
A seleção amazonense que vai enfrentar a seleção brasileira campeã de 94 esta treinando desde o último dia 20. Apelidado de Manaus Futebol Clube, o time é formado por um combinado de ex-jogadores amazonenses, com passagen pelos clubes amazonenses, entre eles Guanair, Delmo, Lima e Sérgio Duarte. O time é comandado pelo ex-jogador Edson Piola.
No campo 3B, localizado na Rua Leonardo Malcher, o técnico Edson Piola dividiu o grupo em dois times e realizou um coletivo. Em campo, vontade e motivação não faltaram aos craques amazonenses, ingredientes estes que, segundo o técnico, não poderão faltar àqueles que quiserem fazer parte do grupo que realizará o jogo amistoso. "Todos que me conhecem sabem que não gosto de perder, e não será diferente desta vez. Quem estiver melhor, jogará. Ninguém possui lugar cativo no grupo", frisou Edson.
O centroavante Delmo, ex-jogador do São Raimundo, fez coro ao técnico. "Mesmo sendo um jogo amistoso, temos que entrar com o pensamento de fazer uma boa partida. Para isso, temos que treinar forte e bem. Nós envelhecemos, mas eles também", brincou o jogador, um dos mais novos do grupo.
Mesmo já tendo pendurado as chuteiras, os atletas não vêem o condicionamento físico como problema. "Apesar de não jogarmos mais profissionalmente, não estamos parados. Todos ainda jogam. Agora é tentar fazer o nosso melhor nos treinos para, consequentemente, fazer uma boa partida, com muito futebol e muita alegria", finalizou o lateral-direito Macapá, um dos mais experientes do time.
Apesar do elenco repleto de craques do Amazonas, Edson só fechará o grupo no dia 29 de junho (quarta-feira), quando o Manaus Futebol Clube realiza o seu último treino antes do jogo. Além deste, o time ainda treinará na próxima segunda-feira (27), também às 16h, no campo 3B.
Assim como na primeira edição do torneio, em 2010, Romário marcará presença na final, no dia 2 de julho, no Clube do Trabalhador (SESI). Mas, desta vez, o baixinho vai entrar em campo acompanhado dos principais nomes de uma conquista que marcou o esporte brasileiro na década de 90: o tetracampeonato da Copa do Mundo de 1994, nos Estados Unidos.
Além do “peixe”, outros nomes que fizeram história com a “amarelinha” em 94 estarão presentes, como o parceiro de jogadas inesquecíveis daquela campanha, Bebeto. Além da dupla, também jogarão o capitão Dunga, o goleiro Taffarel, o zagueiro Aldair, e os meio-campistas Raí e Zinho, entre outros craques. O zagueiro Junior Baiano, titular na Copa de 98, também defenderá as cores da “canarinho” na exibição.
“Será um grande espetáculo! Essa será a primeira vez que a Seleção Brasileira de 94 se encontra desde a conquista do título mundial. O jogo servirá, também, para mostrarmos ao público que o nosso Estado também possui grandes craques, que já fizeram bastante pelo futebol amazonense. Será um jogo histórico”, disse o secretário municipal de Desporto e Lazer, Fabrício Lima.
A partida acontecerá após a disputa de terceiro lugar na competição. Em seguida, os dois finalistas entrarão em campo para a decisão e, depois do jogo, ocorrerá a cerimônia de premiação, com a entrega da chave simbólica dos três carros às equipes premiadas. O artilheiro da competição ganhará uma moto.
A entrada para a final será 1 kg de alimento não-perecível. A segunda edição da Copa dos Bairros é realizada pela Prefeitura de Manaus – por meio da Secretaria Municipal de Desporto e Lazer (Semdej).
A final da Copa dos Bairros acontece no dia 2 de julho (sábado), no Clube do Trabalhador (SESI) - localizado na Alameda Cosme Ferreira, 7399, São José I.
Confira o "escrete canarinho", que jogará em Manaus no dia 2 de julho:
Taffarel
Mazinho
Aldair
Junior Baiano
Lira
Paulo Roberto
Valber
Mauro Silva
Bebeto
Dunga
Zinho
Raí
Romário
Viola
Alex Dias
Beto
Mauricinho
Juninho
Alê
Escalação da equipe “Manaus Futebol Clube”, adversária dos tetracampeões:
Guanaí
Boca
Joãozinho
Camarão
Nascimento
Sérgio Duarte
Lima
Delmo
Zé Augusto
Sildomar Abtibol
Braguinha
Edmilson
Reis
Afimar
Macapá
Técnico: Edson Piola
Fonte: Diário do Amazonas / A Crítica /. FA