Arquibancadas da Arena começam a ser montadas

terça-feira, 12 de julho de 2011 1 comentários
Arena da Amazônia, palco da Copa de 2014 em Manaus segue à risca cronograma de obras (Michael Dantas)

Uma viga inclinada colocada sobre os blocos de fundação da Arena da Amazônia, na manhã desta segunda-feira (11), é o primeiro passo para o início do processo de montagem das arquibancadas do estádio amazonense para a Copa do Mundo de 2014.

Segundo a assessoria de imprensa da Construtora Andrade Gutierrez, a colocação da 1a seção da viga (que possui 3 seções), foi apenas um teste. A Construtora aguarda a chegada de um guindaste de 60 metros para iniciar efetivamente o “encaixe” das peças pré moldadas que formarão as arquibancadas.

Segundo o diretor da Unidade Gestora da Copa (UGP Copa), Miguel Capobiango, estas obras começam até o final desta semana.

“Pedi para a Construtora acelerar o processo por conta do verão. Até o final desta semana vamos chamar toda a imprensa para registrar o início da montagem das arquibancadas”, afirma Capobiango.

Avanços
As peças de degraus pré-moldados, que quando forem unidas, formarão as arquibancadas do estádio, estão sendo construídas desde abril, em um canteiro ao lado da avenida Constantino Nery, oposto à Arena. Uma forma específica foi desenvolvida para fabricação dos pré-moldados. 2.476 peças serão necessárias para formar as arquibancadas superior e inferior. Deste montante, cerca de 230 peças já estão prontas.

Outras áreas do estádio, como as fundações, também estão avançando. Do lado leste do Estádio todas as 1049 estacas e blocos do setor foram concluídas. Do lado Oeste, porém, as obras ainda estão no começo. Apenas 468 dos 1.548 blocos que compõem este lado da arena foram construídos.

Já o processo de terraplanagem do terreno está próximo de ser finalizado, com 98% das obras concluídas. Até o momento, a Arena da Amazônia é a única obra da Copa em Manaus que está avançando, causando temor em outros setores, principalmente na questão de modalidade urbana.

Vagas
Atualmente 570 funcionários trabalham de segunda à sexta-feira no canteiro da Arena da Amazônia. Mas, os números devem crescer até janeiro de 2012. Até lá, uma média de 100 pessoas por mês deve ser contratada. Os cargos de pedreiro, carpinteiro e armador são os que mais terão vagas.

Miguel Capobiango - Diretor da Unidade Gestora da Copa 2014

1 O cronograma das obras da Arena da Amazônia está sendo cumprido?
Pedimos para a Construtora acelerar a obra. Avançamos bastante durante o inverno, mas é preciso aproveitar o verão.

2 Há alguma previsão para que o BNDES libere o empréstimo de 400 milhões da obra da Arena?
Refizemos o projeto executivo à pedido do BNDES. Mas, ainda existem outras exigências a serem cumpridas. Já conseguimos o selo de sustentabilidade. Agora o BNDES exigiu uma auditoria externa, que deve ser concluída até o final de julho. Esperamos que os recursos sejam liberados o mais rápido o possível. Até agora, o Estado está fazendo sua parte.

3 E em relação aos CT’s da Copa do Mundo?
Finalizamos o projeto da Colina, que foi o local que nós escolhemos. Estamos esperando a FIFA determinar o tipo de gramado utilizado. Os outros dois locais exigidos pela FIFA serão pontuados.

Fonte: A Crítica

1 comentários:

  • bruno gaia disse...

    O estadio tah querendo sair, parabens!

    .....mas.....

    E os hoteis, transporte publico, metro(utopia), treinamento de pessoal para atender a demanda......

    nao toh vendo nada.......

Postar um comentário

Fala torcedor! Sua opinião é muito bem vinda, mas pedimos que algumas regras sejam observadas ao fazer um comentário:

NÃO SERÃO PERMITIDOS COMENTÁRIOS QUE:

- Contenham ofensas pessoais a membros e visitantes do blog
- Contenham discriminação de Raça, Religião, Orientação Sexual, Classe Econômica e outras.
- Contenham propagandas indesejadas de sites, programas, produtos etc.
- Contenham notícias de fontes inexistentes ou duvidosas.
- Não tenham qualquer relação com a notícia/post na qual estão sendo publicadas, ou com o futebol amazonense em geral.
- Tenham autor "Anônimo"

 

©Copyright 2009 Futebol Amazonense | TNB