América é derrotado no interior de São Paulo

domingo, 24 de outubro de 2010 13 comentários

           Com apenas 57 pagantes no Estádio Municipal Professor Dário Rodrigues Leite, de Guaratinguetá, região do Vale do Paraíba, em São Paulo, o mandante América perdeu para o Madureira, de virada, por 2 a 1, na primeira partida da fase semifinal do Campeonato Brasileiro da Série D. O jogo aconteceu em São Paulo por falta de estádios com mais de 10 mil lugares em Manaus, pré-requisito para receber o jogo, de acordo com o regulamento da competição.

Apesar do tempo nublado no interior paulista, as duas equipes fizeram um primeiro tempo quente, com destaque para o goleiro amazonense Naílson. Mesmo com pouca posse de bola, os amazonenses abriram o placar com Cleiton Amaral, aos cinco da etapa inicial. Após forte pressão, o Tricolor empatou com Serginho, aos 25. Os dois times cansaram e a etapa final caiu de produção, mas o Madura conseguiu o gol da vitória aos 40 minutos do segundo tempo, com o lateral Valdir.

O confronto de volta acontece na próxima quarta-feira (27), às 15h (de Manaus), no Estádio do América-RJ, o Giulite Coutinho, em Mesquita, área emancipada de Nova Iguaçu. O Tricolor joga por um empate ou derrota por 1 a 0 para ficar com a vaga na final. O Diabo precisa vencer por dois gols de diferença, o por um, desde que marque pelo menos três. Mas há possibilidade do confronto ser adiado, após denuncia do Joinville contra o time amazonense (entenda o caso lendo o texto que está no final desta notícia).

Se a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) não interferir no campeonato, a equipe que avançar encara, na grande final da Quarta Divisão, o classificado do duelo entre Guarany, do Ceará, e Araguaína, do Tocantins. No primeiro jogo, no Norte do país, empate em 2 a 2.

Goleiro do Mequinha se destaca no primeiro tempo

Uma curiosidade marcou a entrada do Mequinha em campo. A equipe foi para o gramado com a tradicional camisa vermelha, mas com incomum calção azul. A novidade teve o objetivo de homenagear o Amazonas, que tem o azul e o vermelho como cores principais da bandeira do Estado.

Mesmo jogando, na teoria, fora de casa, o Tricolor Suburbano tomou a iniciativa do início ao fim do primeiro tempo. Mas quem abriu o placar mesmo foi o América, logo aos cinco minutos. Aproveitando sobra de bola e espaço na zaga carioca, Cleiton Amaral mandou a bola à meia altura, no lado direito do gol de Jefferson, que não alcançou.

Apesar do gol sofrido, o Madura seguia melhor no jogo. Em sequência, após o gol americano, foram três oportunidades criadas, com Vinicius, Maciel e Alex, em chutes perigosos. Já o time amazonense se contentava em subir ao campo ofensivo em jogadas de contra-ataque.

Com a forte pressão do Madureira, o goleiro Naílson ia se destacando no jogo, com defesas importantes. Além do trabalho dentro das quatro linhas, o camisa 1 atuava como gandula e buscava algumas bolas fora de campo. Apenas dois jovens devolviam a redonda, um atrás de cada gol. Mas aos 21 minutos, o arqueiro não tinha o que fazer e só torceu em boa cobrança de falta do volante Vinicius. A bola passou rente à trave.

O gol de empate era questão de tempo. Serginho deixou Rodrigo na cara do gol, mas o meia se atrapalhou e perdeu chance claríssima. Na sequência da jogada, Serginho não desperdiçou. Aos 25 minutos, em cobrança de escanteio da direita, ele apareceu livre, rente à segunda trave, para aproveitar sobra de Maciel e empatar. 1 a 1.

Enquanto os amazonenses exageravam nas faltas, o Tricolor mostrava um bom toque de bola e futebol objetivo. Aos 31, o atacante Maciel, campeão da Liga dos Campeões da Europa pelo Porto (Portugal), comandado por José Mourinho, efetuou bela cabeçada, mas o destaque do primeiro tempo, Naílson, executou boa defesa. Aos 39, Naílson apareceu novamente, seguro, após cobrança de falta de Baiano.

O Mequinha reapareceu na etapa inicial apenas aos 40. Cleiton Amaral puxou contra-ataque, ficou cara a cara com Jefferson, mas perdeu o gol. Porém o Madura teve a chance de virar o jogo nos instantes finais da etapa inicial. Aos 44, Alex recebeu ótimo cruzamento e mergulhou de peixinho. Naílson foi buscar no ângulo, com a ponta dos dedos, jogando a bola para escanteio. Na cobrança, Douglas Assis subiu mais alto que a zaga vermelha e carimbou o travessão.

Com gol no final, Madureira consegue virada

O Madura, como no primeiro tempo, seguia com a iniciativa do jogo. Mas o centroavante Maciel continuava a perder vários gols de frente com o goleiro amazonense. O Tricolor ia ao campo ofensivo e deixava espaços em sua retaguarda. Esperto, o Diabo, em rápido contra-ataque, perdeu ótima chance de marcar o segundo. Cleiton Amaral ficou cara a cara com Jefferson, chutou forte, mas o arqueiro fez ótima defesa à queima roupa, aos 11.

Maciel seguia chamando a atenção, mas não da maneira que gostaria. Aos 26, ele se jogou de forma bisonha dentro da área amazonense e nem levou cartão amarelo. Com muitas oportunidades criadas, o técnico Antonio Carlos Roy decidiu mexer no ataque. Obina, com aparência física semelhante ao do atacante do Atlético-MG, entrou no lugar de Serginho.

Apesar da maior posse de bola do Tricolor Suburbano e das boas chances criadas, além os rápidos contra-ataques do Mequinha, a partida ficou monótona na etapa final, sem grandes chances de gol.

Mas, quando as duas equipes já se mostravam satisfeitas com o empate, o Madura conseguiu o gol da vitória em jogada rápida. Rodrigo lançou Valdir pela direita, que avançou livre e bateu cruzado para virar o jogo, aos 40 minutos, sem chances para o goleiro Naílson, destaque do jogo.

Ficha técnica:
América-AM 1x2 Madureira-RJ
Local: Estádio Municipal Professor Dário Rodrigues Leite, Guaratinguetá-SP;
Data: 24 de outubro de 2010, domingo;
Horário: 15 horas (de Manaus);
Árbitro: Raphael Claus-SP
Assistentes: Vicente Romano Neto-SP e Alberto Poletto Masseira-SP
Público e renda: 57 pagantes/ R$ 405,00;
Gols: Cleiton Amaral (5 minutos do 1º tempo), Serginho (25 do 1º tempo) e Valdir (40 do 2º tempo).
América: Naílson; Catatau, Bigu, Santiago (Roseniro) e Rondinelli; Fofão, Diogo (Carlinho), Cleiton Amaral e Luiz Carlos; Felipe (Edinho) e Claílson. Técnico: Sérgio Duarte.
Madureira: Jefferson; Valdir, Pessanha, Douglas Assis e Baiano; Vinícius, Arthur, Rodrigo e Alex Silva (Caio Cezar); Maciel (Dudu) e Serginho (Obina). Técnico: Antonio Carlos Roy.

América pode perder a vaga no tapetão

A diretoria do Joinville Esporte Clube, que foi eliminado pelo América-AM na fase quartas de final do Campeonato Brasileiro da Série D, entrou com uma ação no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) pedindo a desclassificação do clube amazonense da competição nacional. O motivo alegado foi a escalação irregular do meia Amaral.

O atleta atuou nas duas partidas contra o JEC, e, supostamente, não estava inscrito de maneira regular junto à Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Segundo a reclamação da diretoria catarinense, em Manaus, o jogador teria atuado sem contrato, e na partida no Sul do Brasil, o contrato até existia, mas estava fora do prazo.

Marcos Vinicius Pereira de Oliveira, o Amaral, assinou contrato com o clube no meio do ano. Mas não foi divulgado pelo Boletim Informativo Diário (BID) da CBF, e esta situação alimenta as esperanças do time do sul. O nome do atleta só apareceu no BID no dia 15 de outubro, dois dias antes da partida de volta, segundo o os diretores do Joinville. O prazo de inscrições da competição era até o dia 3 de setembro.

As duas equipes atuaram no mata-mata da Quarta Divisão. Em Manaus, o Mequinha bateu o Coelho por 2 a 1. Já em Santa Catarina, o empate em 1 a 1 deixou o time do norte do país com uma das quatro vagas à Série C do Brasileiro do ano que vem.

O Joinville comunicou a denúncia à Procuradoria Geral da CBF. Com isso, o procurador vai analisar a denúncia e mandar para o STJD, onde o caso vai ser julgado. A segunda partida pode ser adiada até que tudo seja resolvido e, se ocorrer à eliminação do time amazonense, o jogo vai ser cancelado.

A denúncia foi divulgada pelo presidente do clube catarinense, Nereu Martinelli, e pelo assessor jurídico da equipe, Roberto Pugliese Junior, em entrevista coletiva na manhã deste sábado. A resposta de CBF deve ser dada até a próxima segunda-feira (25).

Fonte: Diário do Amazonas

13 comentários:

  • M.BECKHMAN disse...

    Valeu Guerreiros do AMÉRICA DO AMAZONAS! Perdemos o primeiro jogo, mas Eles sabem que somos PEDREIRA! Vamos pra VITÓRIA e a conquista da C!
    Estamos Contigo AMERICÃO!

    Saudações Amazonenses!

  • M.BECKHMAN disse...

    Caracas! 57 torcedores. É, e a briga por um estádio de 10 mil sentados. Mas é assim mesmo! Vamos construir estádios, reformar estádios, qualificar nossa imprensa, a TORCIDA AMAZONENSE merece respeito!
    2014 - a Copa já começou no AMAZONAS!
    Saudações Amazonenses!

  • Don disse...

    Caramba, quando que o amazonense vai aprender a ser competente...como um time entra no campeonato sem saber as regras e escala um jogador errado...brincadeira! Ouço essa história desde que me entendo por gente!!!

  • Thiago Henrik disse...

    Don, a diretoria do América diz que enviou os documentos à FAF com antecedência, e que a FAF é que fez a inscrição fora do prazo.

    Quanto ao estádio, a CBF exigia que tivesse capacidade mínima de 10 mil pessoas sentadas.

  • M.BECKHMAN disse...

    Don, somos competentes SIM. Os amazonenses fazem a maior festa folclórica do mundo, somos a 4 Economia do país, temos uma cultura fantástica...apenas nossa elite é acanhada! Mas os amazonenses são DEZ!

    Saudações Amazonenses!

  • Don disse...

    OK, quando entego um documento para um intermediário, procuro me certificar que chegue ao destinatário final. Não dá pra ficar só na esperança de que tudo vai dar certo. Tem que amarrar tudo! Vai ser de lascar se o América perder a vaga por causa disso. Só lembrando, é a 2ª vez que o Joinville ganha no tapetão de um time amazonense, voltem ao brasileirão de 1986.

  • M.BECKHMAN disse...

    A entrevista do representante da FAF Ivan Guimarães foi elucidadora na rádio Riomar que estava cobrindo o jogo do Sesi entre Galo e Operário. Acho que nossa maior preocupação Hoje é recompor o time para o segundo jogo. Deixemos estas questões para o tjd.

    Saudações Amazonenses!

  • Thiago Henrik disse...

    Concordo com os dois. O América pecou pela falta de experiência e pela ingenuidade de confiar na FAF, coisa que clube nenhum deve fazer. Mas é hora de pensar no próximo jogo, e ficar na torcida pra que tudo termine bem.

  • Brito disse...

    Se esse jogo fosse aqui em Manaus tenho certeza que seria diferente talvez um placar minimo mais pelo menos iamos com vantagem, mais tudo bem o América já provou que isso pode ser revertido na quarta-feria e não se intimida com jogo com torcida contra Madureira 2 x 3 América....VAMOS AMÉRICA RUMO AO TITULO

  • Brito disse...

    América serié C 2011 e Copa do Brasil
    Penarol serié D 2011 e Copa do Brasil
    Nacional Copa do Brasil

    Todos pelo crescimento do nosso futebol

  • jose roberto disse...

    Sou do interior de SP, mas acompanho todas as séries do CAMPEONATO BRASILEIRO.Fico feliz pela classificação do AMÉRICA representando o futebol AMAZONENSE. Gostava dos BRASILEIRÕES de antigamente ,quando varios ESTADOS eram representados. Espero que não sejam DESCLASSIFICADOS NO TAPETÃO, mas é preciso que sempre se faça a coisa certa(de acordo com a lei) para que não haja nenhuma injustiça. Gostaria que as regiões NORTE, NORDESTE se EMPENHASSEM em conseguir um FUTEBOL COMPETITIVO , pra se fazer CONCORRENCIA com os centros FUTEBOLISTICOS do BRASIL(SUDESTE e SUL).Como o AMAZONAS tem uma forte ECONOMIA, deveria haver um INVESTIMENTO MAIS PESADO, por parte das INDUSTRIAS e COMÉRCIOS,paraum FORTALECIMENTO NO FUTEBOL AMAZONENSE. ABRAÇOS A TODOS!!!!

Postar um comentário

Fala torcedor! Sua opinião é muito bem vinda, mas pedimos que algumas regras sejam observadas ao fazer um comentário:

NÃO SERÃO PERMITIDOS COMENTÁRIOS QUE:

- Contenham ofensas pessoais a membros e visitantes do blog
- Contenham discriminação de Raça, Religião, Orientação Sexual, Classe Econômica e outras.
- Contenham propagandas indesejadas de sites, programas, produtos etc.
- Contenham notícias de fontes inexistentes ou duvidosas.
- Não tenham qualquer relação com a notícia/post na qual estão sendo publicadas, ou com o futebol amazonense em geral.
- Tenham autor "Anônimo"

 

©Copyright 2009 Futebol Amazonense | TNB