Diogo Rocha para o Portal D24AM - O Campeonato Amazonense de 2012 deve ser o mais econômico em contratação de jogadores do que a temporada deste ano. Além da contenção de gastos da maioria dos dez clubes com a pré-temporada, que começa em janeiro, mês da abertura do Estadual, times de tradição como Nacional, Fast e Rio Negro pretendem ser mais seletivos e gastar menos com a formação de grupos mais reduzidos para o certame, no máximo 25 jogadores.
O técnico do Galo, Adinamar Abib, teve uma reunião com o presidente do clube, Eymar Gondin, no último sábado (5), para apresentar a lista de reforços e montar o perfil do plantel. “Serão 25 jogadores, mas quero dois de cada posição (22). O restante será completado das categorias de base. Indiquei atletas tanto do Amazonas quanto de fora que já trabalharam comigo. Metade daqui e outra metade de fora do Estado”, explicou Abib, vice-campeão do Amazonense deste ano pelo Nacional.
A pré-temporada do Rio Negro estava prevista para iniciar dia 19 de dezembro, mas foi adiada para o dia 2 de janeiro. “Infelizmente, não tem como trabalhar antes deste prazo. Vamos aguardar as negociações com os jogadores”, comentou Abib, que mantém sigilo sobre os nomes dos ‘velhos conhecidos’.
Como vai disputar a Copa do Brasil no próximo ano, o Nacional já acertou com quase metade do elenco planejado para a temporada. “São jogadores da base do time (deste ano). Doze estão acertados, vamos contratar mais (13) e fechar em 25 reforços”, declarou o presidente do Naça, Luís Mitoso.
O técnico bicampeão Estadual pelo Penarol, de Itacoatiara, Uidemar Oliveira, regressa no dia 20 de novembro de Goiás para assumir o comando do Leão da Vila Municipal. Os Estados de referências para contratar jogadores e mesclar o time base são o Pará, Goiás, Minas Gerais e São Paulo.
Sem esquecer do pacote econômico do elenco, Mitoso revelou que a proposta salarial, distância geográfica e possível transferência para a capital amazonense dos familiares – esposa e filhos do jogador contratado – terão mais peso na hora de fechar negócios. No Amazonense de 2010, uma comissão aprovou a contratação de mais de 15 jogadores que jogavam no Rio Grande do Sul.
A diretoria tenta trazer o goleiro Máximo (ex-Vila Aurora e Rio Negro) para fazer companhia a Jonathas (campeão amazonense junior 2011) e mais alguém da base que deve subir aos profissionais. Com as dificuldades de contratar jogadores de renome e visto o desenvolvimento das crias de Barbosa Filho, a diretoria passa valorizar as pratas da casa cada vez mais. Nomes como Tubarão, Anderson Costa, Carlos Henrique, Robson, Thiago e Dieguinho irão compor o elenco que será apresentado ao técnico Uidemar Oliveira.
No Fast, o vice-presidente Cláudio Nobre assegurou um time inteiro regularizado no Boletim Informativo Diário (BID) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para o Estadual 2012. Todos já defenderam o Tricolor. “Os volantes Souza, que está na Bahia, e Alysson (novato que jogou na base do Paysandu e Tuna Luso-PA), são os mais novos contratados. Estamos com dificuldades em achar um meia de ligação”, afirmou Nobre.
Adiantado na contratação do plantel, o Rolo Compressor não conseguiu ainda acertar com um treinador. “A prioridade é o Paulo Morgado (treinador português que comandou o Fast na reta final do Amazonense). Ele está em Lisboa, mas sempre mantemos contato pela internet. Só que a questão financeira ainda complica. Outra opção é um técnico novo, da região Sudeste, que pode estrear no futebol amazonense”, informou o dirigente.
Fonte: http://w.w.w.d24am.com/esportes/futebol/clubes-definem-estrategias-para-fazer-economia-no-estadual-2012/40686
1 comentários:
Se pretendem economiza investam mais em jogadores da terra e na garotada de base.
Postar um comentário
Fala torcedor! Sua opinião é muito bem vinda, mas pedimos que algumas regras sejam observadas ao fazer um comentário:
NÃO SERÃO PERMITIDOS COMENTÁRIOS QUE:
- Contenham ofensas pessoais a membros e visitantes do blog
- Contenham discriminação de Raça, Religião, Orientação Sexual, Classe Econômica e outras.
- Contenham propagandas indesejadas de sites, programas, produtos etc.
- Contenham notícias de fontes inexistentes ou duvidosas.
- Não tenham qualquer relação com a notícia/post na qual estão sendo publicadas, ou com o futebol amazonense em geral.
- Tenham autor "Anônimo"