Delegados da FAF tem que ignorar regulamento para autorizar partidas

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012 Comments

O regulamento do torneio tenta ‘ocultar’ as deficiências e estabelece competências de impossível execução aos delegados das partidas.

pwt2ptur

BRUNO ELANDER | D24AM.COM – Nenhum dos oito estádios confirmados pela Federação Amazonense de Futebol (FAF) para os jogos do Estadual, que começa neste sábado (28), reúne as condições de segurança, conforto e acessibilidade exigidas pelo Estatuto do Torcedor (ET). Apesar disso, o regulamento do torneio tenta ‘ocultar’ as deficiências e estabelece competências de impossível execução aos delegados das partidas.

Conforme a diretriz do Campeonato Amazonense, no Artigo 38, em todas as partidas haverá um delegado da FAF designado através de nota oficial para representar o presidente da entidade, com competência para conferir 11 itens referentes à realização do evento. Entre eles consta a verificação das condições do placar e do serviço de som do estádio, dos refletores do sistema de iluminação e as condições de regularidade do gramado.

Os itens são praticamente nulos, pois nenhum estádio no Amazonas possui sistema de som e placar. No máximo, existe uma caixa de som, com microfone, que reproduz músicas no intervalo das partidas como ocorre no Estádio Floro de Mendonça, em Itacoatiara (a 176 quilômetros a leste de Manaus). Em todo o Estado, apenas o Estádio Roberto Simonsen - o Sesi, tem iluminação suficiente para partidas noturnas e o gramado mais regular.

A obrigatoriedade destes itens está descrita no Artigo 7° do Estatuto do Torcedor: “É direito do torcedor a divulgação, durante a realização da partida, da renda obtida pelo pagamento de ingressos e do número de espectadores pagantes e não pagantes, por intermédio dos serviços de som e imagem instalados no estádio”, diz a lei.

Em 2011, os delegados de partida validaram jogos em campos sem placar ou serviço de som, desnivelados e alagados. No dia 5 de março do ano passado, São Raimundo e Penarol empataram por 1 a 1, pela sexta rodada do primeiro turno do Estadual, no Estádio Álvaro Maranhão, em Iranduba (a 27 quilômetros a sudoeste de Manaus), totalmente alagado.

Fonte: http://www.d24am.com/esportes/futebol/delegados-de-partidas-tem-missao-impossivel-no-campeonato-amazonense/48557

 

©Copyright 2009 Futebol Amazonense | TNB