Um milagre chamado América

terça-feira, 5 de outubro de 2010 7 comentários

Amadeu

        A 180 minutos da série C, time amazonense sofre goleada no Mato Grosso. Parecia que tudo estava perdido, mas ainda não era o fim. A equipe se classificou no índice técnico e só tem mais um adversário pela frente para chegar à Série C. A sorte - e o regulamento - levaram o Diabo a estar vivo no páreo para o acesso à Série C do Brasileiro em 2011.

Mesmo com a derrota por 3 a 0, no sábado, para o Vila Aurora (MT), em Rondonópolis, a três horas via estrada de Cuiabá, o América (AM) conseguiu se classificar na última vaga para a quarta fase da Série D pelo critério de índice técnico. O representante amazonense ficou com 15 pontos na contagem geral, porque o Sampaio Corrêa (MA), concorrente direto à vaga, empatou em casa por 1 a 1 com o Guarany (CE), ficando com dois pontos a menos.

O time dirigido por Sérgio Duarte enfrenta agora o Joinville (SC). A equipe catarinense teve a melhor campanha na competição com 21 pontos. “Amigo, eu não tenho condições de fazer qualquer comentário sobre o América na Série D agora. Estou cansado, acabei de chegar de viagem”, afirmou o treinador, que chegou a Manaus com a delegação do América por volta das 15h.

Mas o fundador e presidente de honra do clube, Amadeu Teixeira, de 84 anos, com todo o gás, falou sobre as chances do Diabo. “Quanto mais a gente avança, mais difícil vai ficar o campeonato. Temos de trabalhar muito. Tivemos desfalques que fizeram falta, como o Santiago (zagueiro). Temos de apostar nesse elenco, porque não podemos mais fazer contratações”, explicou Amadeu.

A presidente do América, Bruna Parente, disse não temer enfrentar nessa fase o Joinville. “Futebol se resolve dentre de campo. Enfrentamos o Mixto (MT), que tinha melhor campanha, mas conseguimos nos classificar”, observou a dirigente, que tão logo pousou na capital amazonense foi votar, no Parque 10, onde mora. “Amanhã (hoje) haverá musculação pela manhã e trabalho físico à tarde. Estamos bastante confiante na classificação à Série C”.

Para o jogo contra os catarinenses, Sérgio Duarte poderá contar com o experiente Amaral, recuperado de cirurgia, e com Santiago no setor defensivo, justamente onde houve falhas na derrota na goleada sofrida por 3 a O para o Vila Aurora. A dupla de ataque Clailson e Felipe, também deixou a desejar, pois perderam muitos gols.

Próximo de feito inédito
Se conseguir passar à Série C será uma façanha e tanto para a história parca de títulos do clube fundado no dia 2 de agosto de 1939 por Amadeu Teixeira. Este, aliás, está no livro dos recordes como o técnico que mais permaneceu no cargo, 50 anos ao todo. O América não foi além de seis conquistas de campeonatos estaduais (1951/1952/1953/1954/1994 e 2009). “O América não tem dinheiro, não tem campo próprio, mas fazemos das tripas coração para colocar a equipe em campo“, destaca Amadeu.

Conforme a Bruna Parante, a equipe custa mensalmente em torno de R$ 170 mil - incluindo folha de pagamento -, com média salarial de R$ 2 mil aos jogadores. O clube de cores vermelha e branca tem patrocínio do Banco BMG, ajuda da marca Score para uniforme, contribuição governamental, além do professor de educação física Cássio Muniz, dono uma academia de musculação no Aleixo. “Temos alguns parceiros. Mas é preciso uma ajuda financeira maior. Ainda mais se passarmos à Série C“, diz Bruna.

Divulgados dias e horários das quartas-de-finais

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou, na tarde desta segunda-feira (4), as datas e os horários da fase quartas-de-final do Campeonato Brasileiro da Série D. As partidas de ida acontecem no próximo domingo, dia 10. Já os confrontos decisivos serão no outro fim de semana, dia 17 de outubro. Os oito jogos acontecem às 16 horas (de Brasília).

Único representante do norte do país, o América joga a primeira partida em casa, no Estádio Roberto Simonsen (Sesi), em Manaus. A partida de volta acontece uma semana depois, na Arena Joinville, em Santa Catarina.

Como no dia 17 o horário de verão já estará em vigor em grande parte do Brasil, a partida que ocorrerá no sul do país acontecerá às 14 horas no horário local. Os amazonenses não adiantam em uma hora os seus relógios.

Além dos confrontos das quartas, a CBF também divulgou o chaveamento até o fim da competição. O classificado do duelo entre amazonenses e catarinenses enfrenta o vencedor de Operário e Madureira na fase semifinal.

Os quatro classificados à fase semifinal garantem o acesso à Série C do futebol brasileiro.
10/10

15 horas (de Manaus)
América-AM x Joinville-SC
Operário-PR x Madureira-RJ
Uberaba-MG x Araguaína-TO
Vila Aurora-MT x Guarany-CE
17/10
14 horas (de Manaus)
Joinville-SC x América-AM
Madureira-RJ x Operário-PR
Araguaína-TO x Uberaba-MG
Guarany-CE x Vila Aurora-MT

Fonte: A Crítica / Diário do Amazonas

7 comentários:

  • Igor Cosso disse...

    A torcida Jovem junto com Cosso produções , vai transmitir o jogo de volta aovivo as 14 horas(horario de Manaus) num super telão num bar do eldorado! aguarde divulgação!!

  • M.BECKHMAN disse...

    Lugar de Torcedor é NO ESTÁDIO. Parece que se acostumaram a ver tudo pela TV. Ñela não aparece a bagunça do futebol do centro-sul do país. Nosso lugar é NO ESTÁDIO! EMPURRANDO O AMÉRICA DO AMAZONAS PARA MAIS UMA VITÓRIA NO SESINHO! VAMOS AMERICA!!!! SÓ EXISTE UM RESULTADO: A VITÓRIA!

  • Anônimo disse...

    "Único representante do norte"?
    E o Araguaína-TO não é do norte não?
    Ah um livro de Geografia!!!!!

    Ed Taylor, Torcedor Fastiano

  • M.BECKHMAN disse...

    Isso só prova que esse pessoal da imprensa local não vai ao estádio e não conhece de futebol há anos. Se vcs prestarem atenção, eles só sabem falar do barça, do real madri, do são paulo, porque só assistem pela TV.

    Não precisamos deles! VAMOS AO ESTÁDIO EMPURRAR O AMÉRICA!

Postar um comentário

Fala torcedor! Sua opinião é muito bem vinda, mas pedimos que algumas regras sejam observadas ao fazer um comentário:

NÃO SERÃO PERMITIDOS COMENTÁRIOS QUE:

- Contenham ofensas pessoais a membros e visitantes do blog
- Contenham discriminação de Raça, Religião, Orientação Sexual, Classe Econômica e outras.
- Contenham propagandas indesejadas de sites, programas, produtos etc.
- Contenham notícias de fontes inexistentes ou duvidosas.
- Não tenham qualquer relação com a notícia/post na qual estão sendo publicadas, ou com o futebol amazonense em geral.
- Tenham autor "Anônimo"

 

©Copyright 2009 Futebol Amazonense | TNB