Primeira parcela do financiamento da Arena será liberada este mês

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011 Comments

 vivaldaonovo

    A primeira parcela do financiamento do Banco Naciona de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES para as obras da futura da Amazônia da Amazônia, no valor de R$ 11.772.616,00 - destinada a elaboração do projeto executivo do empreendimento - será liberada ainda este mês. O Governo do Amazonas e o  BNDES fecharam acordo de  financiamento para a execução das obras da Arena com vistas à Copa do Mundo de 2014 em 29 de dezembro de 2010.

O contrato assinado pelo governador Omar Aziz e pelo presidente em exercício do BNDES Armando Carvalho, está inserido no âmbito do ProCopa Arenas. O Amazonas foi o primeiro estado a fechar contrato com o banco para financiamento de arenas da Copa.

A liberação da segunda parcela do financiamento, no valor de R$ 388.227.384,00, cuja finalidade é a execução das obras do novo estádio, está condicionada à execução da primeira etapa do financiamento - a elaboração do projeto executivo.     

Entre as condições para utilização do crédito da segunda parcela,definidas no contrato, está a obrigatoriedade de apresentação da nota técnica elaborada pela Controladoria Geral da União (CGU) por meio da qual fique atestada a regularidade do projeto executivo da Arena da Amazônia.

O acordo também estabelece a apresentação de uma declaração firmada da construtora Andrade Gutierrez, na qualidade de empresa contratada para a execução da obra, informando que o projeto executivo está adequado e o valor global contratado é suficiente para a execução total do projeto apresentado.

Os termos do acordo tratam restringem a liberação dos recursos a comprovação da regularidade fundiária da área onde será construída a arena. Será exigido também uma declaração emitida pelo órgão competente do Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama), ou pelo Ibama, atestando a validade e a continuidade da Licença de Instalação emitida para a implantação da arena.
AVANÇO
A demolição do Estádio Vivaldo Lima para dar lugar à futura Arena da Amazônia, onde serão realizados os jogos da Copa do Mundo de 2014, foi iniciada em agosto. A primeira etapa dos trabalhos começou em março com a desmontagem das traves, placar, assentos e remoção do gramado do antigo estádio.

Todo o material foi reaproveitado e enviado para os municípios do interior do Estado. A previsão é que as obras da nova arena estejam concluídas em dezembro de 2012, para que Manaus possa se candidatar como sede da Copa das Confederações que acontece em junho de 2013.

Fonte: Manaus Copa 2014

 

©Copyright 2009 Futebol Amazonense | TNB