CBF esclarece sobre o regulamento da Série D

quarta-feira, 29 de setembro de 2010 Comments

simula-600x230        Depois de deixar muita gente confusa, a CBF confirmou, via ofício enviado às federações e publicado em seu site, o que já havíamos falado aqui desde que o América passou à terceira fase: Para definir as três melhores equipes perdedoras do mata-mata que se classificam, serão somados os pontos somados em todas as fases.

A parte mais importante do ofício, é a última:

“Os critérios definidos no caput do presente artigo também serão aplicados para a identificação dos cinco melhores primeiros e dos três melhores segundos clubes classificados após o encerramento da terceira fase, objetivando a composição prevista no Artigo 11, considerando-se as campanhas acumuladas nas três primeiras fases e somente entre os clubes participantes da terceira fase.”

Baixe o ofício na íntegra, clicando aqui.

       O que mais confundiu a imprensa regional e nacional, era o trecho do regulamento que rezava: “as equipes começam cada fase com zero ponto ganho ou perdido”. Ora, Nenhum time pode começar uma mata-mata com pontos ganhos. Apesar de serem apenas dois times, eles compõem um grupo (“serão divididos em cinco grupos de dois clubes cada”, e quem fizer mais pontos no grupo, passa de fase. E apesar do regulamento não ser muito claro sobre o fato de que serão somados os pontos de todas as fases para definir os 3 melhores segundos colocados da terceira fase, ele também não exclui essa possibilidade, então não creio que caiba dizer que a CBF contrariou o próprio regulamento, como fez o jornal A Crítica (leia a notícia clicando aqui). E bastava uma simples consulta ao campeonato de 2009, para evitar o erro cometido em notícia anterior (leia aqui).

Confusões a parte, confira o resto da notícia, que confirma o fato de três clubes já estarem classificados para a quarta fase antes mesmo da terceira ser disputada, e sobre as chances de classificação do América:

Três classificados

Com a confirmação, Joinville (SC), Operário (PR) e Madureira (RJ), que têm pontuação acima de 17 pontos, não podem ser alcançados por Sampaio Correia, (MA), que tem 13 pontos; Brasilia (DF), com 12 pontos; terão de reverter os resultados em casa.

O Sampaio perdeu fora para o Guarany (CE) por 3 a 2 e precisa vencer apenas de 1 a 0 para ficar com a vaga. No caso do Brasilia, ele perdeu fora de casa por 4 a 3 e também necessita de uma vitória simples para ficar com a vaga. Se isso acontecer, o Araguaína fica fora, porque tem 14 pontos no geral.

Como no jogo Araguaína e Brasília, um time será eliminado, inclusive no índice técnico, o resultado que interessa ao América será entre Sampaio e Guarany. Se der empate ou vitória dos cearenses, o América se classifica até com uma derrota por goleada para o Vila Aurora. Um empate ou vitória fora de casa classifica o América. O Vila Aurora pode se classificar mesmo com um empate ou derrota, caso haja vitória do Araguaína e Guarany. No ano passado, com o mesmo regulamento, Macaé e Tupi se classificaram se beneficiando da decisão da CBF.

FUTEBOLAMAZONENSE.BLOGSPOT.COM com informações de A Crítica

Leia Também: Regulamento confuso da Série D deixa a imprensa nacional dividida

 

©Copyright 2009 Futebol Amazonense | TNB