno em 2011. “Falta investimentos dos outros clubes. Mas é difícil fazer futebol aqui no Norte”, reconhece o presidente do Penarol, Daniel Macedo.

Para o dirigente do Leão Azul, a tendência no Estadual não pode ser um parâmetro seguro para a competição deste ano. “Em jogos de estreias, o nível técnico ainda não está definido. Tudo pode mudar ainda, só espero que o Penarol melhore cada vez mais na classificação”, comentou Macedo.

O vice-presidente do Nacional, Gilson Motta, acredita que com o início adiantado da pré-temporada, a infraestrutura mínima dos clubes e investimentos nos jogadores explicam a repetição do quinteto na classificação. “Se olhar bem, são os favoritos ao título. O Nacional ainda vai vencer mais porque estamos centralizando as atividades e reestruturando nosso centro de treinamento”, declarou Motta.

Líder da primeira rodada do Amazonense deste ano, o Fast Ulbra também começou na ponta do G-5 na edição do ano passado. Coincidentemente, os outros quatro times estão na mesma posição em que começaram no grupo dominante do torneio.

O problema que o Tricolor não segurou a liderança e caiu de produção no returno, apesar de ter ficado em segundo lugar na classificação geral. O Rolo Compressor foi eliminado nas semifinais de cada fase. A torcida fastiana espera que as coincidências parem por aí para que o jejum de 40 anos sem títulos finalmente acabe. Mas, se depender do início da Primeirona local, a disputa será acirrada de ver prevalecer o equilíbrio dos resultados.

Tudo igual

Ao contrário do Amazonense passado, os cinco primeiros colocados do G-5 estão todos empatados em pontos ganhos. O Fast só é o líder por superar o Naça em gols pró (marcados), 5 a 4, mesmo critério de desempate adotado para classificar o Operário em terceiro lugar e o Penarol, em quarto. Ambos estão com dois gols de saldo. O São Raimundo, quinto colocado, tem um gol de saldo, porém, teria ficado em terceiro na classificação se não tivesse levado dois gols do Princesa quando vencia por 3 a 0, no último domingo.

Outra constatação depois da rodada de abertura está na parte de baixo da tabela. Os três últimos colocados são, justamente, os que subiram ano passado da Série B do Estadual: Holanda, Iranduba da Amazônia e CDC Manicoré, estes dois últimos goleados pelo líder Fast e o vice-líder Nacional. Caso não melhorem o rendimento, os três serão fortes candidatos ao rebaixamento e podem voltar à Segundinha mais cedo do que esperavam.

Tendência à prova

A rodada desta quarta-feira decidirá se a tendência continua. Quatro jogos serão às 15h30: Penarol x CDC Manicoré, no Estádio Floro de Mendonça, em Itacoatiara; Iranduba x Holanda, na primeira partida do clube debutante em casa, no Estádio Álvaro Maranhão, em Iranduba; Princesa x Nacional, no Estádio Gilbertão, em Manacapuru. Neste jogo, o Tubarão precisa de uma vitória para se reabilitar. Já o São Raimundo joga em casa, na Colina, contra o Operário, para chegar na ponta da tabela. Para fechar a rodada, no Estádio Roberto Simonsen, em Manaus, o líder Fast enfrenta o Rio Negro, às 20h, sabendo do que precisa para seguir líder.

*Colaborou Mazinho Bezerra, de Manacapuru.


 

FAF DIVULGA ESCALA DE ARBITRAGEM DA SEGUNDA RODADA



ACRITICA.COM - A Federação Amazonense de Futebol (FAF), divulgou nesta segunda-feira a escala de arbitragem para a segunda rodada da primeira fase do Campeonato Amazonense 2012. Os jogos serão em Manaus (Colina e SESI), Manacapuru, Iranduba e Itacoatiara.

Confira a escala

JOGO 06: PENAROL A. CLUBE  X CDC MANICORÉ

DATA: 01.02.2012 – 4ª FEIRA - HORÁRIO: 15:30 HORAS ESTÁDIO: FLORO DE MENDONÇA

ARBITRO: ANTONIO CARLOS PEQUENO FRUTUOSO

ASSIST. 01: MARLEUDO NUNES DE LIMA

ASSIST. 02: BONIFÁCIO SMITH RODRIGUES

4º ARBITRO: CARLOS AUGUSTO S. DE SOUZA

DELEGADO: LAZARO D’ANGELO PINHEIRO

IRANDUBA DA AMAZÔNIA x HOLANDA E. CLUBE

DATA: 01.02.2012 – 4ª FEIRA - HORÁRIO: 15:30 ESTÁDIO: ALVARO MARANHÃO

ARBITRO: EDMAR CAMPOS DA ENCARNAÇÃO

ASSIST. 01: LUIS CLAUDIO RODRIGUES DA COSTA

ASSIST. 02: ABSON PANTOJA DE BARROS

4º ARBITRO: BASILIO MONTEIRO DA SILVA

DELEGADO: GERALDO DA SILVA GUIMARÃES

PRINCESA DO SOLIMÕES  X NACIONAL FUTEBOL CLUBE

DATA: 01.02.2012 - 4ª FEIRA - HÓRÁRIO: 15:30 HORAS

ESTÁDIO: GILBERTÃO

ARBITRO: JOÃO BATISTA CUNHA DE BRITO

ASSIST. 01: MARCOS SANTOS VIEIRA

ASSIST. 02: PAULO ALVES DE SOUZA

4º ARBITRO: WEDEN CARDOSO GOMES

DELEGADO: JOSÉ ROBERTO MOREIRA DA ROCHA

ATLETICO RIO NEGRO CLUBE  X NACIONAL FAST CLUBE

DATA: 01.02.2012 - 4ª FEIRA - HÓRÁRIO: 20:00 HORAS

ESTÁDIO: ROBERTO SIMONSEN - SESI

ARBITRO: REGINALDO VASCONCELOS NORONHA

ASSIST. 01: JANDER RODRIGUES LOPES

ASSIST. 02: LUIS CARLOS RODRIGUES DE MORA

4º ARBITRO: DJALMA SILVA DE SOUZA

DELEGADO: LABIBIO ANDRE DE LIMA

SÃO RAIMUNDO E. CLUBE x OPERÁRIO E. CLUBE

DATA: 01.02.2012 - 4ª FEIRA - HÓRÁRIO: 15:30 HORAS

ESTÁDIO: COLINA

ARBITRO: CELSO MOTA REZENDE

ASSIST. 01: JEOVÁ RODRIGUES DOS SANTOS

ASSIST. 02: ANNE KESY GOMES DE SÁ

4º ARBITRO: GERALDO GOMES VIEIRA

DELEGADO: LABIBIO ANDRE DE LIMA


Fonte: http://popularewww.d24am.com/esportes/futebol/campeonato-amazonense-2012-comeca-com-mais-torcida-e-hegemonia/48975 e http://acritica.uol.com.br/craque/FAF-divulga-escala-arbitragem-Estadual_0_637136327.html

 

©Copyright 2009 Futebol Amazonense | TNB