No dia em que o secretário-geral da FIFA, Jeróme Valcke, revelou a preocupação da entidade com as obras em alguns estádios que sediarão a Copa do Mundo de 2014, os responsáveis pela preparação da cidade de Manaus para receber o evento mostraram que os trabalhos já estão adiantados.
Segundo o secretário de Estado de Esportes, Júlio César da Silva, 70% da primeira etapa da obra da Arena Amazônia já está concluída. Já retiramos todos os assentos, cadeiras e equipamentos do Vivaldão. O que falta agora é apenas a retirada da cobertura que deverá ser finalizada até o final do mês”, garantiu o secretário.
A demolição do Vivaldão – segunda etapa da obra – deverá começar após o término do processo de desmobilização e a liberação da linha de crédito do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES) no valor de R$ 400 milhões. “Já entregamos todos os documentos necessários e, portanto, acredito que o dinheiro deverá ser liberado nos próximos dias. Se isso ocorrer, a demolição do Vivaldão ocorrerá no começo de junho, após o fim do processo de desmobilização”, afirmou Júlio César.
Para a demolição do Vivaldão e limpeza do local serão necessários, segundo o secretário 90 dia. Após esse processo será iniciada a última fase da obra: a construção da arena, que deverá ser concluída no final de 2012.
Críticas
Preocupado com o andamento das obras no Brasil, o secretário-geral da FIFA, Jeróme Valcke, declarou nesta segunda-feira que a situação do país é preocupante. “O Brasil não está no caminho certo. Recebi alguns relatórios sobre estádios e não está nada bom. É incrível como eles estão atrasados, e em todos os estádios. Os prazos já expiraram e nada aconteceu”, disse Valcke, em entrevista coletiva na África do Sul.
Para o secretário estadual de esportes, o recado não preocupa Manaus, mas liga o sinal de alerta. “Quem ainda não finalizou nem a licitação é que deve estar preocupado. Estamos tranqüilos e cumprindo o que está sendo determinado, mas em alerta com relação a prazos e no que necessitamos fazer”, afirmou Júlio César.
Vistoria
A CBF divulgou nesta segunda-feira (03) o cronograma de vistoria técnica do Comitê Organizador Local (COL) aos 12 estádios onde estão programadas as partidas da Copa de 2014. Manaus será a sétima capital a ser visitada, no dia 12/05.
Fonte: Amazonas Em Tempo / FUTEBOLAMAZONENSE.BLOGSPOT.COM