Estádio Francisco Garcia será inspecionado para a Copa

quarta-feira, 11 de maio de 2011 Comments

O Comitê Organizador da Copa do Mundo de 2014 envia, ao Amazonas, nesta quarta-feira, dia 11 de maio, um técnico para visitar o Estádio Francisco Garcia, em Rio Preto da Eva. O local foi pré-selecionado para ser um dos Centros de Treinamento de Seleções (CTSs) durante a competição, que tem Manaus como uma das sedes. A visita está marcada para as 14h.

Neste domingo a Fifa anunciou a lista dos 145 potenciais candidatos a CTS e informou sobre a série de visitas técnicas para avaliação dos estádios e hotéis. Rodrigo Manzalli, da Arena, empresa que presta serviços técnicos ao Comitê responsável por acompanhar a preparação de Manaus para a Copa, também vai visitar o Amazônia Golf Resort, na rodovia AM-010, que compartilha com o campo de treinamento a condição de CTS.

“O técnico vai aferir as condições do conjunto, hotel e estádio, e quais ajustes serão necessários para que o campo atenda às recomendações determinadas pela Fifa para ser um CTS”, afirmou o coordenador da Unidade Gestora da Copa (UGP Copa), do Governo do Amazonas, Miguel Capobiango, que acompanhará a visita. Segundo ele, serão feitas recomendações para adaptação do gramado, uma vez que o mesmo deve ser semelhante ao que vai ser usado na competição.

De acordo com Capobiango, apenas Rio Preto da Eva foi inscrito na Fifa como candidato a CTS, por apresentar os requisitos básicos. Os estádios Ismael Benigno (Colina) e do Sesi estão competindo, junto com outros seis locais – Ulbra, Sesc, Ufam, Colégio Militar do Amazonas, 1º BIS e Iranduba – como Campos Oficiais de Treinamento (COTs) e cuja seleção aguarda a decisão da entidade organizadora da Copa. “A Fifa está realizando um diagnóstico dos projetos de COT encaminhados pelas sedes para a análise, para então anunciar que estádios serão estes”, explica Miguel Capobiango, ao esclarecer a diferença entre CTS e COT.

O primeiro, segundo ele, são os locais onde as seleções farão o período de aclimatação e preparação para o mundial, chegando com antecedência de um mês e não precisam, necessariamente, ser na cidade ou estado sede. Para ser CTS é preciso ter estrutura de hotel que atenda os critérios da Fifa. Já o COT é o campo de futebol para o último treino coletivo, aberto, antes da partida.

A Fifa informou que presença na lista dos 145 pré-selecionados não quer dizer que o CTS tenha sido aprovado definitivamente pelo Comitê Organizador e muito menos que seja uma garantia de que será utilizado na Copa do Mundo da Fifa. O Comitê Organizador tem a obrigação de oferecer um número mínimo de 64 CTS, mas busca atingir a marca de 90 locais. Fica a critério da seleção escolher onde fará sua aclimatação.

Fonte: A Crítica
 

©Copyright 2009 Futebol Amazonense | TNB