Vergonha de ser amazonense?Torcedores amazonenses revelam paixão por times do Rio.

sexta-feira, 21 de outubro de 2011 29 comentários

Durante Grand Prix de futsal, arquibancadas do ginásio estava recheada de admiradores dos quatro grandes cariocas.

Paixão não tem fronteiras. Apesar de mais de três mil quilômetros de distância que o separa do Rio, o Amazonas é muito ligado à Cidade Maravilhosa, pelo menos quando o assunto é futebol.

Na última quarta, durante o Grand Prix de futsal, puderam ser observadas nas arquibancadas da Arena Amadeu Teixeira, em Manaus, várias camisas de Flamengo, Vasco, Fluminense e Botafogo.

Perguntados sobre o porquê desse carinho, todos são unânimes em afirmar que a escolha pelos times cariocas se dá pela praticamente inexistência de algum time forte no estado nortista, além do fato da empatia proporcionada pelas agremiações fluminenses.

"Como o futebol daqui não é muito aceito pela população local, acabamos torcendo para clubes do Rio. Nas partidas de futebol de areia que foram realizadas recentemente aqui, as arenas ficavam totalmente divididas entre vascaínos e flamenguistas, com uma minoria de tricolores e botafoguenses. Minha família, por exemplo, é toda vascaína" - afirmou o policial Francisco Júnior, fanático admirador do Gigante da Colina.

Próximo ao guarda estava o bombeiro hidráulico José Clécio, 29 anos. Trajando uniforme principal do Flamengo e um boné com as cores do clube, ele diz que seu maior sonho seria assistir a um jogo do Rubro-Negro de perto e acredita na conquista do título nacional em 2011.

"Ver o Flamengo jogar é um sonho, que, certamente, um dia ainda vou realizar. Minha paixão pelo clube é muito grande e a torcida flamenguista aqui no Amazonas é enorme. Se bobear, temos mais flamenguistas aqui do que no Rio".

Em menor número do que os rivais, tricolores e botafoguenses também são consideráveis na Região Amazônica, como no caso de Douglas Santos. Torcedor fiel da agremiação das Laranjeiras, ele conta que sua paixão pelo clube vem desde a infância e confia no quarto título da competição.

"Meu time mesmo é o Fluminense. Desde pequeno, sempre fui tricolor. O futebol amazonense é muito caído. Estou confiante que seremos campeões, especialmente porque o Fred está em grande fase e tem feito a diferença".

Por Maximilian Pimenta Cabral
FUTNET

29 comentários:

  • ZIGBISGAIÁ disse...

    PELA MÃE DO GUARDA- PQP, NACIONAL DE NOVO !!!!

    MERMÃO, ESSES CARAS AINDA NÃO APRENDERAM QUE O NACIONAL JÁ ERA ! PELO MENOS COM ESSA DIRETORIA !!!

    PQP, ESSES CARAS DO NACIONAL SÃO CHATOS P/ KCT !!!

    SAI FORA MORTO !!!!

  • ZIGBISGAIÁ disse...

    A MAIOR ESTRUTURA QUE O NACIONAL POSSUI, TIRANDO TUDO QUE FOI FEITO PELO GOVERNO, INCLUÍNDO AÍ O TAL DE CT, FEITO EM DETRIMENTO DOS OUTROS CLUBES, É UMA REDE MONTADA PRA DESVIAR RECURSOS PÚBLICOS, PRA QUE DIRIGENTES COLOQUEM NOS BOLSOS.

  • Mauro disse...

    Então porque o Santa Cruz de Pernambuco é tão querido se estava ha muito tempo na serie D? Esses torcedores de TV são muito é influenciados pela rede Globo e pelos meios escritos que só divulgam essa kk de futebol carioca, se querem tanto ver o flamerda ou o vascú então vão embora daqui seus alienados.

  • Mauro disse...

    Mermão a vontade que eu tenho quando vejo alguem nas ruas de Manaus com camisa de time carioca é de tacar fogo com o sujeito nela mesmo, pena que é contra a lei.

  • Brito disse...

    Torcerei para o meu Tufão no Amazonão/2012 espero que seja campeão garantindo assim a vaga na série D/2013 e Copa do Brasil; Torcerei para o Penarol na Copa do Brasil e Série D/2012; Torcerei para o Nacional na Copa do Brasil e se houver desistência de clubes dos estados de Roraima e Rondônia e o Nacional entrar torcerei tbm pelo Naça..

    Avante Amazonas um dia a gente chega lá....

  • mauro disse...

    Da é nojo ver o cidadão colocando na casa dele a bandeira de um clube que não favorece em nada o desenvolvimento do estado, as crianças por ai nem sabem o hino nacional mas sabem o do flamengo que papai e a globo ensinaram pra ele, ainda falam em amor, amor a que? à tela de LCD do bar da esquina?

  • Elias Abensur disse...

    No dia 14 deste mês, quando eu estava no encontro de professores da SEDUC, eu vi um colega com a camisa do FAST. Sinceramente, quase fui às lágrimas! Ele pode até não ser fastiano, mas o fato de vestir a camisa de um clube do estado do AM me enche de orgulho. E sinto o mesmo quando vejo alguém vestido com camisa dos rivais do tricolor cintado.

    Quanto aos paga-paus, é apenas o reflexo da baixa auto-estima do povo amazonense se escudando no fato de que não temos times na série A. Esse argumento é covarde, pois o futebol do nosso vizinho do leste está numa situação um pouquinho melhor, com 2 clubes na série C, mas mesmo assim o povo daquele estado veste a camisa de seus clubes e o maior clássico de lá lota estádio mesmo com ingresso a R$20,00. O fato de que o amazonense da capital sempre quis ser carioca é histórico. E lamentável!!!

  • M.BECKHMAN disse...

    Exercer a criticidade. Entrevistados que não frequentam os estádios de futebol, colonizados pela imprensa do sudeste, que não conhecem sua cultura, gente acostumada a ver o mundo pelas "lentes" de outras pessoas. Uma elite social e econômica que colabora para este cenário de desprestígio. Mas, é mais fácil me DEPRECIAR e DEPRECIAR as minhas coisas que assumi-las e construir! Isto é cômodo. Construiremos um 2012 melhor e mais altivo, sem "ditadores da bola" e com os nossos emblemáticos clubes nos dando orgulho e alegria. 24 de Outubro - Dia da Mãe dos Deuses -Manaus! Saudações Amazonenses!

  • Anônimo disse...

    Quando acabar com a mafia dos dirigentes amazonenses, e passar oleo de peroba na cara de jogadores que não honra a profissão.Acredito que vamos ao estadio, sou rionegrino com orgulho!
    Agora vergonha eu tenho e de nenhuma multinacional do distrito industrial patrocina as equipes do Estado porque sabem da fama do dirigentes!!! A VERDADE É ESSA!!!

  • Anônimo disse...

    Boa tarde!Concordo com o que o colega comentou.
    Assisti a materia da SPORTV sobre o nosso futebol amazonense, onde fora mostrada a dura realidade e os responsaveis por isso.Vejo que nossa terra continua sendo explorada por pessoas que se quer nasceram aqui e também pouco se importam com o futebol.
    Sabemos que a federação tem responsabilidade por essa situação agora é facil saber ,o por quê, torcemos para times do sul.
    Temos um polo industrial forte, a federação sabe porque os empresarios locais não patrocinam as equipes locais.Somos sede para copa e a vergonha escancarada para o Brasil, de uma cidade rica e o futebol esquecido e sendo explorado até a ultima gota por dirigentes corruptos.Nosssos impostos são pagos agora, cade a coragem de clamar as empresas que ganham milhões em nossa terra e se quer participam como as do Sul que investem nos times locais.É facil criticar o torcedor amozonense, dificil é assumir a verdade e a vergonha onde esta nosso futebol.

  • Elias Abensur disse...

    Creio que o indigente acima não acompanha mesmo o devir do nosso combalido futebol.

    Sobre as empresas do PIM:

    O motivo alegado por elas para não patrocinarem os clubes amazonenses é que o comando delas é em SP ou fora do país e que o mercado é no Sul/Sudeste. Na lógica deles, o melhor pagar 2 milhões para estampar sua marca num clube do eixo SP-RJ do que 50 mil num clube do AM, uma vez que o retorno em mídia aqui é inexistente.


    Sobre os dirigentes:

    Nem todos são assim! Você coloca na vala comum todos os dirigentes do nosso futebol. Muitos tentaram, mas investir no futebol, mesmo em times da série A é jogar dinheiro fora e isso ninguém quer. Alguns clubes tentaram se modernizar, como o São Raimundo, mas uma máfia afastou estes jovens desportistas do clube. No meu FAST CLUBE, foi preciso que o conselho deliberativo entrasse na justiça para retomar o comando do clube. O Rio Negro está de mãos atadas, pois seria o único clube que tem gente de grande poder aquisitivo para investir, mas estes viraram as costas para o clube. O único clube que faz questão de manter essa máfia, porque é "chapa branca" é um tal de Nacional. Ali não tem jeito!!!

    Quanto à imprensa!

    Um amigo meu, amazonense que mora em Curitiba há mais de 35 anos, me disse que fenômeno parecido ocorria no Paraná, no início da década de 70. A imprensa local, então, começou a promover o futebol local dando mais espaço e fomentando a rivalidade entre os clubes do PR. Foi um trabalho longo, mas o resultado apareceu em 1985, quando o Coritiba foi campeão brasileiro. O Atlético-PR foi o 1º campeão brasileiro do século 21. A imprensa amazonense, por outro lado, é covarde e se esconde naquele discurso de não contrata e não põe time em campo, etc...


    Sobre o torcedor!

    Aqui, eu digo que é uma combinação dos fatores acima. Hoje, os torcedores são formados na frente da TV. A minha geração de torcedores ainda foi formada indo aos estádios para escolher o seu time. Foi assim que eu me tornei fastiano! Hoje, ninguém leva seus filhos aos estádios, mesmo que seja de graça.

  • Mauro disse...

    É muito fácil também o torcedor se omitir e jogar a culpa nos dirigentes, o torcedor tem que participar, é pra ele que é feito o espetaculo mas ele prefere ver jogo na TV, então se não tem demanda dificilmente vai ter oferta. Tem que ir nos jogos, tem que ser participativo e deixar de colocar desculpas nos outro, se mexa que o resto lhe acompanhará. O Fast tem uma diretoria seria que está comprometida com o clube e com o torcedor, é só querer.

  • Rodrigo disse...

    Sou Rionegrino,
    vou ao estádio, acompanhei o galo em quase todos os jogos, inclusive no interior, mas para quem gosta de futebol, não ter um jogo pra torcer durante mais de 6 meses, vendo na televisão jogos 2 vezes por semana e não simpatizar por nenhum clube de fora, é complicado. Vejo uma administração conturbada no meu galo ano após ano, e mesmo amando minha terra, não sou obrigado a perdoar as más administrações toda temporada, da mesma forma que quando estão em má fase, os gigantes do sul e sudeste acabam mandando jogos com menos público do que os 4 mil de média que teve o Penarol este ano.
    O torcedor amazonense, lotou o vivaldão para ver o São Raimundo jogar, lota a Arena Amadeu Teixeira para ver o Brasil de Falcão ser campeão, lotou a Arena Povos da Amazônia para ver Beach Soccer, agora crucificar o torcedor amazonense que torce por times do sul por não querer torcer por um Nacional, que se classifica apenas em tribunais, um Rio Negro que só joga para não ser rebaixado no estadual, de um São Raimundo que não consegue nem ser mais coadjuvante na Região Norte ou de um Fast a 40 anos sem títulos, Faça-me o favor, ninguém pede um tiro na testa!

  • Elias Abensur disse...

    Rodrigo!

    Eu não me incomodo de ficar 6 meses sem time pra torcer. Mas no período em que o meu time está em campo, eu não perco um só jogo. Eu não concordo com esse argumento de que TEM QUE TORCER PRA ALGUÈM O ANO INTEIRO. Todos aqui sabem que foi um golpe de estado de um grupo de clubes (dentre eles, o quarteto que o povo daqui paga pau) em 1987, somado a uma negociata protagonizada por um clube do AM (vocês sabem a quem estou me referindo), em 1991, que jogou o nosso futebol no porão do futebol brasileiro.

  • SANDOMAR disse...

    A PRINCIPAL CAUSA DISSO TUDO É A AUSÊNCIA DE EQUIPES AMAZONENSES EM DIVISÕES SUPERIORES DO NOSSO FUTEBOL. É CLARO QUE MESMO QUE POR VENTURA UM DIA HAJA UMA EQUIPE AMAZONENSE NA PRIMEIRA DIVISÃO, HAVERÁ SEMPRE AQUELES QUE VÃO TORCER POR VASCO OU FLAMENGO, MAS ESSA QUANTIDADE TENDE A DOMINUIR. LEMBRO MUITO BEM QUANDO O AMÉRICA CONSEGUIU O ACESSO NO CAMPO ANO PASSADO. PUDE VER PELOS JORNAIS QUE HOUVE CARROS QUE PUSERAM A BANDEIRA DO AMÉRICA E DESFILARAM PELAS RUAS E COMEMORARAM BASTANTE.

  • SANDOMAR disse...

    ELIAS, DESCULPE A MINHA IGNORÂNCIA, QUE NEGOCIATA FOI ESSA? E COMO OS QUATRO FANTÁSTICOS DO RJ TIVERAM INFLUÊNCIA NISSO? ABRAÇOS!!

  • Elias Abensur disse...

    Sandomar!


    Em 1987, os chamados grandes clubes do Brasil se rebelaram contra a forma de disputa do campeonato brasileiro alegando prejuízos financeiros quando jogavam com equipes de menor expressão em seus domínios. De fato, o que ocorria era que várias delas eram eliminadas precocemente por equipes de menor tradição (principalmente os 4 grandes do RJ). Criaram a Copa União, cujo vencedor foi o Flamengo-RJ, mas o time carioca e o vice, o Internacional-RS, se recusaram a disputar um quadrangular com os vencedores do módulo amarelo (Sport-PE e Guarani-SP). Então, os remanescentes decidiram o campeonato, que sagrou o Sport-PE como campeão.

    Em 1991, o Nacional vendeu a sua vaga na série B para o União São João-SP. Dos que participaram desta "negociata" apenas um resta vivo. Foi um político bem conhecido do AM.

  • Celso Coelho - Manaus/AM disse...

    Professor Elias Abensur, tu sabes que sou seu fã e tenho por ti um grande respeito.

    Mas, Professor a verdadeira história da ausência do Futebol do Amazonas na elite do futebol do Brasil.

    Lá nos idos anos 80 vai muito além das costumeiras negociatas do Nacional. E o senhor sabe muito bem disso.

    Já naquele tempo os dirigentes e torcedores amazonenses achavam que futebol é simplesmente botar onze marmanjo em campo.

    E futebol é muito mais do que isso. É preciso ter representatividade. O que o futebol amazonense NUNCA TEVE. E pelo andar da carruagem, nunca terá.

    Por tudo isso, não se pode deixar no ar que foi por culpa dos cariocas é que o futebol do amazonas é fudido. Nada disso. Neste epsódio não dá para tirar o C... do rumo. A culpa foi toda do Amazonas.

    Nos somos eternos aprendizes, que tal começar a mudar o rumo da história aprendendo um pouco?

    Sugiro um aprendizado com os nossos vizinhos paraenses, eles entendem de REPRESENTATIVIDADE. Ou não? Na dúvida PERGUNTE NO POSTO IPIRANGA. KKKKK.....

  • sandomar disse...

    Obrigado Elias. Um grande abraço!! Realmente lembro na década de 80 que o campeonato brasileiro da primeira divisão tinha uma forma diferente. Era disputada pelos campeões estaduais e houve uma mudança da forma de disputa que excluiu clubes de menor expressão!

  • SANDOMAR disse...

    MUITO OBRIGADO PELAS EXPLICAÇÕES ELIAS. O FATO É QUE LEMBRO BEM QUE ANTIGAMENTE OS CAMPEÕES ESTADUAIS PODIAM JOGAR O CAMPEONATO BRSILEIRO DA PRIMEIRA DIVISÃO E DEPOIS, NÃO SEI POR QUE MOTIVO TROCARAM A FORMA DE DISPUTA, DEVE SER PELOS MOTIVOS EXPOSTOS PELO PROFESSOR ELIAS.
    MAS DE QUALQUER MANEIRA CONCORDO COM O COLEGA ACIMA, NOSSO VIZINHOS PARAENSES SABEM VALORIZAR O SEU FUTEBOL. EM JOGOS COMO PAYSANDU E FLAMENGO, VOCÊ NÃO VÊ NEM UM QUINTO TORCENDO A FAVOR DO FLAMENGO, QUANDO O JOGO É EM BELÉM. RESTA A NÓS APRENDERMOS COM ELES. SEM CONTAR QUE OS MESMOS LOTAM OS ESTÁDIOS E AMAM A SUA TERRA.

  • emerson disse...

    Boa parte desses jogadores de futsal que vocês estavam torcendo já jogaram no time de futsal de Joinville ou contra o Joinville. Falcão, por exemplo, jogava na Malwee, que era um time ao lado de Joinville. Manaus poderia ter um timaço de futsal, é um esporte que não sofre muita concorrência de SP ou RJ e é mais barato que o futebol. Olhando de longe a impressão que dá é que falta vontade política. Manaus é uma cidade rica, pujante e nem uma equipe boa de futsal tem. Falta só vontade, vamos lá manauaras.

  • Anônimo disse...

    na partida de estreia do brasil estava eu com minha camisa do sao raimundo, no intervalo o carinha q falava no microfone saiu falando sobre as camisas dos clubes q estavam pelas arquibancadas. qnd ele me viu veio cm a pergunta: "q time é esse ae?" féla da puta, sangue ferveu!!

  • natan pres apaixonaça disse...

    fica uma pergunta? porque que a materia so notabilizou torcedores de clubes de fora ,se no blog da leoes da amazonia tem varios nacionalinos com a camisa do nacional ,sera porque fazer materias naegativas sao mais facil de fazer, ho a intençao e sempre procurar defeito para poder ter motivo para acriticar sa coisa do amazonas, mesmo sabendo que essa postagem nao vai passar no crivo desse potal , mas postarei nos outros portais ,fica pergunta

  • Brito disse...

    Galera não sei o que está acontecendo com o blog está praticamente parado, por onde anda o Thiago??? Deve está com problemas, mais queremos saber o aconteceu com nosso colega, que não deixa a gente sem notica, se vc estiver bem der uma respsta caro colega, pois estamos sentindo sua falta e da noticias do nosso futebol.

    Dê noticas irmão

  • Roberval Santos disse...

    Oi galera do Amazonas,
    Sou acreano e posso dizer que aqui no Acre essa situação está mudando, se vc der um passeio ao centro da cidade encontrará muitas pessoas com a camisa do rio branco e nosso campeonato estadual está com uma ótima média de público, a rivalidade está voltando como nos tempos do amadorismo. Tenho saudade da copa norte, eita tempo bom. Torço para que nosso futebol do norte volte com força, temos meu rio branco que está cresecendo, temos times como o poderoso São Raimundo que era temido há tempos atras, o nacional, paysandu, remo e tuna luso. UM ABRAÇO

Postar um comentário

Fala torcedor! Sua opinião é muito bem vinda, mas pedimos que algumas regras sejam observadas ao fazer um comentário:

NÃO SERÃO PERMITIDOS COMENTÁRIOS QUE:

- Contenham ofensas pessoais a membros e visitantes do blog
- Contenham discriminação de Raça, Religião, Orientação Sexual, Classe Econômica e outras.
- Contenham propagandas indesejadas de sites, programas, produtos etc.
- Contenham notícias de fontes inexistentes ou duvidosas.
- Não tenham qualquer relação com a notícia/post na qual estão sendo publicadas, ou com o futebol amazonense em geral.
- Tenham autor "Anônimo"

 

©Copyright 2009 Futebol Amazonense | TNB