Torcedores criam campanha exigindo saída do presidente da FAF

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011 1 comentários

Campanha "Fora Dissica" vai dos estádios para a internet

      Uma campanha que começou no estádios de futebol, ganhou versão agora na internet, motivado pelos acontecimentos das últimas semanas, com o afastamento (por decisão da justiça) e volta (por decisão da mesma justiça) de Dissica Valério Tomaz da presidência da Federação Amazonense de Futebol. Dissica, que também é prefeito de Eirunepé, no interior do estado, além de dono de emissoras de comunicação, está no poder há mais de 20 anos, e é acusado de diversas irregularidades, entre fraude e desvio de recursos.

     Nos últimos dias, o movimento #FORADISSICA tem crescido no Twitter, e ganhado a adesão de torcedores, jornalistas e pessoas envolvidas no esporte local, que exigem mudanças na presidência da FAF, e não estão de acordo com as flagrantes irregularidades e a incompetência da FAF (que entre outras coisas, confeccionou uma tabela em que equipes teriam que jogar dois jogos ao mesmo tempo no Campeonato Estadual). No site Trends Map , que mostra os assuntos mais falados em cada cidade no Twitter, o #FORADISSICA aparece como um dos primeiros em Manaus.

trendsmanausMovimento “Fora Dissica” ganha força no Twitter – Trends Map

Dissecando a FAF

Desde 1985, a FAF não registra eleições em cartório e também não atualizou seu estatuto de acordo com o Código Civil. Entre os absurdos da FAF denunciados, está o pagamento das taxas de transferências de jogadores. Em vez de ir para a conta bancária da Federação, o dinheiro é depositado diretamente na conta do Thales Verçosa (vice-presidente da FAF). Isso porque a conta deles (Federação) está bloqueada, e o que entra lá deve ir para a Justiça como pagamento de dívidas.

Em 2009, a Promotora de Justiça Kátia Oliveira tentou a primeira intervenção na Federação, pedindo à justiça o afastamento de Dissica e a nomeação de um interventor para resolver os problemas. Mas o juiz da Vara de Registro Público (Ronnie Frank Torres), para frustração geral, nomeou o próprio presidente da FAF como administrador provisório, e os problemas persistiram.

Em 2010 o Ministério Público tentou nova intervenção na FAF, e em dezembro o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) determinou a destituição de Dissica, e nomeou o advogado Alcebíades Leiros como interventor, mas alguns dias depois, o desembargador Arnaldo Carpinteiro Péres colocou Dissica de volta no comando da Federação Amazonense de Futebol, alegando não ter visto fundamentação na decisão do juiz da Vara dos Registros Públicos, Silveira Lima, que afastou Dissica, acatando ação ajuizada pelo Ministério Público Estadual.

FUTEBOLAMAZONENSE.COM.BR

1 comentários:

Postar um comentário

Fala torcedor! Sua opinião é muito bem vinda, mas pedimos que algumas regras sejam observadas ao fazer um comentário:

NÃO SERÃO PERMITIDOS COMENTÁRIOS QUE:

- Contenham ofensas pessoais a membros e visitantes do blog
- Contenham discriminação de Raça, Religião, Orientação Sexual, Classe Econômica e outras.
- Contenham propagandas indesejadas de sites, programas, produtos etc.
- Contenham notícias de fontes inexistentes ou duvidosas.
- Não tenham qualquer relação com a notícia/post na qual estão sendo publicadas, ou com o futebol amazonense em geral.
- Tenham autor "Anônimo"

 

©Copyright 2009 Futebol Amazonense | TNB