Conheça detalhes do projeto de marketing do Manaós F.C.

quinta-feira, 13 de maio de 2010 2 comentários


99483481

      O campeonato amazonense 2010 terminou com decepção para a população de Manaus. O campeão foi o Penarol, time de Itacoatiara, segunda cidade do estado, com 90 mil habitantes. A conquista ilustra a situação dos times da capital, abandonados pelos próprios torcedores, que adotaram times do sudeste, principalmente os cariocas, como principal paixão no futebol. Agora, o América da cidade quer mudar esse cenário e, para isso, vai se transformar completamente.

Nome, símbolo, hino, cores e mascote serão deixados para trás e darão espaço para um time verdadeiramente local. Ficarão apenas a história e os títulos do velho América. Dahn Israel, responsável pelo marketing do novo clube, não deixa dúvida qual é a idéia: "É pra ser bairrista mesmo. Temos que ter identificação com a população".

O projeto surgiu de suas próprias mãos. Publicitário e dono de uma agência de marketing esportivo, Israel trabalhou em um dos rivais do América, o Nacional: "Lá eu percebi o quanto era difícil fazer um trabalho em um time de Manaus. Não tem apoio, não tem público, não tem verba". Ele e o sócio Thiago Ramos foram atrás da colaboração da Travassos Projetos e Desportos, empresa de marketing esportivo de Pernambuco que já trabalhou com clubes como o Santa Cruz, e criaram todo o plano.

Seu próximo passo foi apresentar o modelo ao dono do atual Manaos, Amadeu Teixeira, de 84 anos. "Apesar da idade, ele mostrou ter uma cabeça muito aberta. E como ele não é envolvido na política, diferentemente dos presidentes dos outros clubes, é uma pessoa de boa aceitação na região". Somado a esse fator, o time era o único do Amazonas na Série D do Campeonato Brasileiro e, na época (2009) era o campeão estadual. A ideia foi aceita e o projeto foi tocado.

A equipe de marketing do Manaos realizou então uma série de pesquisas que apontaram que os times da cidade, como o São Raimundo, o Nacional e o próprio América tinham imagem arranhada com os manauaras. "Eles iam bem no estadual, mas chegavam nos campeonatos nacionais e iam muito mal. Não subiam de divisão e na Copa do Brasil nunca avançavam", afirma Israel.

Nas pesquisas, chegaram à conclusão que não havia nenhuma identificação com os clubes locais. O maior público do América foi de apenas quatro mil pessoas em 2010, mas o estádio chegou a ficar com apenas 60 pagantes quando o time já estava desclassificado do estadual. Em 2014, a cidade terá o novo estádio Vivaldão, com cerca de 45 mil pessoas e o objetivo do grupo é que o novo time já esteja na Série B do Campeonato Brasileiro e, claro, com uma média de público bem maior.

A primeira mudança se deu no nome, definido já nas pesquisas. Manaos, com 'o', foi o primeiro nome da cidade, uma homenagem à tribo indígena Manaós. As novas cores, o preto e o verde, representam o Rio Negro e a Floresta Amazônica respectivamente. O mascote, também decidido pelo público, passou do diabo para o jaguar; hoje a cidade se divide entre católicos e protestantes.

Com o projeto fechado, os dirigentes do novo clube foram atrás de parceiros que pudessem viabilizar algo mais promissor dentro de campo. Surgiu a Honda, que ainda não fechou o contrato, mas que tem os planos aprovados e bem encaminhados. Como existe uma carência no Centro de Treinamento, a montadora de veículos disponibilizará um espaço próprio, destinado a programas sociais que envolvem o futebol. Além disso, o acordo poderá envolver o auxílio em transporte, um patrocinador máster e o naming right; se for fechado, o time se chamará Honda Manaos FC.

Para divulgar o novo time, o novo uniforme será eleito em uma campanha no maior jornal da cidade, e novo parceiro, o "A Crítica". Os jogos da Série D serão transmitidos pelo canal fechado Amazon Sat, que pertence à Rede Amazônica, da Rede Globo. Dahn Israel contará também com campanhas publicitárias em outdoors e no próprio periódico local.

Para finalizar e aumentar a regionalização do clube, o programa de sócio-torcedor terá parte do seu arrecadamento para uma ONG ambiental, que pediu para não ter o nome divulgado ainda. Assim, o Manaos colocará o slogan "Defendendo a Amazônia dentro e fora de campo".

Se dará certo, Dahn não pode afirmar: "É um projeto de longo prazo e não podemos estimar a aceitação. Mas a sexta capital mais rica do país deve ter um time mais forte no cenário nacional". A fórmula já está em campo.

Fonte: www.maquinadoesporte.uol.com.br

2 comentários:

  • Lennon disse...

    Se isso se confirmar, e se Deus quiser isso irá acontecer, será Espetacular.

    Já estou esperando para compar a minha camisa, só espero que os patrocínios nãos fiquem em um quadrado branco.

    PARABÉNS A TODOS PELO BELÍSSIMO PROJETO.

Postar um comentário

Fala torcedor! Sua opinião é muito bem vinda, mas pedimos que algumas regras sejam observadas ao fazer um comentário:

NÃO SERÃO PERMITIDOS COMENTÁRIOS QUE:

- Contenham ofensas pessoais a membros e visitantes do blog
- Contenham discriminação de Raça, Religião, Orientação Sexual, Classe Econômica e outras.
- Contenham propagandas indesejadas de sites, programas, produtos etc.
- Contenham notícias de fontes inexistentes ou duvidosas.
- Não tenham qualquer relação com a notícia/post na qual estão sendo publicadas, ou com o futebol amazonense em geral.
- Tenham autor "Anônimo"

 

©Copyright 2009 Futebol Amazonense | TNB