
O primeiro coletivo do Nacional com o grupo completo, de 24 jogadores, hoje, marcou o início das disputas por vagas no time principal para a Série D do Campeonato Brasileiro. Com várias opções, o técnico Adinamar Abib testou formações diferentes para cada esquema tático.
Diante de um elenco com jogadores que se equivalem em nível técnico, Abib definiu o requesito para escolher os titulares. “Gostei de todos. Então, o jogador fisicamente melhor preparado e que saiba buscar seu espaço, vai ganhar vaga na equipe”, comentou o treinador, que não tem favoritos a vagas cativas na equipe.
Os jogadores assimilaram o recado e no treino de hoje demonstraram que a disputa será acirrada. Com direito a empurrões e puxão de colete, os titulares venceram por 3 a 0 com um gol do atacante Charles no primeiro tempo, e no segundo do lateral-esquerdo Alberto e do meia-atacante Maico Gaúcho, cobrando falta.
No primeiro tempo do coletivo, Abib optou pelo habitual esquema 3-5-2. O trio de zaga formado por Fábio Gomes, Santiago e Lídio ficou firme até a troca de sistema, quando Gomes passou para o time reserva. No setor de armação, Clayton He-Man e Catatau nas alas apoiavam Igor Gaúcho e Amaralzinho, enquanto Igor Cearense seguia como armador e meia ofensivo livre para avançar ao ataque, formado pela dupla Branco e Charles, que tem fama de ser artilheira.
Com a mudança para o esquema 4-4-2, o meia-atacante Maico Gaúcho deixou os reservas e não decepcionou o treinador. “O Maico tem uma qualidade técnica apurada e me agradou. Só que, fisicamente, ele ainda não está no nível dos outros jogadores que começaram a treinar antes”, declarou Abib.
O atacante Washington, que substituiu Branco, foi o alvo preferido da defesa dos titulares e reservas. O zagueiro Flávio, um dos últimos reforços a chegar ao lado de Maico Gaúcho, ficou os dois tempos na reserva, mas estava com vontade de mostrar serviço ao investir numa marcação cerrada e forte parecida com a do titular Santiago.
O volante Wilker entrou no lugar de Amaralzinho e o lateral Alberto assumiu a função de Clayton He-Man na esquerda. Já no meio-campo, Vinícius ocupou a vaga de Igor Cearense. “Trocamos as peças para o ritmo (do treino) não cair”, despistou Abib.
Titulares: Nailson, Catatau, Santiago, Lídio e He Man (Maico Gaúcho), Amaralzinho (Vinícius), Igor-RS, Alberto, Igor-CE, Charles e Branco (Washington).
Reservas: André Luis, Jonathan, Clemilton, Flávio, Fábio Gomes e Pedro Henrique, Delciney, Vinícius (Amaralzinho), Clailson, Maico Gaúcho(Clayton He Man), Washington e Edinho Canutama.
Fonte: Diário do Amazonas / FUTEBOLAMAZONENSE.COM.BR