Enviado por Paulo Rogério Veiga ao FUTEBOLAMAZONENSE.BLOGSPOT.COM
O título inédito de campeão amazonense de 2010, conquistado pelo Penarol Atlético Clube, diante do Fast Clube, por 1 a 0, no domingo (9/5), no estádio do Sesi, é a prova incontestável de que uma equipe não precisa de badalação, oba-oba da mídia local ou de declarações de efeitos de dirigentes incompetentes do futebol local.
O time da Velha Serpa foi arrasador e absoluto em toda competição. Na classificação geral, o Penarol ficou na primeira colocação, se fosse por pontos corridos do começo até o fim, a equipe já teria sido campeã antecipadamente há muito tempo.
O fato de ficar praticamente isolado na cidade de Itacoatiara (distante a 177 km de Manaus) ajudou o time, pois ficou também longe da cobertura da imprensa da capital e principalmente dos olhos dos treinadores do campeonato.
Vale lembrar, que alguns jogadores vieram do São Raimundo-PA, o que garantiu basicamente um entrosamento da equipe. Mas isso é apenas um detalhe, dentro da regularidade que o time teve ao longo da competição. Ao término do jogo, a maioria dos jogadores foram enfáticos, ao dizer que a união foi uma tona no elenco e primordial para a campanha vitoriosa no amazonense.
O Penarol retornou ao futebol profissional ano passado e com um trabalho de muito esforço, dedicação e empenho, marca dos times considerados pequenos ou médios, conquistou não somente o campeonato amazonense, mas a vaga para a Copa do Brasil e o Brasileiro da Série D em 2011.
O comando do Leão da Velha Serpa foi do técnico Adinamar Abib, onde na maioria das vezes não tinha o reconhecimento merecido pelas grandes equipes do Amazonas, assumindo quando chamado tapar um buraco dos treinadores incompetentes de outros Estados.
Adinamar mostrou que tem competência sim e acima de tudo que o profissional local com um pouco de estrutura sabe como levar um time ao título máximo.
Parabéns a todos que trabalharam de forma direta ou indireta para o sucesso do Penarol em seu retorno meteórico e vitorioso ao futebol profissional. Mas a luta continua e, um planejamento minucioso e detalhado começa a partir de hoje com vistas ao calendário de 2011, na Copa do Brasil e no Campeonato Brasileiro da Série D.
Agora o Penarol não é um time comum ou mero participante. A equipe leva consigo a responsabilidade de campeão amazonense de 2010 e conseqüentemente carimba seu nome na história.
Mas as competições são ano que vem !!! Pelo contrário, um time organizado e profissional o trabalho começa ontem e não hoje.
Paulo Rogério Veiga é jornalista, e este ano foi comentarista esportivo de jogos do campeonato amazonense da rádio A Crítica.