Esporte Clube Tarumã

sexta-feira, 1 de janeiro de 2010
taruma novo

ESCUDO ANTIGOTaruma
UNIFORME
taruma
Fundação: 1974
Cidade: Manaus
Mascote: Lobo
Ranking da CBF: Não Ranqueado

TÍTULOS

Nenhum

HINO

Autor: Daniel Salles
Esporte Clube Tarumã da Amazônia
Tu és a raça dessa terra de façanhas
Em teu Desporto o Futebol é forte
Triunfas Grande Lobo do Norte

Vamos jogar com garra pra vencer
Sempre levado de justiça pra valer
Sou Tarumã - Raça forte e destemida
O futebol é alegria - a minha vida

1974 o Amazonas viu nascer
Vermelho e preto são as cores mais fortes
A Tua glória é tradição
No campo és fortaleza e valentia

(Refrão)
Campeão fascina a gente
Tarumã forte e valente
Gigante Lobo a Triunfar


HISTÓRIA

O esporte Clube Tarumá foi fundado em 1974 na cidade de Manaus, precisamente no bairro da Praça 14 de janeiro, o bairro do samba, na avenida Tarumã, daí a origem do seu nome. Além disso, Tarumã é um pequeno rio que banha parte de Manaus e seu nome advém ainda da tribo que morava na cidade até meados do séc. XIX. O mascote do clube é um Lobo. Suas cores são o vermelho e preto.


Tarumã enfrenta o Rio Negro pela Segundinha de 2008O clube é tradicional nos campeonatos de categorias de base do Amazonas, tendo participado frequentemente da Copa Rio de Futebol Juvenil. No ano de 2007 foi 4º melhor clube do Brasil na categoria Juvenil tendo perdendo a semifinal do Campeonato Brasileiro de Futebol Juvenil para o Fluminense-RJ.

O time disputou as competições amadoras da FAF até 2007. Em 2008, aproveitou a volta da Segunda Divisão do Campeonato Amazonense, no ano anterior, para ingressar no futebol profissional, tendo como principal objetivo amadurecer os garotos da base, e terminando na 5a colocação, entre 7 equipes.

Garotos do Tarumã enfrentam o Grêmio Coariense pela Segundinha de 2010

Tarumã, de Branco, enfrenta o Operário pela segundinha de 2010Em 2009, não participou, mas voltou em 2010, possuindo um elenco mesclado com jovens atletas na faixa etária de 16 a 17 anos, provenientes do projeto Bom de Bola, em parceria com a SEJEL, que busca identificar adolescentes com potencial para atletas, e alguns poucos jogadores mais experientes. O clube não foi bem, e só escapou de ser o Lanterna da competição na última rodada do segundo turno, ao conseguir 3 pontos na sua primeira e única vitória, por 4 a 2, sobre o Cliper, que acabou ficando em último lugar, com 3 pontos, contra 4 do Tarumã. Ainda assim, o rubro-negro terminou a Segundinha com a pior defesa, com 27 gols sofridos em 8 jogos, e o segundo pior ataque, com 9 gols marcados.

Em 2011, o Tarumã anunciou que mudaria de nome para Zona Norte, mas a mudança acabou não ocorrendo. Ele disputou a Segunda Divisão e terminou na última colocação. Nas divisões de base, porém, conseguiu classificação para a Copa Rio Sub 17 de 2012.

Fonte: Daniel Sales / Thiago Henrik / FUTEBOLAMAZONENSE.COM.BR / Times do Brasil

 

©Copyright 2009 Futebol Amazonense | TNB