TCE visita obras da Arena

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012 Comments

osmyfdhp

O presidente do TCE, Érico Desterro, visitou nesta terça-feira as obras da Arena e disse que vai procurar o TCU para conversar sobre pendências.

ANDERSON SILVA – GLOBOESPORTE.COM | Com 33% de conclusão das obras, a Arena da Amazônia, estádio que será palco de quatro jogos da Copa do Mundo de 2014, passa por dificuldades na liberação de recursos financeiros por parte do Banco Nacional Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Isso porque a Controladoria Geral da União (CGU), detectou um suposto sobrepreço nos materiais das obras.

Por conta disso, o presidente do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas -TCE/AM, Érico Desterro, que foi visitar as obras da Arena na manhã desta terça-feira, anunciou que vai procurar o Tribunal de Contas da União - TCU para verificar as pendências .

- Espero que sejam aceleradas as questão dos recursos financeiros, o que é fundamental para a saúde da obra. Essa liberação está sendo impedida pelos questionamentos do projeto e valores. Mas às vezes esses questionamentos são feito por técnicos que desconhecem a nossa região, que aplicam os valores usados de São Paulo em Manaus, sendo que temos logística e clima completamente diferentes – explicou.

O presidente do TCE disse que fez questão de ir pessoalmente ao local para ver o andamento da obra. Na ocasião, ele foi acompanhado pelo vice-governador, José Melo, membros do Ministério Público do Estado -MPE, além de secretários estaduais.

- Nossa preocupação é somente com financiamentos e repasses financeiros. o Estado tem se empenhado, assim como nós do Tribunal, em cumprir todas as exigências do BNDES, Controladoria Geral da União, fiscais e até de nós mesmos para evitar problemas no futuro – disse Érico.

O custo total das obras da Arena da Amazônia está orçado no valor de R$ 499,5 milhões. Com a elaboração do projeto executivo, o valor da obra está em R$ 534 milhões. Atualmente, o projeto está sendo analisado pelo TCU.

MINISTRO DO ESPORTE VISITA MANAUS

Após visitar Belo Horizonte, Fortaleza e Salvador para acompanhar de perto o andamento das obras em estádios, o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, retoma a rotina de visitas nesta sexta-feira. O primeiro destino será o Estádio Nacional de Brasília, que receberá sete partidas no Mundial de 2014 e também a abertura da Copa das Confederações, em 2013. A visita a Manaus será no dia 03 de fevereiro.


VILA OLÍMPICA NOS JOGOS DE 2016

O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos do Rio de Janeiro anunciou, ontem, os 172 centros esportivos (dos 690 apresentados), de 73 cidades que poderão receber as delegações estrangeiras na preparação para os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos 2016.

Na lista de instalações, aparece o amazonas com a Fundação Vila Olímpica de Manaus, que segundo o titular da Secretaria Estadual de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), Júlio César Soares, está apta a receber qualquer país que desejar fazer seu período de aclimatação na terrinha baré.

“Nós estamos com uma das melhores estruturas do País, capaz de receber muitas modalidades para o período preparatório” disse Soares, enfatizando que se os comitês dos outros países acharem necessário fazer alguma melhoria no local, haverá um acerto para o pagamento das reformas na Vila.

O guia com a lista das instalações será divulgado durante os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2012, em Londres.
 

©Copyright 2009 Futebol Amazonense | TNB