Fast tenta reaver vaga na Série D em julgamento nesta quinta

quarta-feira, 6 de julho de 2011 6 comentários
image

    O pleno do Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) se reunirá nesta quinta-feira (07), às 18h, na sede da Federação Amazonense de Futebol (FAF), para julgar o Mandado de Garantia movido pelo Fast contra a entidade que comanda o futebol do Estado, requerendo a vaga oriunda da Federação Roraimense de Futebol (FRF) concedida pela FAF ao Nacional, em detrimento ao Rolo Compressor.

Na ação, o Fast questiona a escolha, alegando que a FAF desrespeitou o regulamento da Série D, em seu artigo 26, que trata da indicação do segundo clube de uma Federação para a competição. Segundo o vice-presidente do Fast, Edson Rosas, que é advogado e defenderá o Tricolor no julgamento, além de desconsiderar o que está escrito no regulamento, a FAF, ao indicar o Leão da Vila Municipal, desrespeitou o Estatuto do Torcedor. A confiança de Edson na ação que move contra a FAF é tanta, que ele vai dispensar a utilização de testemunhas.

“Todas as provas que a nosso favor já estão inseridas no processo. Usarei o mesmo argumento que está na peça com base no que diz o regulamento da Série D e no Estatuto do Torcedor, que ordena que os critérios técnicos devem estar previamente definidos e que não cabe convite, como a FAF fez ao escolher o Nacional”, antecipou Edson Rosas.

Além do presidente do TJD André Oliveira, participarão do pleito o vice-presidente Alcimar Cabo Verde, o procurador Geral, Edson Massulo e os auditores Emerson Rodrigues, Antônia de Jesus, Mauro Queiroz, Elias Tupinambá, Júlio César Brandão e Rui Gamas e Silva.

O julgamento terá início com a leitura da ação processual movida pelo Fast, depois as duas partes envolvidas (clube e Federação) sustentarão suas teses. Passado esta fase, a procuradoria vai se manifestar através do voto. O presidente do TJD, André Oliveira, informou que o julgamento do Mandado de Segurança será a aberto ao público e que o pleito tem previsão de duas horas de duração.

Qualquer que seja a decisão do colegiado caberá recurso, à parte derrotada, no Supremo Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).

Ivan Guimarães, diretor da Federação Amazonense de Futebol

1  Quem vai representar a Federação Amazonense de Futebol no julgamento?

Eu estarei aqui (na sede da FAF) para prestar esclarecimento e oferecer qualquer informação que a Justiça solicite.

2 A FAF está temerosa em ter que voltar atrás e tirar a vaga do Nacional para entregá-la ao Fast?

Não temos razão para estarmos preocupados com isso. O presidente, Dissica Thomaz, fez o que tinha que fazer, escolheu o nosso segundo representante utilizado o critério técnico.

3  Então a confiança numa decisão positiva é total?Bom, é o Tribunal de Justiça Desportiva que julga, não eu. Mas não creio em mudança no que já está definido. A Federação agiu corretamente, conforme eu já disse. A CBF já aceitou e confirmou a escolha do Nacional, que já tem até a data, os horários e o local dos jogos definidos na tabela.

Fonte: A Crítica

6 comentários:

  • ODORICO disse...

    Neste caso, que promete ir muito mais além do que parece, o que temos de entender, é que não é o fato do Nacional ser o time do Governador, ou ter a melhor estrutura e melhores condições de ir adiante, em relação ao FAST Clube. O que está em jogo, é a JUSTIÇA e o RESPEITO as leis, pessoas e instituições. É isso que o pessoal do FAST, está pleiteando, e é por isso que eu concordo que o Nacional, não deveria estar na disputa. Isso independente de qualquer coisa. E eu agiria assim, se não fosse o FAST no caso, se fosse também outra equipe, ou até mesmo o contrário (sendo o FAST, querendo a vaga do Nacional).

    O Procurador geral do TJD-Am, Dr. Edson Massulo em seu parecer, mostrando completa lucidez e isenção total, bem como imparcialidade, deu parecer favorável ao pleito do FAST, isso é uma grande vitória, pois, todos que estão no meio do Futebol em Manaus, sabem que tudo em Manaus, quando se trata em questões similares a esta, sabem, que a influência é muito grande, e as sentenças, muitas vezes, são completamente equivocadas. Mas, saem desta forma, para satisfazer as necessidades e os pedidos dos que, querem a todo custo, passando por cima das leis, conseguirem colocar suas vontades pessoais, acima das coletivas, como está acontecendo com este caso.

    O pessoal do FAST Clube, sabem, que dificilmente amanhã no julgamento, no TJD-Am, vão ganhar alguma coisa. O que querem mesmo, é que seja julgado logo, para que o processo possa subir para o STJD, no Rio de Janeiro, onde a influência não ocorrerá, assim como e também, querem saber qual será o argumento a ser usado pelo TJD-Am, para continuar deixando o Nacional na disputa. Claro que todos sabem, um argumento vai ter que ser dado, mas a realidade mesmo, é que o Nacional vai permanecer com a vaga depois do julgamento de amanhã, por causa da influência e da pressão, que os auditores sofrerão e votarem, para deixar a coisa do jeito que está.

    Isso tudo, cantei aqui. Esperem pra ver, quando o Nacional passar de fase, ou vencer em outra fase. A partir daí a coisa vai ser diferente, o Nacional, a Federação Amazonense, ficarão nanicos, diante de Clubes de outros estados, não precisa nem mesmo ser de longe, basta ser do Pará e, os Governos, bom, Governo por Governo, vai ser igual, aí o Nacional cai da boca.

    Mais VERGONHA PARA O NOSSO AMAZONAS.

    Que a culpa, não seja creditada ao pessoal do FAST, A CULPA, DEVERÁ SER CREDITADA AOS QUE ARMARAM, PARA QUE O NACIONAL FOSSE INDICADO, da FORMA QUE FOI, PRINCIPALMENTE O Sr. DISSICA E QUEM O SOLICITOU QUE FIZESSE ISSO.

  • Brito disse...

    Creio que o julgamento de amanhã teremos uma surpresa com o ganho de causa para o FAST e a FAF retirando o Nacional e indicando o FAST se a FAF vai recorrer tbm creio que não pk caso o FAST realmente herde a vaga a FAF que ja tinha sido derrotada no TJD-AM não terá argumento perante o STJD e caso recorra com certeza será derrotada mais uma vez, pois o FAST tem todos os argumentos e provas se não tribunal jamais acataria essa entrada de processo.

    A preocupação maio será o time do FAST jogando a série D, ainda não tem esse time montado o mais obvio seria contratar todos os jogadores e comissão técnica que estão no Nacional, pois este não terá mais partidas oficias esse ano, e com certeza fechariam com o FAST e praticamente já teria um time pronto. Essa será a saida para ter um FAST montado a curto prazo, agora o Nacional pode dificultar.

    Avante Penarol e Nacional ou Fast rumo a série C/2012

  • ODORICO disse...

    Meu caro BRITO (palmas, muitas palmas p/vc), seu pensamento vai na “mosca” !

    Apesar do pessoal da Diretoria do FAST, estarem absolutamente conscientes, de que dificilmente ganham alguma coisa amanhã, por causa da influência que esse julgamento já está tendo nos bastidores. A coisa pode ser diferente. O parecer isento do procurador, mostra claramente que a coisa pode sim mudar.

    Você foi brilhante, é claro que se a FAF perder aqui amanhã, o que nem eu, nem o pessoal do próprio FAST, acreditam que pode acontecer, depois caso a FAF venha a recorra, no STJD é que não ganha mesmo. Entretanto, certamente o contrário acontecendo (o FAST recorrendo), é quase certo, que negócio será melado e o Nacional cai no STJD no Rio de Janeiro, disso, não tenha dúvidas.

    Na mosca também seu pensamento, a única maneira do FAST ter uma equipe competitiva, é pegar todos os atletas do Nacional e comissão técnica também e jogar a série D, utilizando a mesma ajuda e fonte de recursos do Nacional, ou seja, o apoio institucional. Ou será, que alguém vai negar este apoio ???

    MEU CARO LEON - Não é a pontuação do Nacional em um Ranking que leva em conta resultados de 30/40 anos atrás, nem mesmo o fato do FAST Clube está em um jejum de títulos que já perdura por mais de 40 anos, que estará em jogo e em julgamento logo mais. O que estará em jogo, é a indicação equivocada e arbitrária do Nacional, para jogar a série D, usando um critério que não existe e passando por cima dos critérios existentes. Isso é o que estará em pauta.
    Claro que você deve ser torcedor fanático do Nacional, mas, mesmo os mais fanáticos, quando lêem o que está escrito no regulamento e no estatuto do torcedor, sabem, que não era o Nacional, a equipe que deveria ter sido indicada. Isso é fato, e por isso o Nacional vai cair, se não amanhã, mais na frente.

  • Cristoffer disse...

    O Fast está perdendo tempo, mesmo que ganhasse a vaga, com que time ia jogar a série D?!, a diretoria do Fast tem que se preocupar em montar um bom time pro Amazonense 2012 e tentar sair do vice que persegue o time há anos. Quanto ao Naça, espero que faça bonito e leve o Amazonas a série C, pois elenco e apoio tem....
    AVANTE NAÇA!!!!

  • Regis Am disse...

    Então quer dizer que o Fast é o errado nessa história???
    Minha nossa senhora do céu, só posso está em Manaus mesmo!!!!!!!

Postar um comentário

Fala torcedor! Sua opinião é muito bem vinda, mas pedimos que algumas regras sejam observadas ao fazer um comentário:

NÃO SERÃO PERMITIDOS COMENTÁRIOS QUE:

- Contenham ofensas pessoais a membros e visitantes do blog
- Contenham discriminação de Raça, Religião, Orientação Sexual, Classe Econômica e outras.
- Contenham propagandas indesejadas de sites, programas, produtos etc.
- Contenham notícias de fontes inexistentes ou duvidosas.
- Não tenham qualquer relação com a notícia/post na qual estão sendo publicadas, ou com o futebol amazonense em geral.
- Tenham autor "Anônimo"

 

©Copyright 2009 Futebol Amazonense | TNB