
Manaus corre risco de perder o título de cidade-sede da Copa do Mundo de 2014 devido à mobilidade urbana. A cidade deverá apresentar contratos das obras de trânsito assinados até dezembro de 2011. O alerta é do Ministério do Esporte.
O ministro do Esporte, Orlando Silva, alertou os representantes das capitais para o cumprimento do prazo durante reunião do Comitê de Responsabilidades da Copa do Mundo de 2014. Todas as cidades deverão se adequar à data.
Segundo o ministro, a data não será alterada. “Não adianta se manifestar sobre esse prazo. Isso foi acertado com prefeitos e governadores. É o prazo definitivo”, disse Silva. As cidades que não se adequarem à determinação, acrescentou, poderão ter seus projetos retirados do pacote da Copa. “Eles poderão entrar na rotina de debates de uma cidade ou de um estado com o governo federal.”
Outra exigência estabelecida pela presidente Dilma Rousseff é que, até dezembro de 2013, todas as cidades-sede tenham o cronograma de execução das obras definido. O ministro assinalou que os prazos são curtos mas os representantes estaduais e municipais se mostraram satisfeitos com a aprovação do Regime Diferenciado de Contratações (RDC).
Questionado sobre a possibilidade de os partidos da oposição recorrerem ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra o RDC, Silva disse que isso faz parte das regras do jogo. “A oposição no Brasil é livre. O Brasil é uma democracia.”
O Comitê de Responsabilidades da Copa do Mundo de 2014 participou de reunião, na última sexta-feira (8), para debater o novo ciclo de monitoramento de projetos que estão sendo executados para a realização da competição. Encerrado o ciclo sobre infraestrutura e mobilidade urbana, o próximo passo é debater assuntos relacionados à segurança, ao turismo e à saúde.
O transporte urbano de Manaus foi considerado crítico em relatório da Caixa Econômica Federal (CEF). A obra de conclusão do monotrilho entre a região norte e o centro da cidade, ligando a rodoviária, a área dos hotéis e o estádio deve ficar pronta somente em abril de 2014. Além disso, a construção do monotrilho enfrenta restrições do Ministério Público, e tanto a licitação como o financiamento para as obras estão suspensas por recomendação dos procuradores.
Fonte: Portal Amazônia
1 comentários:
Precisamos de respostas urgentes e precisas sobre estas questões. Chega de exitação e justificativas! PRECISAMOS DE TRABALHO! Saudações Amazonenses!
Postar um comentário
Fala torcedor! Sua opinião é muito bem vinda, mas pedimos que algumas regras sejam observadas ao fazer um comentário:
NÃO SERÃO PERMITIDOS COMENTÁRIOS QUE:
- Contenham ofensas pessoais a membros e visitantes do blog
- Contenham discriminação de Raça, Religião, Orientação Sexual, Classe Econômica e outras.
- Contenham propagandas indesejadas de sites, programas, produtos etc.
- Contenham notícias de fontes inexistentes ou duvidosas.
- Não tenham qualquer relação com a notícia/post na qual estão sendo publicadas, ou com o futebol amazonense em geral.
- Tenham autor "Anônimo"