Segundinha será decidida no tapetão da FAF

quinta-feira, 3 de novembro de 2011 7 comentários

ivan       A 87 dias da bola rolar no Campeonato Amazonense de 2012, a competição dá sinais de que não merece a credibilidade dos poucos torcedores que ainda prestigiam o regional. É que as regras do jogo ou não estão sendo cumpridas ou são interpretadas conforme a conveniência. As duas vagas de acesso à Série A, conquistadas por Grêmio Coariense e CDC-Manicoré, campeão e vice da Série B, respectivamente, estão sendo reivindicadas no tapetão.

A Federação Amazonense de Futebol (FAF) se mostra favorável ao acesso do Iranduba Amazônia à primeira divisão do Estadual. Ontem, o diretor de futebol da FAF, Ivan Guimarães, reforçou denúncia do Verdão. O clube alega que o Grêmio escalou o jogador Felipe Carioca de forma irregular durante toda a Série B.

O dirigente assegurou que o Tricolor de Coari não registrou a transferência do atleta, que veio do futebol carioca. O Tribunal de Justiça Desportiva do Amazonas (TJD-AM) ainda julgará o mérito para definir se houve a infração enfatizada pelo diretor da FAF.

Outra aparente manobra de beneficiamento ao Iranduba foi a punição imposta pelo TJD-AM ao CDC-Manicoré e ao Tarumã. Ambos receberam multa de R$ 8 mil por não pagarem as taxas de arbitragem. O prazo para quitar a dívida expirou ontem e ambos estão impedidos de disputar competições. O Holanda e o Verdão também disputaram a divisão de acesso e não pagaram as taxas do segundo turno da competição (quatro jogos), mas sequer foram denunciados à Justiça Desportiva do Amazonas.

O diretor de futebol do Grêmio Coariense, Mazinho Bezerra, admite que os fatos deixam clara a impressão de beneficiamento do adversário, mas evita comentar o assunto. “Acredito que tudo isso seja para tentar manchar a conquista do nosso time. Por ser dirigente, prefiro ficar calado e esperar que a Justiça desminta todas as acusações”, ponderou Mazinho.

O dirigente citou outras ligações do jogo de interesses. O filho do diretor-técnico da FAF, o atacante Ivan Guimarães Júnior, o  Juninho, disputou a segunda divisão pela equipe do Iranduba Amazônia. Outro filho do dirigente, Geraldo Guimarães, trabalhou como supervisor de futebol na agremiação. Ambos estavam no Nacional no primeiro semestre.

“Eu acho legal o pai querer o melhor para os filhos. Mas é imoral”, ressaltou. Ivan Guimarães não retornou as ligações para seu celular a fim de comentar o fato. O julgamento no TJD-AM será nesta quinta-feira.Interessante lembrar que denúncia semelhante veio à tona há cerca de um mês, dessa vez contra o próprio Iranduba, que teria escalado o jogador Carlos Henrique de forma irregular. Na época, a FAF defendeu o Iranduba, alegando que a situação do atleta era regular.

Fonte: Diário do Amazonas / FA

7 comentários:

  • enockneves@ig.com.br disse...

    É uma vergonha o que acontece no futebol do Amazonas;Grêmio e Manicoré conquistaram suas vagas no campo e é inadmissível que queiram tirar agora no tribunal.

  • Anônimo disse...

    É lamentável que o Amazonas mesmo tendo sido indicado como sede da Copa de 2014, seja notícia não por suas belezas naturais, más pela omissão e falta de compromisso pela legalidade das coisas por parte da FAF, onde a balança utilizada para dirimir questões envolvendo seus afiliados, pende sempre para o lado dos interesses de seu presidente e diretores, em detrimento da justiça, da moral e do futebol amazonense. Quando isso terá um fim?

  • Brito disse...

    Colegas, isso só irá acabar quando essa corja de safados sair da FAF, acho que nossos políticos poderiam sugerir mudanças lá em Brasília para democrátizar todas as federações do esporte em geral no Brasil e até as Confederações, como por exemplo acabar com a ditadora de dirigentes que ficam a vida toda em frente destas entidade a sugestão seria democratizar como fazer eleições a frente destas entidades onde seu gestor teria 4 anos de mandatos junto com sua diretoria e os diretores e sócios de clube filiados as estas federações e confederações teriam direito de votar. Creio eu com o sistema de gestão de 4 em 4 anos como fazem com nossos políticos, haveria mtas melhorias, pois estes candidatos iriam expor sua forma de trabalho para melhorias dos clubes e competições. TEMOS QUE ACABAR COM DITADORA NA CBF E FEDERAÇÕES em principal a do Amazonas. Fora Ricardo Teixeira (CBF), Fora Dissica Thomás(FAF).

  • Brito disse...

    Sou a favor da justiça até o fim se um clube se encontra irregular para efeitos de punição da justiça desportiva, o mais justo será o clube ser julgado e os auditores que irão decidir. Agora denuncia um clube, que tem suspeita de jogador irregular desde o inicio da competição e só virem denunciar agora para essa máfia fazer as manobras necessárias de seus interesses é pra acabar se o Grêmio e o CDC Manicoré forem punidos o mais justo o Iranduba e Holanda tbm serem, pois não pagaram a bendita taxa de arbitragem onde isso ocasiona infração perante a justiça desportiva e pk que ambos os clubes não foram denunciados pela FAF tbm, é ai que está a questão de tanta polêmica pk a FAF denuncia um clube onde não se joga parente e não enche de dinheiro o bolso deles em contrapartida deixa outros que tem filho de diretor jogando sem ser denunciado. É estas coisa que enfraquece cada vez mais o nosso futebol, onde já se encontra no buraco e com poucos torcedores que ainda vão aos estádios ficam cada vez mais dificil que esses poucos assim como eu voltem aos estádios. Depois ainda ficam criticando o torcedor por não irem aos estádios, torcendo para time do sul e sudeste, pois aqui até ser torcedor é dificil, não temos estádios, os ingressos custam caro para nosso povo de baixa renda que gostaria de prestigiar uma partida de futebol. Eu particulamente acompanho mto os clubes do Amazonas principalmente quando estão disputando competições a nivél nacional, acompanhei o América em 2010, acompanhei o Penarol em 2011, pretendo acompanhar o Penarol mais uma vez em 2012, mais com essas coisa ai postadas em relação ao nosso futebol que bate um desânimo, no entanto, ainda espero que um dia a gente sai dessa.

Postar um comentário

Fala torcedor! Sua opinião é muito bem vinda, mas pedimos que algumas regras sejam observadas ao fazer um comentário:

NÃO SERÃO PERMITIDOS COMENTÁRIOS QUE:

- Contenham ofensas pessoais a membros e visitantes do blog
- Contenham discriminação de Raça, Religião, Orientação Sexual, Classe Econômica e outras.
- Contenham propagandas indesejadas de sites, programas, produtos etc.
- Contenham notícias de fontes inexistentes ou duvidosas.
- Não tenham qualquer relação com a notícia/post na qual estão sendo publicadas, ou com o futebol amazonense em geral.
- Tenham autor "Anônimo"

 

©Copyright 2009 Futebol Amazonense | TNB