Preocupados em encontrar um estádio para sediar os jogos da Copa do Brasil de 2010, dirigentes da Secretaria de Esportes do Estado (Sejel), Federação Amazonense de Futebol (FAF), América e Nacional, se reuniram na tarde de ontem para traçar planos para 2010 e definir qual estádio é a melhor opção, no caso de o Vivaldo Lima começar a ser demolido antes do dia 10 de fevereiro, quando está previsto o início da Copa do Brasil.
Pelo menos em um quesito os dirigentes têm o mesmo pensamento - o Estádio Roberto Simonsen, de propriedade do Sesi é a melhor opção, pois, os outros estádios estão no interior. “Esperamos contar com o Vivaldo Lima, mas se não tiver, o Sesi é a opção”, resumiu o presidente do Naça, Luiz Mitoso. O Nacional é o segundo representante do do Amazonas na Copa do Brasil e pretende fazer uma boa campanha no torneio. “Se o Paulista, Santo André e outros já chegaram, porque nós não podemos chegar entre os primeiros”, disse Mitoso.
Já o América, que inicia os preparativos no começo de novembro, também tem pensamento igual e quer estrear na Copa do Brasil no Vivaldo Lima, mas se não puder, o Sesi é a melhor opção. “Nós esperamos que a CBF nos dê a oportunidade de jogar contra uma equipe grande. Nesse caso teríamos de jogar no Vivaldão, mas se não puder, vamos mandar nossos jogos no Sesi”, afirmou o diretor do América, Kevin Ruiz.
Demolição
A reunião foi provocada pelo secretário de esportes Julio César Soares. Segundo ele, o governo não descarta a demolição do Vivaldão para o início de fevereiro, por isso, a Sejel está preocupada com o estádio que possa sediar a Copa do Brasil, pois há uma série ítens que a CBF exige. “A Copa do Brasil começa no dia 10 de fevereiro. Temos que ter uma vistoria do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Anvisa. Então temos que deixar isto adiantado para não prejudicarmos os clubes”, disse Julio César Soares. Representante da FAF, Ivan Guimarães, disse que a entidade não trabalha somente com o Sesi como opção, e inclui estádios com Gilberto Mestrinho, em Manacapuru e Floro de Mendonça, em Itacoatiara. “Temos três estádios, mas o que está em melhor condições é o Sesi. Mas não podemos descartar Manacapuru, Itacoatiara e até mesmo Rio Preto da Eva”, afirmou Guimarães.
A CBF deverá divulgar a tabela da Copa do Brasil até o dia 10 de dezembro. Primeiro, a entidade aguarda a definição das equipes que estarão na Copa Libertadores para depois definir a tabela. De acordo com a classificação de hoje, Palmeiras, Atlético (MG), Internacional, São Paulo e Corinthians, não jogariam a Copa do Brasil.
Fonte: A Crítica