Seis equipes brigam por vaga na Copa do Brasil

segunda-feira, 21 de junho de 2010 Comments

Em 2008, a Nilton Lins conseguiu fazer a melhor campanha de um time amazonense na Copa do Brasil de Futebol Feminino ao chegar na semifinal. Foto: Danilo Mello/ 16-11-08  Em 2008, a Nilton Lins conseguiu fazer a melhor campanha de um time amazonense na Copa do Brasil de Futebol Feminino ao chegar na semifinal.  
      Como o futebol profissional masculino do Amazonas não vai bem das pernas há quase uma década, as mulheres terão a oportunidade de mostrar como se faz e colocar o Estado em destaque no cenário nacional. O primeiro passo é a seletiva amazonense de futebol feminino para indicar uma equipe local à Copa do Brasil. O torneio terá duração de duas semanas e começa dia 10 de julho. Seis equipes estão inscritas e apenas uma se classificará para a competição nacional.

A Copa do Brasil de Futebol Feminino é realizada pela Confederação Brasileira de Futebol desde 2007. O Santos, de São Paulo, é o atual bicampeão invicto, e o Saad, de Campo Grande-MS, conquistou a primeira edição. Entretanto, o Amazonas esteve bem representado na maioria das edições. Na melhor participação, em 2008, a equipe da Nilton Lins chegou às semifinais, mas foi eliminada por  ter utilizado uma atleta de forma irregular no jogo de ida das quartas de final, contra o Boa Vontade, do Maranhão.

Em 2007, o Atlético Rio Negro Clube representou o Amazonas e foi desclassificado na segunda fase pelo Gênus, de Rondônia. O bom retrospecto destoou apenas no ano passado quando o Amazonas teve a pior participação. A Nilton Lins caiu na primeira fase após perder, em casa, o jogo de ida contra o São Raimundo de Boa Vista-RR por 3 a 0 e vencer fora por apenas 2 a 0.

Em 2010 a competição começa dia 15 de setembro e termina em 15 de dezembro. A exemplo das edições anteriores, serão 32 equipes participantes. Cada Estado tem direito a indicar um representante por meio das federações. As exceções são os Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Minas Gerais, que poderão enviar mais de uma equipe. Por ser o primeiro do Ranking Nacional de Federações (RNF), São Paulo pode enviar três representantes. Como são segundo, terceiro e quarto no RNC, respectivamente, Rio, Minas e Rio Grande podem indicar dois cada.

A seletiva amazonense terá as equipes do São Raimundo e Nilton Lins, ambos de Manaus. Do município de Manacapuru (a 68 quilômetros de Manaus), Princesa do Solimões e Operário estão inscritos. Além destes, completam a lista de seis equipes os selecionados de Rio Preto da Eva e Itacoatiara ( a 86 e 176 quilômetros de Manaus, respectivamente).

A fórmula de disputa é simples. Serão formados dois triangulares. Um com sede em Manacapuru (com Princesa, Operário e Nilton Lins) e outro em Rio Preto da Eva (com São Raimundo, Rio Preto e Itacoatiara). Se classificam os dois primeiros de cada grupo para as semifinais. O campeão conquista a vaga na Copa do Brasil.

Fonte: Diário do Amazonas

 

©Copyright 2009 Futebol Amazonense | TNB