
A Série D do Campeonato Brasileiro é disputada desde 2009 e nunca teve a participação de clubes indicados pelo Ranking Nacional de Clubes (RNC). A Federação Amazonense de Futebol (FAF) fugiu à regra e indicou o Nacional para a vaga do Estado de Roraima, que desistiu da disputa, baseada neste critério. A escolha motivou o Fast Ulbra, vice-campeão do regional em 2010, a mover ações na justiça desportiva para requerer a vaga.
O Penarol, de Itacoatiara (a 176 quilômetros a leste de Manaus) foi o campeão estadual do ano passado e assegurou a vaga no Brasileiro deste ano. Desde a criação da quarta divisão, sete agremiações desistiram da competição antes do início. Seis substitutos foram indicados com base na classificação de torneios seletivos ou campeonatos estaduais.
A exceção foi o CSA-AL, em 2010. Nenhum clube de Alagoas quis a vaga. Para não ficar sem representante na competição, a Federação Alagoana de Futebol decidiu indicar o CSA, que foi rebaixado para a segunda divisão do Alagoano em 2009, mas aceitou participar da Série D.
Ainda em 2010, o Estado de Goiás teve direito a duas vagas no torneio nacional, mas abdicou. Como a Federação Brasiliense de Futebol era a melhor ranqueada na região Centro-Oeste, enviou dois afiliados para a disputa. O Ceilândia, campeão do regional, ganhou a companhia do Brasília e do Botafogo, vice-campeão e terceiro colocado, respectivamente.
O Pará também ganhou uma segunda vaga no ano passado pela desistência do Estado de Roraima. O indicado foi o Cametá, quarto colocado no Paraense. É que os três primeiros colocados já tinham vaga assegurada nas Série C e D.
O Fast Ulbra impetrou um pedido de mandado de garantia com liminar no Tribunal de Justiça Desportiva do Amazonas (TJD-AM) na segunda-feira (27). A liminar foi negada, mas o processo deve ser julgado no dia 8 de julho. O clube ainda adotará medidas preventivas no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), hoje.
O diretor jurídico do Rolo Compressor, Édson Rosas está no Rio de Janeiro desde hoje para tratar de um recurso. “Vou preparar no STJD uma medida preventiva para o caso de um julgamento desfavorável ao Fast no TJD-AM”, explicou Rosas.
Fonte: Diário do Amazonas
15 comentários:
É pura lógica!
Se a federação ganhou a vaga em razão do ranking de federações e o time amazonense que mais contribuiu para que isso acontecesse foi o Nacional com 312 pontos, em razão do ranking de clubes(57o), seria justo que o Nacional fosse beneficiado.
Ou será que queriam que o Fast que só contribuiu com 29 pontos fosse o indicado?
Esse Fast não ganha um amazonense faz pra lá de 40 anos e ainda quer ser o indicado? Fala sério!
MOTIMOS PARA O NAÇA SER O INDICADO:
1) Clube que mais contribuiu, estando em 57 no ranking de clubes com 312 pontos, já o Fast está em 162 com 29 pontinhos;
2) O Nacional tem 40 títulos, ja o Fast tem só 6 títulos, sendo que umas 3 gerações nunca comemoraram um título, haja vista, fazem mais de 40 anos no jejum;
3)O Naça tem a maior torcida, já o Fast. Sem comentários;
4)O Naça nunca perdeu por WxO, já o Fast em 2008 na Série C, perdeu por WxO, envergonhando o Amazonas;
5)O Naça já tem um excelente elenco que já vem treinando para representar bem o Amazonas, já o Fast não tem ninguém;
6)O Naça foi em 2011 para as finais do 1o e 2o turno, ganhando um turno e sendo vice-campeão sem perder nos 180 minutos;
7)O Naça é o que mais investe e é o maior vencedor das categorias de base no Amazonas;
8) O Naça é o único que tem um CT próprio;
É melhor parar por aqui, pois a diferença é muita em favor do mais querido.
Leonel,
Seguindo essa lógica, todos as vagas na Série D seriam preenchidas dessa forma, já que todas elas vem do Ranking Nacional de FEDERAÇÕES:
- Os quatro primeiros estados do RNF tem direito a três representantes cada.
-Do quinto ao nono terão direito a dois representantes cada.
- Os outros (Amazonas incluso) tem direito a uma.
Pela sua lógica, cada estado manda o clube melhor posicionado no RNC, e pronto. Pra que estadual?
O problema é que só a FAF seguiu essa lógica até hoje, contrariando, no mínimo, o bom senso.
É CLARO que o Nacional tem méritos, é o maior clube do AM etc etc, ninguem discute isso. Só que me admira muito pessoas como você e o J.Carlos acharem que, por causa disso, o Nacional deva ser favorecido em todas as ocasiões.
Acordem pro fato de que a decisão da FAF não teve NADA A VER com as glórias do Nacional ou sua posição no Ranking de Clubes! Foi pura politicagem, e é isto que está matando nosso futebol!!!
Agora, feita a merda, já era. O Fast tem mais é que esquecer essa batalha jurídica, pois sabe que é causa perdida, e só vai prejudicar nosso futebolzinho mais ainda.
J. Carlos
É né? O Naça é maravilhoso. Proponho acabarmos com o Campeonato Amazonense (que o Naça não ganha desde 2007), e declararmos o Nacional campeão todos os anos, elegendo-o assim nosso único e eterno representante nas competições nacionais, afinal, é a LÓGICA!
E ainda assim, esse Nacional, o leãozinho de pelúcia não vai passar da segunda fase. Mais uma vez vai envergonhar o futebolzinho medíocre e cheio de falcatruas do Amazonas. Esperem e verão.
Todo ano tem um caso novo no nosso futebol ano passado tivemos a vergonha de perder com o América a vaga da série C no tapetão para o JEG com escalação de um jogador irregular e outro com 3 cartões amarelos (culpa da FAF e da diretoria do América por confiar totalmente na FAF)foi uma vergonha nacional. Agora parece que novamente estaremos em tribunais por um equivoco da FAF. Nacional e Fast estão brigando pelo direito de nós representar não digo que Nacional ou FAST são errados ou melhor o FAST está no seu direito e o Nacional com desejo de nós representar mais todos sabem que prá nós representar existem regulamentos estatutos. A UNICA CULPADA DE MAIS UMA VERGONHA PARA O NOSSO FUTEBOL É EXCLUSIVAMENTE DESSA FAF SEM VERGONHA.
Se acontecer algo como punição da CBF por atrasar ou adiar a série D é culpa da FAF
Avante Penarol e Nacional Rumo a série C/2012
O FAST TEM POUCAS CHANCES DE CONSEGUIR A VAGA, MAS SERIA MELHOR NÃO TENTAR EMBOLAR O CAMPEONATO, POIS O MAIOR PREJUDICADO SERÁ O FUTEBOL DO AMAZONAS. ESTAMOS A MENOS DE 20 DIAS DO INÍCIO DA SÉRIE D. MESMO QUE O FAST GANHE ALGUMA COISA, TERÁ TEMPO DE PREPARAR UM PLANTEL DECENTE PARA A DISPUTA? A MINHA HUMILDE OPINIÃO É QUE ELE DESISTA DE TENTAR ATRAPALHAR A COMPETIÇÃO, POIS A LONGO PRAZO ELE MESMO PODE SER BENEFICIADO. SAUDAÇÕES AMAZONENSES!
Acabei de receber a informação de que o UNIÃO E C de Rondonopolis/MT acaba de herdar a segunda vaga do MT, com isso o grupo A1 da série D já está completo com Penarol/AM, Cuiabá/MT, Plácido de Castro/AC, Nacional/AM e União E C/MT esse grupo é uns dos mais dificeis e com certeza quem passar vai ser uns dos favoritos para segunda fase. 17/07 Penarol x Cuiabá - Floro de Mendonça e Nacional x União E C - SESI o fundamental que nossos representante comecem bem com vitória. Alô torcida do Penarol com certeza vai lotar o Floro de Mendonça e a do Nacional acho que deve fazer uma promoção com ingressos a custo de R$5,00 (cinco reais) para atrair todo publico não só os nacionalinos e sim a torcida amazonense como um todo e lotar o SESI.
Avante Penarol e Nacional Rumo a série C/2012
Estão falando em bagunçar o futebol amazonense, kkkkkkkkkkkkk, nosso futebol já está bagunçado a muitos anos, não é de hoje que o nacional é privilegiado pelo governo do estado, e se for pra usar o ranking de clubes, é preciso rasgar também o estatuto do torcedor, pois não serve de nada então, a FAF simplesmente passou por cima do estatuto do torcedor, simplesmente isso, se qualquer um de nós cidadãos impetrar um mandato de segurança impede o nacional de entrar pela janela nesse campeonato. Infelizmente nosso futebol é assim, sem credibilidade, sem moral, sem honestidade, sem respeito, e ainda tem um monte de torcedor que se acha no direito de dizer que está tudo certo...por essas coisas todas que deixei de ir aos estádios aqui em Manaus, prefiro ficar em casa torcendo pro meu vascão!!!! mas gosto muito do São Raimundo e quem sabe um dia volto pro estádio.
O mais incrivel é vim fastiano aqui falar que o Nacional energonha o estado e etc.
Ponham na cabeça de vocês que se o futebol do Amazonas é decadente é porque ele já esteve em algum lugar... e se ele já esteve foi com o Nacional.... o Fast nunca fez nada representativo em prol do futebol baré!
O Fast históricamente é um time miusculo, nas decadas passadas a torcida do Fast tinha o tamanho que tem hoje... Nacional e Rio Negro eram os únicos que tinham torcida, se os publicos foram grandes antigamente, isso não tem nada a ver com o Fast!
E antes que se fassa injustiça, a Copa do Brasil também usa de tal ranking, e antigamente a Série C! O Remo-PA entrou na Copa do Brasil do ano que vem pelo Ranking, e lá não tem ninguém esperneando por causa disso..
Fastianos, se susseguem, pois os únicos que podem envergonhar nosso estado são vocês com esses causos que estão criando!
Meu caro Teodomiro descordo da sua colocação a Copa do Brasil é outra competição e por sinal de mata-mata o brasileiro é outra coisa com regulamento completamente diferente da Copa do Brasil a unica coisa que se pode afirmar ao comparar Copa do Brasil com brasileiro série D é a partir da 2 fase da competição onde o sistema é mata-mata, fora isso a Copa do Brasil aglomera tanto times de série A,B,C e D já a série D somente das D, e outra coisa na Copa do Brasil não existe rebaixamento ou acesso. Vamos ser sensatos não sou Nacional e nem Fast apenas torço pro nosso futebol subir no cenário nacional, já que é o Nacional o escolhido então estarei apoiando assim como o Penarol. Se mudar que duvido mto para o FAST estarei apoiando da mesma forma.
Avante Penarol e Nacional Rumo a série C/2012
Voltando ao assunto destacado na notícia acima, Brasília e Pará foram exemplares quando indicaram clubes pelo critério rigorosamente técnico. Não usaram critérios de ranking, mas escolheram os melhores colocados.
O artigo acima diz que em todos os casos o critério foi o técnico. A diretoria do Nacional foi experta fazendo gestão junto a FAF, que inovou com essa decisão puramente política.
Portanto, considero a decisão da Diretoria do FAST legítima e se o Nacional ou qualquer um aqui estivesse no lugar do FAST, também faria o mesmo.
É INCRIVEL COMO BRIGAMOS CONTRA NOS MESMOS(!)., NA HORA DE SOMARMOS, ACABAMOS É DIVIDINDO, NA HORA DE APOIARMOS, CONTINUAMOS COM CRITICAS DESTRUTIVAS.É VERDADE,... QUEM NÃO AJUDA, SÓ ATRAPALHA. QUANDO SERÁ QUE, TEREMOS VERDADEIRAS ATITUDES DE QUEM REALMENTE QUER VER ESSE TÃO SOFRIDO FUTEBOL AMAZONENSE CRESCER.???, PESSOAL, VAMOS RACIOCINAR,(!), O QUE REALMENTE QUEREMOS??
A QUARTEIRONA AINDA NEM COMEÇOU, E JÁ ESTAMOS, COM ESSAS ATITUDES E PENSAMENTOS MEDIOCRES. (MAS, TODOS AQUI QUEREM VER O FETUBEL AMAZONENSE CRESCER,... COMO??), AÍ EU PERGUNTO NOVAMENTE, COMO???. SE PRETENDEMOS MUDAR ALGUMA COISA NESSE FUTEBOL AMAZONENSE, VAMOS COMEÇAR POR NOS MESMOS(NOSSAS ATITUDES E PENSAMENTOS).
UM GRANDE ABRAÇO. AMAZONAS(SEJA LÁ QUEM FOR) RUMO A SERIE C.
Postar um comentário
Fala torcedor! Sua opinião é muito bem vinda, mas pedimos que algumas regras sejam observadas ao fazer um comentário:
NÃO SERÃO PERMITIDOS COMENTÁRIOS QUE:
- Contenham ofensas pessoais a membros e visitantes do blog
- Contenham discriminação de Raça, Religião, Orientação Sexual, Classe Econômica e outras.
- Contenham propagandas indesejadas de sites, programas, produtos etc.
- Contenham notícias de fontes inexistentes ou duvidosas.
- Não tenham qualquer relação com a notícia/post na qual estão sendo publicadas, ou com o futebol amazonense em geral.
- Tenham autor "Anônimo"