O atual site da Federação Amazonense de Futebol (www.futebolamazonense.com) quase nunca é atualizado (na área de clubes, CEPE/Iranduba e Holanda ainda aparecem como clubes da Série A, por exemplo), e raramente disponibiliza súmulas e borderôs, o que vai contra o Estatuto do Torcedor. O canal tem sido usado, nos últimos anos, apenas para divulgação de tabela e regulamento das competições promovidas pela FAF, inclusive a Copa dos Rios, competição que envolve as seleções amadoras dos municípios amazonenses.
O novo site da FAF vai ter um novo domínio (endereço): www.faf-am.com.br. "Será mais completo e também mais bonito, no visual", adiantou uma fonte da Federação. A previsão é que a partir desta terça-feira (1º de fevereiro), as informações sobre o futebol profissional amazonense, inclusive súmulas e borderôs dos jogos do Campeonato Estadual, estejam disponíveis no novo endereço.
Site atual desrespeita o Estatuto do Torcedor
A Lei nº 10.671, de 15 de maio de 2003, também conhecida como Estatuto do Torcedor, prevê a obrigatoriedade de tornar pública a súmula e o borderô de todas as partidas de competições organizadas por federações esportivas. O artigo 5º do Estatuto do Torcedor diz, expressamente, que "são asseguradas ao torcedor a publicidade e transparência na organização das competições administradas pelas entidades de administração do desporto, bem como pelas ligas de que trata o art. 20 da Lei no 9.615, de 24 de março de 1998".
Acrescenta, o parágrafo único do artigo 5º, que "as entidades de que trata o caput farão publicar na internet, em sítio dedicado exclusivamente à competição, bem como afixar ostensivamente em local visível, em caracteres facilmente legíveis, do lado externo de todas as entradas do local onde se realiza o evento esportivo:
I - a íntegra do regulamento da competição;
II - as tabelas da competição, contendo as partidas que serão realizadas, com especificação de sua data, local e horário;
III - o nome e as formas de contato do Ouvidor da Competição de que trata o art. 6o;
IV - os borderôs completos das partidas;
V - a escalação dos árbitros imediatamente após sua definição; e
VI – a relação dos nomes dos torcedores impedidos de comparecer ao local do evento desportivo".
A obrigação de tornar pública a súmula da partida está previsto no artigo 12, com o seguinte teor: "A entidade responsável pela organização da competição dará publicidade à súmula e aos relatórios da partida no sítio de que trata o parágrafo único do art. 5º até as quatorze horas do primeiro dia útil subseqüente ao da realização da partida".
No Amazonas, em raras oportunidades o site da Federação divulgou súmulas e borderôs. No site atual, há um link sob o título "Borderô Financeiro 2010 - 2010", com a divulgação apenas dos cinco primeiros jogos: América x ASA, Fast Clube x Sul América (rodada dupla inaugural do Amazonense 2010), Penarol x Princesa do Solimões, CDC Manicoré x São Raimundo e Nacional x Manaus Compensão. E só. Súmulas não estão disponíveis.
Resta aguardar se o novo site, prometido pela FAF, vai alcançar as exigências do Estatuto do Torcedor (leia o estatuto na íntegra, clicando aqui).
Fonte: Blog do Teófilo / FUTEBOLAMAZONENSE.COM.BR






















