Esclarecimentos sobre polêmica do “Futebol Amazonense Fraco”

quinta-feira, 15 de março de 2012 Comments

digitalizar0001

Logo que os primeiros torcedores apareceram na internet comentando esta gafe, e após postarem a foto/imagem digitalizada do ingresso, fui o primeiro a escrever um post sobre o ocorrido, e assumi publicamente a autoria da imagem que foi utilizada (sem minha aprovação ou ciência), que eu havia feito há mais de um ano atrás, puramente como uma crítica, em forma de ‘charge’, à Federação Amazonense de Futebol.

O que começou de forma bem humorada, com os torcedores (eu incluso) fazendo piada sobre a federação, acabou ficando muito mais sério quando chegou na imprensa.

Foram publicadas várias notícias a respeito, nos mais diversos portais de notícias, como o D24AM.COM (o primeiro depois deste blog), o Em Tempo Online, e o Globo Esporte-AM, só para citar os sites locais.

A maioria deles identificava a origem da imagem como sendo de “um site de torcedores sobre futebol amazonense”. Uma busca rápida no Google sobre o termo Futebol Amazonense levou vários e vários curiosos a visitarem o FUTEBOLAMAZONENSE.COM.BR, que ganhou uma pequena divulgação relâmpago, mesmo que nenhum dos portais tenha deixado sequer um link para o site (é proibido aos jornalistas linkar?).

Muitos amigos e conhecidos vieram então me ‘parabenizar’ pela fama momentânea, do mesmo jeito que fizeram na semana passada, em que o blog Pombo Sem Asa, do GLOBOESPORTE.COM, escreveu um texto sobre a FAF utilizar o estádio do Morumbi em seu site, e deu como fonte o FA.

Um dos últimos a escrever uma notícia a respeito dos ingressos, foi o ACRITICA.COM, que mencionou o site, mas colocou como autor da arte o jornalista Paulo Rogério Veiga (hoje no GLOBOESPORTE.COM), que na verdade era quem assinava a matéria na qual a imagem foi utilizada, em janeiro de 2011.

Acredito que, após serem avisados do pequeno erro, resolveram investigar. Esta tarde, a jornalista Josi Gomes, da TV A Crítica, me procurou no Facebook, pedindo para fazer uma entrevista sobre a polêmica dos ingressos da Copa do Brasil, em que se lê a frase Futebol Amazonense Fraco.

Me dispus a falar de bom grado, mas acabei me surpreendendo (pra não dizer me indignando) com o fato da jornalista ter chegado com a ideia pré-concebida, de que eu teria ‘armado’ para que a imagem fosse parar nos ingressos.  Por conta disso, comecei a pensar que outras pessoas poderiam estar achando a mesma coisa, e por isso resolvi escrever este texto. Acredito que, durante a conversa com a jornalista Josi Gomes, pude explicar o ocorrido, e volto a agradecê-la pelo espaço que me foi dado.

A entrevista foi mencionada na noite de hoje no jornal A Crítica na TV, e é possível assistir o vídeo AQUI.

Esclareço: Criei a imagem, em janeiro de 2011, com o único objetivo de criticar a FAF, em uma matéria sobre o apoio de alguns clubes à Federação. Não fui consultado em momento nenhum sobre a utilização desta imagem nos ingressos, e só fiquei sabendo do ocorrido depois que os mesmos começaram a ser vendidos.

Jamais faria algo que pudesse denegrir a imagem do futebol amazonense em todo o Brasil, pois todos sabem o quanto me dedico ao nosso futebol. Sou Nacionalino, e pra completar, tenho grande amizade pelo diretor de marketing do clube, que na minha opinião vem fazendo um trabalho exemplar, e nunca faria nada que pudesse prejudicar este trabalho, embora não ache que esta gafe diminui nada do que foi feito até agora.

Encerro agradecendo a força que recebi de amigos e vários torcedores, e desejo força aos nossos clubes, em especial ao Nacional e ao Penarol, que no momento disputam a Copa do Brasil, e provaram, na noite de ontem, que nosso futebol é, sim, FORTE.

Thiago Henrik – FUTEBOLAMAZONENSE.COM.BR

 

©Copyright 2009 Futebol Amazonense | TNB