São Raimundo vence Penarol de virada

segunda-feira, 1 de março de 2010 Comments

São Raimundo 2 X 1 Penarol - SESI        Nem mesmo o gol relâmpago, marcado logo aos 15 segundos por Balão foi suficiente para garantir a vitória do Penarol, na abertura da 2ª Rodada do Campeonato Amazonense, neste domingo à tarde, no estádio Roberto Simonsen. O São Raimundo venceu de virada, gols de Potita e Magal e deixou o Penarol na zona de rebaixamento.

O time itacoatiarense deixou Manaus com muita reclamação e protesto contra a arbitragem de Celso Mota Resende, muito rigorosa na avaliação de jogadores, comissão técnica e torcedores do Penarol. A partida marcou a estréia de Adinamar Abib, que montou o time do São Raimundo para o Estadual 2010, no Penarol, no lugar de Fran Costa, demitido após a derrota na estréia para o Princesa, em Itacoatiara, no domingo passado. E ele foi expulso ainda no primeiro tempo.

Com a necessidade da vitória dos dois times, era natural que o jogo começasse a todo vapor. Mas o Penarol surpreendeu a todos, quando abriu o marcador aos 15 segundos de jogo. Balão recebeu dentro da área de Charles, teve tempo de dominar, escolher o canto e fuzilar André com um chute cruzado no canto esquerdo.

O Penarol continuou melhor em campo após o gol e o São Raimundo não se encontrava, deixando muitos espaços em seu sistema defensivo. Aos 7 minutos Charles tabelou com Levi pelo lado esquerdo do ataque e recebe na área, matando no peito, mas o domínio foi mal feito e a bola fugiu do controle, proporcionando a saída do goleiro André, que defendeu abafando a bola nos pés de Charles.

A primeira chegada do São Raimundo foi aos 8 minutos, quando Élton cruzou na área e Cristóvão cortou de cabeça para escanteio. Aos 13 minutos Carlinhos desceu perigosamente pela esquerda e cruzou para trás, porém curto, proporcionando que a zaga do Penarol tirasse parcialmente. No rebote Ari Júnior pegou na veia e a bola explodiu no travessão de André Luiz.

O Penarol voltou a assustar aos 14 minutos, quando Levi lançou Charles no mano a mano contra Anderson Palheta. Ele ganhou na corrida mas bateu prensado com o volante. André ainda espalmou, evitando o segundo gol do Penarol. O São Raimundo respondeu com Robemar, que limpou o lance e bateu para defesa de André Luiz, espalmando a escanteio.

Aos 19 minutos do 1º tempo o treinador Adinamar Abib foi excluído após bate-boca com o árbitro Celso Mota Resende. O preparador físico Ronaldo Sperry assumiu o comando e Abib foi para o alambrado, de onde passou suas instruções.

Aos 22 minutos Charles recebeu de Levi, invadiu e quase dentro da pequena área bateu fraco e mascado contra o gramado, para defesa de André, quando tinha Balão livre. Houve parada técnica entre os 26 e 28 minutos. No retorno da partida, o Penarol voltou a insistir, agora pelo lado direito, com Jeovani. Aos 31 ele cruzou mais Luis Fernando tirou o perigo. E aos 34 recebeu com liberdade mas bateu muito mal, sem qualquer perigo.

Na tentativa de bloquear os avanços do Penarol corrigindo o sistema defensivo, o treinador Renato Donizeti fez uma alteração com mudança de posicionamento. Tirou o zagueiro Luis Fernando e colocou o veterano volante Ronimar, descendo Élton para compor a zaga ao lado de Adinaldo, aos 36 minutos.

A marcação melhorou e o São Raimundo começou a equilibrar a partida. Aos 40 minutos Anderson Palheta se antecipou na jogada, cortou um contra ataque do Penarol e tabelou com Delmo, batendo prensado, com perigo, com a bola sendo desviada a escanteio.

Aos 42 minutos veio o empate. Ari Júnior cruzou da direita e o goleiro André Luiz saiu em falso, catando borboletas. Potita marcou de puxada, girando o corpo para alcançar a bola, um golaço. Na comemoração, ao subir no alambrado, foi "premiado" com o cartão amarelo.

No intervalo Renato Donizeti sacou o lateral-esquerdo efetivando o meia Ricardinho e passando Juninho para a lateral, em mais uma tentativa de neutralizar os avanços perigosos do Penarol. E o time se soltou mais ofensivamente. Aos 4 minutos Élton cobrou falta no meio do gol, para defesa segura de André Luiz.

Aos 4 minutos Balão e Élton disputaram a bola e na queda Balão se queixou de ter sido atingido pelas travas da chuteira do adversário. Pituta reclamou e levou cartão amarelo, bobamente. Aos 5 minutos Preto Barcarena também levou amarelo, enquanto protegia a bola para evitar cobrança de falta do Nacional. Aos 6 minutos foi a vez de Levi ser amarelado, por falta em Ari Júnior, este sim um lance para cartão amarelo.

Aos 9 minutos Jeovani quase marca gol contra, de cabeça, com Baleia tirando em cima da linha. Sentindo o bom momento do São Raimundo, Renato Donizeti ousou aos 14 minutos e colocou Magal no lugar de Juninho, para jogar de ala, praticamente no campo de ataque. Mas quem quase marcou foi o Penarol, aos 17 minutos, após cobrança de escanteio que encontrou Felipe com liberdade, mas este cabeceou mal, apenas de raspão.

O gol da vitória ocorreu aos 21 minutos, em cobrança de falta de Magal rasteira, no canto direito de André Luiz. A barreira pulou e dificultou a vida do goleiro do Penarol. A partir do segundo gol do São Raimundo o jogo tornou-se mais aberto, com sucessivas chances de lado a lado.

Aos 21 minutos Ari Júnior cruzou da direita e Robemar desperdiçou. Aos 22 Delmo recebeu e bateu. André Luiz rebateu, Delmo insistiu e foi parado com falta por Baleia. Aos 29 minutos Pituta recebeu na frente e, após marcação de impedimento, bateu para o fundo das redes, levando o segundo amarelo, sendo expulso da partida.

Mesmo com um a menos o Penarol levava perigo à meta do São Raimundo. Aos 38 minutos Felipe perdeu o lance do jogo, frente à frente com André, que defendeu com o pé. A pressão foi até aos 43 minutos, quando Jeovani não alcançou cruzamento vindo da direita. A última chance foi do São Raimundo, aos 46 minutos, quando Robemar, sozinho, perdeu de cabeça, após cruzamento de Ari Júnior deslocado pela esquerda.

Final de jogo, São Raimundo de virada 2x1 e muita reclamação da delegação do Penarol, já na zona de rebaixamento.

Ficha Técnica:
São Raimundo 2x1 Penarol
2ª Rodada do Campeonato Amazonense
Estádio Roberto Simonsen, 15 horas
Árbitro: Celso Mota Resende
Auxiliar 1: Jander Rodrigues Lopes
Auxiliar 2: Marcos Santos Vieira
4º Árbitro: Odson Santos da Silva
Delegado: Labíbio André de Lima
Cartões Amarelos: Élton 5, Rondinelle 18, Jeovani 29 e Potita 42 minutos do 1º tempo. Pituta 4, Preto Barcarena 5, Levi 6 e Cristóvão 37 minutos do 2º tempo.
Expulsão: Pituta 29 minutos do 2º tempo.
Gols: Balão 15 segundos e Potita 42 minutos do 1º tempo. Magal 19 minutos do 2º tempo.
São Raimundo: (1) André; (2) Ari Júnior, (3) Adinaldo, (4) Luis Fernando (15 - Ronimar 36/1º) e (6) Carlinhos (16 - Ricardinho no intervalo); (5) Élton, (7) Anderson Palheta, (8) Potita e (10) Juninho (18 - Magal 14/2º); (9) Robemar e (11) Delmo. Treinador: Renato Donizeti.
Suplentes: (12) Nelsinho, (13) Bruno, (14) Wendel, (15) Ronimar, (16) Ricardinho, (17) Leo e (18) Magal.
Penarol: (1) André Luiz; (5) Jiovane, (2) Baleia, (3) Cristóvão, (6) Santiago e (11) Levi; (4) Preto Barcarena, (8) Rondinelle (15 - Aílton Paiva 23/2º) e (10) Charles (18 - Felipe 11/2º); (7) Pituta e (9) Balão (16 - Robinho 23/2º). Treinador: Adinamar Abib.
Suplentes: (12) Kléber, (13) Itamar, (14) Cibóy, (15) Aílton Paiva, (16) Robinho, (17) Celsinho e (18) Felipe.

Fonte: Blog do Teófilo 

 

©Copyright 2009 Futebol Amazonense | TNB