Grêmio é suspenso dois anos e jogador é banido do futebol

quarta-feira, 16 de novembro de 2011 Comments

image

Frank Cunha e Silvio Lima para GLOBOESPORTE.COM
- Por decisão unânime (4 votos a 0), o Tribunal de Justiça Desportiva do Amazonas (TJD-AM) suspendeu o Grêmio Coariense do futebol por dois anos, por ter utilizado um jogador irregular na Série B do Campeonato Amazonense de 2011. O julgamento ocorreu na noite de segunda-feira (14), por mais de três horas, na sede da Federação Amazonense de Futebol (FAF), localizada na avenida Constantino Nery, na Zona Sul.

A suspensão ao time coariense também resultou na perda de todos os pontos e o título da Segunda Divisão, além de multa estimada em R$ 20 mil. Já o jogador foi banido do futebol e ainda pagará multa de R$ 15 mil por ter sido conivente com as fraudes. A partir da data da condenação, o Grêmio tem três dias úteis para recorrer da decisão.

O jogador que foi utilizado irregularmente pelo Grêmio coariense é conhecido como Felipe Carioca e a denúncia feita pelo Esporte Clube Iranduba apontava que o atleta estava inscrito em duas federações de futebol, Rio de Janeiro e Amazonas. No entanto, o problema foi além, foi constatado que o jogador utilizou nomes diferentes em vários jogos da Segundona.

Durante oito partidas, o atleta utilizou os seguintes nomes: Felipe Vinicius Dias de Oliveira; Felipe H. de Oliveira; Felipe V. de Oliveira; Felipe H de Oliveira e Luiz Felipe Hayden de Oliveira. O jogador também apresentou dois registros, um na Confederação Brasileira de Futebol (39854), no nome de Luiz Felipe Hayden de Oliveira, e outro na FAF (13.821) com o nome de Pedro Vitor Pereira Ribeiro.

Dois nomes colocados pelo jogador existem: Luiz Felipe Hayden de Oliveira, que é do goleiro do Grêmio, e Felipe Vinícios Dias de Oliveira, que jogou no futebol do Rio de Janeiro e provavelmente seja o Felipe Carioca.

O relator, José Lemos de Araujo, disse que vai encaminhar o processo ao Ministério Público do Amazonas (MPE/AM), pois a irregularidade enganou as pessoas que foram assistir aos jogos. Ele encaminhará também a solicitação para que a documentação de todos os jogadores sejam fiscalizadas nas competições.

Em relação ao problema, a FAF disse que já tomou as providências. De acordo com o diretor de futebol da instituição, Ivan Guimarães, a partir de 2012, já na Série A, todos os contratos deverão ter a assinatura do presidente do time e do atleta reconhecidos em cartório.

Condenação do Grêmio muda o Estadual 2012

Com a suspensão do Grêmio, abriu-se uma vaga na Série A do Campeonato Amazonense de 2012. Ivan Guimarães disse que, com a suspensão do Grêmio, a vaga deverá ficar para o Iranduba, que teve a terceira melhor campanha da Série B.

- Como os times não têm mais contratos com os jogadores, a proposta é proclamar CDC/Manicoré e Iranduba como campeões da Segunda Divisão. Mas é algo que ainda vou conversar com o presidente (da FAF, Dissica Valério Thomaz) – disse.

Ivan informou ainda que a outra vaga, que sobrou por conta da desistência do América, deverá ser do Holanda, por critérios de classificação.

Fonte: http://globoesporte.globo.com/am/noticia/2011/11/gremio-coariense-ficara-dois-anos-sem-jogar-por-uso-de-jogador-irregular.html

 

©Copyright 2009 Futebol Amazonense | TNB