Quem anda pelas ruas de Manaus costuma ver poucas camisas de clubes amazonenses, não só pelo fato da maior parte da população torcer pra clubes de fora do estado, mas também porque os clubes amazonenses não costumam ter camisas à venda. Uma das exeções, este ano, foi o Nacional. No início do ano, o clube, por meio de uma empresa de marketing, fechou parceria com a fabricante de materiais esportivos Super Bolla e disponibilizou uma linha de produtos para o consumidor.
De acordo com o Sócio-proprietário da loja de materias esportivos Hiper Sport, que conta com 7 lojas na capital (onde ocorreu o coquetel de lançamento do uniforme), no período em que o Leão disputou o Estadual (45 dias) foram vendidas 500 camisas do Naça. "Na época (de feverreiro a maio de 2010) a procura pela camisa do Nacional teve a mesma proporção que Flamengo e Vasco", revelou Francisco Oliveira.
O empresário Francisco Oliveira citou um fato preocupante ao lembrar a quantidade de camisas comercializadas. "A maioria dos compradores foi de consumidores com idade mediana ou avançada. Poucos jovens apareceram". A falta de investimento em marketing se deve principalmente à acomodação e o pires na mão à espera de dinheiro público, o que leva os clubes a perderem potenciais consumidores. O Nacional, por exemplo, não renovou com a Go! Sports MKT, empresa que trouxe a Super Bolla e a Hiper Sports.
Sem revelar craques e agonizando nas últimas divisões do Campeonato Brasileiro, o futebol amazonense não tem renovação. Fora de campo a situação é a mesma. O presidente da Federação Amazonense de Futebol (FAF), Dissica Tomaz (que também é prefeito de Eirunepé), está no cargo há longos 18 anos. O reflexo da monotomia chegou às arquibancadas onde o torcedor prestigia cada vez menos.
Penarol colocará camisas à venda
Quem também promete vender muitas camisas ano que vem é o Penarol, que disputará a Série D em 2011. A sócia-proprietária da Alternativa Sport (fornecedora de material esportivo do clube), Patrícia Serudo, já garantiu a venda das camisas, em entrevista exclusiva ao FUTEBOLAMAZONENSE.COM.BR: “A não-oferta de um produto só é justificada quando não há procura. O que não é o caso, pois sempre ouço reclamações de que não há camisas de clubes amazonenses nas lojas. Tanto Itacoatiara quanto Manaus serão abastecidas com a camisa oficial do Penarol”
FUTEBOLAMAZONENSE.COM.BR com informações de Diário do Amazonas